TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DE PESSOAS AD1

Artigo: GESTAO DE PESSOAS AD1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  1.214 Palavras (5 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 5

Estudamos que a gestão de pessoas tem como um de seus principais objetivos a busca da parceria entre empresa e pessoas. Assim, as pessoas dependem das organizações para alcançarem seus objetivos e, por sua vez, as organizações também precisam das pessoas para crescer e terem sucesso, em uma espécie de dependência mútua.

O grande desafio é mudar o ambiente organizacional, de um sistema de confronto para um sistema de parceria.

1- Em face destes objetivos e expectativas de ambas as partes, o ideal e que haja uma parceria entre o colaborador e a empresa, dentro de uma relação ganha-ganha. Ou seja, ganham os colaboradores na medida em que, gradativamente, possam alcançar seus objetivos e as organizações da mesma forma.

Diante disso analise o case abaixo e levante pelos menos 2 estratégias aplicáveis que sejam possíveis para que ambos( colaborador e organização) experimentam a relação ganha-ganha. ( 3,0 pontos)

Uma primeira sugestão, seria a terceirização do serviço do turno da noite. É claro que este caminho só deverá ser adotado depois de uma analise bem apurada da relação custos-benefício de se contratar um terceiro para assumir esta função, bem como uma analise da criticidade do negócio de comutação, no que diz respeito ao sigilo da operação, vendo que esta estratégia só deverá ser temada depois de constatado que o negócio de comutação pode ser entregue à execução de terceitros sem comprometer as regras de sigilo da empresa.

Outra estratégia seria, depois de conversar com os colaboradores e analisar bem o perfil e as aspirações pessoais e profissionais de cada um, implantar um Empowerment! Mostrar para eles que para o bom crescimento pessoal e profissional de cada um, a empresa estará dando-lhes mais liberdade para suas decisões e consequentemente haverá um acréscimo de responsabilidades. Isto porém faz parte de uma estratégia de crescimento mútuo organização-colaboradores, visando tanto o ganho de performace dos trabalhos quanto o crescimento de cada um dos envolvidos, ou seja, uma perfeita relação ganha-ganha.

2- Em relação aos estudos realizados sobre empregabilidade, assista ao vídeo “O fim do emprego e o empreendedorismo”, disponível em: http://br.youtube.com/watch?v=BB1ZwCVueco&feature=related .

Depois faça uma pesquisa em reportagens, artigos, case sobre empregabilidade, em relação aos aspectos como: perfil do empreendedor, vantagens, oportunidades.

Alguns repositórios que podem ser utilizados para sua pesquisa:

http://www.ludwig.com.br

http://revver.com/video/862560/entrevista-empregabilidade-mario-persona/

A partir do vídeo e pautando-se em sua pesquisa, escreva um texto de 10 a 15 linhas, levantando no mínimo 4 aspectos fundamentais para conquistarmos uma postura empreendedora dentro do atual mercado de trabalho. (3,0 pontos)

Orientações:

• Realize leituras de artigos ou outro material externo ao livro didático.

• Os textos motivadores não devem ser copiados;

• O texto deve ser escrito de forma fundamentada;

• Linguagem coesa e coerente;

• Cite as fontes da pesquisa;

• Acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://www.unisul.br/content/site/biblioteca/apresentacaografica.cfm) e veja como realizar citações e referências.

Hoje em dia, devido a tantas mudanças, as empresas estão cada vez mais necessitando de pessoas que estejam antenadas e acompanhem estas mudanças, isto é, pessoas empreendedoras.

O próprio termo sofreu mudança com o tempo, pois antigamente entendia-se como “empreendedor” o empresário que investia em negócios, e hoje o conceito passou a ser muito mais amplo, pois sabemos que ser empreendedor é mais uma questão de atitude e comportamento, o que significa que colaboradores que assumam riscos e façam acontecer, são colaboradores com perfil empreendedor.

Tendo em vista este conceito, e segundo Prof.Luiz Marins, segue uma lista de dez atitudes essenciais do empreendedor:

1 – Não esperar a crise passar.

2 – Analisar os dados do mercado.

3 – Recrutar, selecionar e contratar gente excelente.

4 – Investir em si mesmo.

5 – Ser ético.

6 – Ter foco.

7 – Transformar clientes internos e externos em vendedores ativos.

8 – Proporcionar constantemente momentos mágicos às outras pessoas.

9 – Simplificar a maneira de fazer as coisas.

10 – Viver entusiasticamente

3- Pautando-se em nossos estudos dentro da perspectiva da visão contemporânea, analise o caso relatado abaixo e, em seguida, faça o que se pede:

Apresente um argumento, em torno de 8 a 12 linhas, em relação a importância de descentralizar a prática da gestão de pessoas. Seu argumento deve estar fundamentado. (4,0 pontos_)

Orientações:

• Realize leituras de artigos ou outro material externo ao livro didático.

• Os textos motivadores não devem ser copiados;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com