TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÂO QUALIDADE

Casos: GESTÂO QUALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 5

1. Total Quality Management (TQM)

Entre as vantagens da Gestão da Qualidade Total, podem-se enumerar as principais:

- faz crescer a satisfação e a confiança dos consumidores;

- estimula o crescimento da produtividade;

- minimiza exponencialmente os custos internos;

- proporciona uma melhora contínua aos produtos e processos;

- é possível acessar cada vez mais mercados de modo eficaz.

A TQM serve ainda para que seja implementada em uma empresa a política de gestão voltada para a “qualidade total”, a qual deve ser reavaliada periodicamente para surtir os efeitos desejados. Em última instância, o método serve para que os proprietários, administradores e acionistas estejam envolvidos com uma empresa viva, que faça a diferença, obtenha sucesso, ganhe destaque e obtenha cada vez mais lucros e se torne ímpar no mercado.

A primeira organização ao utilizar o TQM foi a Toyota no Japão, superando a etapa do fordismo, onde o aspecto qualidade tinha a sua responsabilidade limitada apenas ao nível da gestão. Com a Gestão da Qualidade Total, os funcionários de todos os níveis do processo produtivo possuem uma gama mais ampla de atribuições, cada um sendo diretamente responsável pelo processo.

Com isso, é possível que a comunicação organizacional, em todos os níveis, se torne uma realidade, o que também funciona como uma peça-chave da dinâmica da organização. Para ter uma ideia de como essa metodologia é eficiente, em 1985 a Toyota ganhou o Prêmio Deming (prêmio japonês) de gestão de qualidade.

Além disso, a TQM entrou no gosto de muitas outras empresas espalhadas pelo globo. Assim, está presente tanto em organizações públicas quanto privadas, independente do seu porte e do seu ramo, podendo ser o de materiais, produtos, processos ou serviços.

A sigla TQM tem origem do termo em inglês Total Quality Management. No Brasil, o método é chamado de Gestão da Qualidade Total. Ele diz respeito a uma estratégia usada pelo setor de administração para que todos tenham consciência da importância de agregar qualidade aos processos organizacionais.

Quando se usa a palavra total da sigla se busca a inserção no método não somente de todos os escalões de uma empresa, como também aqueles que indiretamente estão envolvidos no processo do produto, como fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios. Para tanto, o TQM, ou Gestão da Qualidade Total, é composto por diferentes estágios, entre eles, planejamento, organização, controle e liderança.

2. ISO 9001

A norma ISO 9001:2008 é um componente estratégico de uma organização que define requisitos para o sistema de gestão da qualidade e a forma como uma empresa deve ser gerenciada, tendo o objetivo de identificar e atender as necessidades dos clientes.

Hoje ela é aplicada em mais de 170 países do mundo com mais de 1 milhão de empresas já certificadas e muitas outras em fase de implantação e certificação.

O sistema de gestão da qualidade tem o foco em gerenciar as necessidades e expectativas do cliente garantindo a sua máxima satisfação. Seguindo o modelo de hierarquia de níveis organizacionais, iniciando no nível estratégico, passando pelo tático até o operacional, é necessário compreender que a decisão de implementar a ISO 9001 deve partir da alta direção.

A alta direção tem um papel fundamental na documentação, implantação e manutenção de sistemas de gestão da qualidade como o da norma ISO 9001:2008.

A norma pode ser implementada em empresas públicas, privadas, em empresas no Brasil, na China e em qualquer outro país do mundo, em grandes empresas ou pequenas, até empresas com apenas um funcionário podem ter ISO 9001. E de qualquer segmento de mercado também.

Os requisitos são definidos para a gestão de uma empresa e não para a forma específica como um produto deve ser composto e entregue, ela pode ser aplicável num restaurante ou numa fábrica de peças para a indústria automotiva. Diferentes empresas poderão ter desempenhos e produtos diferentes, mas mesmo assim ambas podem ser certificadas na norma ISO 9001.

Então, seja lá qual for o seu propósito e a empresa em que pretende implementar os requisitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com