TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE MARKETING

Projeto de pesquisa: GESTÃO DE MARKETING. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.477 Palavras (18 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PÓLO DE APOIO PRESENCIAL DE SOBRADINHO

CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM LOGÍSTICA

GESTÃO EM MARKETING

GESTÃO EM MARKETING

Profa. MSC. Fabiana Biazetto Prof. Tutor à distância: Verônica Pereira de Novaes

Prof. Tutor presencial: Maria Regina da Silva

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PÓLO DE APOIO PRESENCIAL DE SOBRADINHO

CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM LOGÍSTICA

GESTÃO EM MARKETING

GESTÃO EM MARKETING

Atividade Prática Supervisionada - ATPS apresentada ao Curso Superior Tecnológico em Gestão de Logística da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito para a avaliação da disciplina de Gestão em Marketing, para a obtenção e atribuição de nota.

Profa. MSC. Fabiana Biazetto Prof. EAD: Prof. Tutor à distância: Verônica Pereira de Novaes

Prof. Tutor presencial: Maria Regina da Silva

Brasília – DF

Junho - 2014

SUMÁRIO

MARKETING PARA O SÉCULO XXI...............................................................................04

O MIX DE MARKETING.....................................................................................................04

AS FORÇAS QUE ESTÃO DEFININDO O NOVO MARKETING CENTRADO NO SER HUMANO.......................................................................................................................05

DADOS DA EMPRESA.........................................................................................................06

HISTÓRIA DA EMPRESA..................................................................................................07

CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS...................................................................................10

CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO.............................................................................................16

MIX DE MARKETING DA BATAVO................................................................................19

IDÉIAS PRINCIPAIS DO MARKETING NO SÉCULO XXI.

Marketing para o século XXI

É importante notar como Kotler foi capaz de identificar, traduzir para seu livro “Marketing para o século XXI” as transformações que o mundo empresaria passava a partir da década de 60 e que reflete decisivamente no modelo de marketing que temos nesse meado de século XXI. Isto fica evidente quando ele escreve:

Eu percebia com clareza que os gestores de marketing, a fim de tomarem as melhores decisões, precisavam analisar os mercados e a concorrência em termos sistêmicos, interpretando as forças em atuação e suas diversas interdependências (KOTLER 2009, p. 10).

Kotler (2009), tendo como base o papel do marketing para o sucesso das organizações dentro dos novos paradigmas que se apresentava, da importância das tomadas de decisões, defende que:

• É fundamental que o empreendedor tenha bem claramente os objetivos para um plano de marketing, ou seja, àquilo que se quer atingir. Nesse contexto, o aprofundamento nos estudos ambientais onde a empresa estará inserida deve procurar responder: Que quantidade do produto vender? Que imagem projetar? Enfim, aonde chegar com um plano?

• Ter bem estabelecido, tanto para os administradores quanto para os colaboradores a missão da organização. Tem-se como missão, a razão de ser uma empresa. Mas Kotler (2009) adverte para que não nos esqueçamos que o primeiro passo deve ser o estabelecimento qual o negócio da empresa.

O MIX DE MARKETING

O marketing é composto por vários elementos. Para que a empresa funcione bem, os gestores devem preocupar ferrenhamente em desenvolver o produto ideal, que é aquele que o consumidor deseja e/ou precisa concluir; o preço correto, que é um preço que proporciona um lucro satisfatório e ainda agrada o consumidor; disponibilizar ou distribuir o produto no lugar certo (ponto ou praça); ou seja, no local onde o consumidor tenha facilidade em adquiri-lo; e fazer a promoção do produto incentivando que as pessoas o comprem.

Outro ponto importante quanto aos conceitos postos para o Marketing do século XXI defendidas por Kotler é agregar valores aos produtos e serviços. Segundo Kotler, “Toda oferta de marketing traz em sua essência uma ideia básica {...} Produtos e serviços são plataformas para a entrega de algum conceito com benefício. As empresas emprenham-se arduamente na busca da necessidade essencial que tentarão satisfazer. ” Kotler. 2000 p.27.

Finalizando, podemos afirmar que para Kotler o profissional do Marketing que queira ter sucesso, nos empreendimentos que se concretizaram nesse século, devem possuir uma visão mais globalizada, tanto da função social das organizações, quando do entendimento de que produtos e serviços precisam estarem buscar o equilíbrio entre valor econômico e valor social e capacidade de satisfazer clientes e colaboradores.

As forças que estão definindo o novo Marketing centrado no ser humano.

Encontramos no texto: Marketing 3.0: As forças que estão definindo o novo Marketing centrado no ser humano exatamente o que expressa o título. Nesse texto Kotler aprofunda a relação entre Marketing com o processo humano de existir em um mundo onde os valores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com