TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DE PESSOAS

Casos: GESTAO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 4

PERGUNTA 1

Com o mercado imobiliário em ritmo acelerado, o setor de construção civil depara-se com um problema. Se antes era a falta de investimentos ou de crédito, agora é a falta de gente qualificada para dar conta dos "pedidos". A mesma situação vivem empresas de outros setores. O tal apagão de profissionais qualificados apresenta-se como um dos principais desafios a serem vencidos pelo RH nesse momento pós-crise, ao menos no Brasil. A ele somam-se outros, como as mudanças na mobilidade de talentos provocada pelos cenários econômicos em vários países, o entendimento sobre os anseios da geração Y e a formação de líderes. (fonte: Revista Melhor, Gestão de Pessoas)

A respeito das expectativas atuais relativas à atuação estratégica da área de gestão de pessoas, pode-se afirmar que:

(I) A área de gestão de pessoas deve estar voltada para o atendimento da padronização das competências dos indivíduos.

PORQUE

(II) Para que a organização alcance seus objetivos, as atribuições relacionadas à área de gestão de pessoas devem envolver estudo da cultura, das competências e do desenvolvimento do comprometimento dos colaboradores da empresa.

A respeito dessas duas afirmações, é CORRETO afirmar que:

a.

As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

b.

A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

c.

As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

d.

As duas afirmações são falsas.

e.

A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

0,2 pontos

PERGUNTA 2

A Gestão Estratégica de Pessoas, tanto nas grandes, como nas pequenas e médias empresas, representa uma grande oportunidade que não vem sendo explorada pela maioria delas para ganhar mais, ser mais eficaz, criar reputação de marca e sustentabilidade do negócio. Gerenciar estrategicamente as pessoas é uma ciência que, se respeitada e processada adequadamente, certamente impactará – no curto prazo – o sucesso sustentável de qualquer empreendimento. Quanto à prática de alinhar a gestão de pessoas ao planejamento estratégico da organização, assinale a alternativa correta.

a.

A gestão estratégica de pessoas contribui para gerar vantagem competitiva, por promover o desenvolvimento de habilidades, aprimorar as relações sociais e gerar conhecimento.

b.

Os processos de recrutamento e seleção têm-se modificado, no sentido de usar novas técnicas, capazes de identificar pessoas com adaptação ao trabalho.

c.

A gestão de pessoas pode ser conceituada como um conjunto de políticas e práticas de uma organização definidas para orientar e controlar as pessoas.

d.

Planejar estrategicamente a gestão de pessoas na organização significa pensar a organização como um todo em sua relação com o ambiente, em uma perspectiva de passado.

e.

O que se espera do profissional de recursos humanos é que ele seja capaz de adaptar pessoas ao trabalho.

0,2 pontos

PERGUNTA 3

Apesar de serem muitos os fatores envolvidos na mudança da gestão de pessoas para a gestão estratégica de pessoas esta mudança pode ser justificada de forma bem sucinta, devido a uma grande mudança na forma de ver e lidar com o trabalho. Assinale a alternativa que melhor descreve essa justificativa.

a.

No enfoque da gestão de pessoas, as pessoas são geridas de forma a apresentar resultados rápidos. Na gestão estratégica de pessoas, as pessoas são geridas estrategicamente de forma a apresentar resultados de longo prazo.

b.

Na gestão de pessoas, as pessoas são tratadas de forma a produzir até a exaustão, não tendo estratégias para manter a produção. Na gestão estratégica de pessoas, as pessoas são controladas de forma a manter uma produção constante, com estratégias para manter essa produção.

c.

Na gestão de pessoas, as pessoas tem liberdade para atuar dentro da corporação. Na gestão estratégica de pessoas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com