TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO ESTRATEGICA DE PESSOAS Prova2

Trabalho Escolar: GESTAO ESTRATEGICA DE PESSOAS Prova2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.243 Palavras (5 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 5

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Gerenciar o conhecimento consiste em procurar alinhar a educação dos colaboradores com os objetivos estratégicos do negócio. A necessidade de formular sistemas educacionais competitivos, que incorporem os recursos tecnológicos e os métodos de aprendizagem os quais promovam a transição de aprendizes passivos para profissionais ativos demanda uma forma de aprender mais dinâmica, ativa e participativa e, por sua vez, mais eficaz. Para atingir esse objetivo, as organizações devem: Assinale a alternativa correta.

Resposta Selecionada:

Corretac. Promover a aprendizagem contínua de seus colaboradores.

Resposta Correta:

Corretac. Promover a aprendizagem contínua de seus colaboradores.

Feedback da resposta:

Segundo a teoria das competências essenciais, as organizações devem desenvolver continuamente suas competências por meio da aprendizagem organizacional, que se refere ao aprimoramento das competências existentes e ao desenvolvimento de novas competências necessárias ao sucesso da organização. Este processo ocorre por meio de processos inter-relacionados de aprendizado, abrangendo os três níveis: dos indivíduos, dos grupos e da organização.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Para Garvin et al (1998, apud BALCEIRO E BALCEIRO, 2001), um empresa aprende por diversos motivos: pela curiosidade (é necessário encontrar uma maneira melhor de realizar um determinado processo ou tarefa); pela experiência (quando se realiza algo novo ou alguma mudança que funciona ou melhora um processo ou tarefa, ou quando se verifica que alguma coisa não dá certo e não se repete o erro no futuro); pela circunstância (quando se aprende algo ocasionalmente); ou mesmo devido a uma crise (quando há a necessidade urgente de transformação para manter-se ou voltar a ser competitiva). A grande questão é planejar este processo, a fim de que ele possa ocorrer de maneira rápida e sistemática, sempre alinhado aos objetivos estratégicos da empresa, para que ela se mantenha competitiva no cenário das suas concorrentes.

A aprendizagem organizacional é um fenômeno que deve ser trabalhado nas organizações. Com relação a esse tema, considere os seguintes aspectos:

I. Devem-se valorizar os velhos métodos para assegurar a continuidade das experiências.

II Deve-se incentivar o agir, para experimentar; o refletir, para avaliar a experiência e, o disseminar, que possibilita o intercâmbio de conhecimentos entre as pessoas.

III A falta de canais de comunicação que possibilitem a troca entre as pessoas envolvidas na organização pode constituir um fator restritivo à aprendizagem organizacional.

IV A aprendizagem é um processo da organização, não envolvendo questões dos indivíduos que a compõem.

V Deve-se buscar o comprometimento dos colaboradores com os resultados da organização.

Estão corretas as afirmações:

Resposta Selecionada:

Corretab. II, III e V

Resposta Correta:

Corretad. II, III e V

Feedback da resposta:

Um ambiente de aprendizagem pressupõe uma cultura onde a participação de todos é estimulada. Deste modo as pessoas da organização são fundamentais no processo, pois a aquisição do conhecimento organizacional está relacionada diretamente à experiência dos colaboradores da empresa, que contribuem com seu conhecimento técnico, com suas habilidades, sua prática no trabalho para a melhoria contínua da empresa. É importante que a comunicação seja facilitada para a troca e intercambio de experiências de forma a propiciar um ambiente favorável ao compartilhamento do conhecimento.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

A sustentação de uma organização se dá por meio da junção dos diversos recursos que a compõe e das habilidades inatas e adquiridas, gerando as competências essenciais da organização, que lhe proporcionam um diferencial competitivo frente ao mercado ocupado. Os recursos compreendem desde as máquinas utilizadas numa produção até o conhecimento intrínseco do indivíduo. A capacidade de gerir esses recursos são as habilidades organizacionais caracterizadas por aspectos técnicos, como a correta operação de uma máquina, a melhor análise de um mercado financeiro ou o melhor desenvolvimento de um software e, por aspectos psicológicos, como liderança, persuasão, relacionamento pessoal, dentre outras. (CANTIERI)

O estudo do ambiente interno permite que os gestores identifiquem, por meio das competências, aquilo que suas empresas podem fazer em termos estratégicos. Uma vantagem competitiva sustentável é identificada pela avaliação de recursos e capacidades, a partir de quatro questões relacionadas a: Assinale a alternativa correta.

Resposta Selecionada:

Corretab. valor, raridade, imitabilidade e organização.

Resposta Correta:

Corretab. valor, raridade, imitabilidade e organização.

Feedback da resposta:

O modelo VRIO (valor, raridade, imitabilidade, organização) estabelece quatro pré-requisitos para um recurso ser considerado estratégico: Valor do recurso, que diz respeito à questão que liga a análise interna dos pontos fortes e fracos à análise externa de ameaças e oportunidades. Procura-se responder à pergunta: esse recurso permite implantar estratégias que oferecem valor ao mercado? . Raridade do recurso se refere aos recursos que trazem vantagem competitiva para uma empresa. Por Imitação o recurso só continuará estratégico se outros concorrentes não puderem imitá-lo perfeitamente ou substituí-lo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com