TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DO CONHECIMENTO

Exames: GESTAO DO CONHECIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 3

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE DE JOINVILLE UNIDADE 2

ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

GESTÃO DO CONHECIMENTO

PROFESSOR MS. RODRIGO RODRIGUES

TUTOR PRESENCIAL RAFAEL ROZA

CINTIA CRISTINA DOS SANTOS RA 4311795912

LAURA KUJASKI RA 4300067027

NEUSA REGINA MAIA RA 3830716813

VANESSA DOS SANTOS GANDOLFI RA 4311796323

JOINVILLE-SC, 14 JUNHO DE 2.012.

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir, falará sobre as definições de cluster e como usá-lo junto com a gestão do conhecimento. E com base neste contexto, compreenda a importância, de fazer o uso dessa ferramenta para a melhoria dos negócios relacionados internamente e externamente dentro de uma empresa. Propondo as empresas e realizarem o cluster de forma proveitosa auxiliando a resolver problemas de competitividade e de como a comunicação e a interação tem papel fundamental nesse contexto.

Gestão do Conhecimento

Atualmente, em um mercado competitivo, as empresas buscam a todo tempo maneiras de sobreviver a este cenário mercadológico como também de se diferenciar em seus serviços e produtos oferecidos. Passam há articular novas propostas de gestão, dentre elas a gestão do conhecimento e a gestão da informação.

Segundo Davenport (1998), a gestão do conhecimento pode ser vista como uma serie de ações gerenciais constantes e sistemáticas que facilitam os processos de criação, registro do conhecimento do conhecimento nas organizações. Para Alvarenga Neto (2005), gestão do conhecimento deve ser entendida como gestão da organização na área do conhecimento. Na concepção do autor, as empresas não gerenciam o conhecimento; este se encontra incorporado em todas as pessoas e na fronteira periférica existente entre as mentes de varias pessoas que atuam dentro de uma mesma organização. O que as empresas fazem é gerenciar as condições ambientais necessárias à criação e troca de conhecimento novo, favorecendo o processo de inovação, necessário a sua sustentabilidade. Albrecht (2004) diz que o conhecimento não deve ser disciplinado, mas, Von Krong; Lchijo, Nonaka (2001), dizem que não se gerencia conhecimento, apenas capacita-se para o conhecimento, facilitando-se os relacionamentos, conversas e o compartilhamento de conhecimento localizado em toda organização.

A gestão da informação, conforme defende Alvarenga Neto (2005), ela é considerada como um dos componentes da gestão do conhecimento. Para o autor a gestão da informação é o ponto de partida para qualquer iniciativa relativa a gestão do conhecimento. Ela tem a preocupação com a criação, uso e compartilhamento de conhecimento, é o processo que faz a gestão da informação ir muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com