TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE MARKETING

Exam: GESTÃO DE MARKETING. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Exam  •  3.578 Palavras (15 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 15

Re: N2 GESTAO DE MARKETING

por felipec » Ter Dez 10, 2013 5:11 pm

Pergunta 1

2 em 2 pontos

Correta

O texto a seguir foi publicado no site Reclame Aqui em 17 de setembro de 2013:

É incrível com as organizações em pleno século XXI criam um canal de comunicação com os consumidores que não funciona. Recentemente adquiri uma jaqueta da marca TOPPER no site da Netshoes, o que chamou minha atenção foi o anunciado no site onde o produto era voltado para amantes do futebol, capaz de aguentar chuvas fortes em estádios de futebol. Porém como já é comum hoje em dia, a propaganda não condiz com a realidade. O material não aguenta nem chuva leve, que diria chuva forte, uma porcaria. Fiquei triste por já conhecer a qualidade da marca TOPPER dos tempos de infância e adolescência, pena que isso ficou no passado. O mais indignante foi o fato de ter entrado em contato com a Netshoes e com a fábrica da TOPPER para sinalizar o ocorrido e solicitar maior qualidade no produto, além de cumprir com o anunciado, e nenhum dos dois terem se pronunciado. De concreto é que o material da jaqueta não vale o que foi pago, pra não dizer porcaria, e gostaria de saber sobre a responsabilidade da propaganda enganosa, da TOPPER, por já saber da porcaria? O da Netshoes por vender e anunciar o de fato não é verdade.

Por favor, da próxima vez pelo menos tenham a delicadeza de responder, ao menos um pedido de desculpa ou esclarecimento.

Atenciosamente

Marcelo Barbosa

Segundo o consumidor, apesar de ter reclamado junto às empresas envolvidas na produção e comercialização de uma jaqueta esportiva, seu caso foi ignorado e não mereceu resposta ou sequer um esclarecimento. Ao que tudo indica, o produto comercializado não atende ao padrão de qualidade esperado por esse consumidor e o preço cobrado pela jaqueta não parece justo.

Imagine que, preocupado com a repercussão desse comentário no conceito de qualidade da marca, o gerente de vendas da Topper pretenda contatar o consumidor Marcelo Barbosa e oferecer a ele uma nova jaqueta mais um par de tênis como forma de resolver o problema. Imagine, ainda, que o gerente de marketing discorde totalmente dessa ação, pois sabe que a qualidade é um dos pontos fortes da empresa e que todos os produtos fabricados pela Topper atendem às especificações estabelecidas, sem exceção. Para o gerente de vendas, é importante agradar o cliente e minimizar o impacto do descontentamento; para o gerente de marketing, a insatisfação do Sr. Barbosa está baseada em uma expectativa não atendida, não em problemas com a qualidade do produto.

Como diretor(a) de marketing e vendas, analise a situação e proponha uma solução adequada aos gerentes e ao consumidor.

Resposta

Resposta Selecionada:

A TOPPER por ser uma marca concretizada e com anos de mercado, já tem consolidado a qualidade em relação a seus produtos, porém, o preço aplicado ao produto e divulgação do mesmo que designaram o consumidor a ter uma imagem equivocada sobre o produto, na visão do consumidor pelo preço pago no produto, ele contava com um produto de qualidade elevada, o que não foi atendido. O cliente teve um retorno negativo sobre o produto comprado, com relação entre o que pagou e o que esperava do produto.

O que foi dito pela visão do gerente de marketing tem total coerencia, o fato do produto não atender as expectativas do consumidor final está vinculado a publicidade que foi feita encima do produto, dizendo que "capaz de aguentar chuvas fortes em estádios de futebol", e não foi atendido neste aspecto, o que já gerou total desconforto e fez o consumidor final ter um FEEDBACK negativo, tanto com o distribuidor(NETSHOES) pelo marketing mal elaborado, quanto pelo fornecedor(TOPPER), pela qualidade do produto.

Uma solução adqueada para a solução do problema, é passar a imagem para o consumidor final que as empresas, tanto a TOPPER quanto a NETSHOES realmente se importam com ele, e que esta insatisfação deve ser tratada como algo especifico, fazer o consumidor final ter uma expectativa positiva, mesmo após ter ocorrido o problema.

Para o gerente de marketing precisa ser alinhado a real qualidade do produto e a expectaviva que isso vai gerar no consumidor final, para que não ocorra um caso como este novamente. Se o que vai ser dito e "vendido" do produto, está realmente de acordo com a qualidade física do produto.

E para o gerente de vendas da TOPPER, precisa asseguar a qualidade do produto vendido, para que isso não ocorra, que a expectativa do cliente nunca seja maior do que real qualidade do mesmo.

Tanto o gerente de MKT quanto de Vendas, devem estar focados no mesmo ponto, que é de minimar o impactor causado pelo descontentamento do cliente, sendo por falha do produto ou por não ter atendido a expectativa do consumidor final.

Resposta Correta: [Nenhuma]

Feedback da resposta: [Sem Resposta]

Pergunta 2

0,8 em 0,8 pontos

Correta

Podemos afirmar que o processo de decisão de compra ilustrado nos quadrinhos foi interrompido na fase de

Resposta

Resposta Selecionada: c.

busca de informações.

Resposta Correta: c.

busca de informações.

Feedback da resposta:

Claro: Calvin não conseguiu nem obter informações a respeito da catapulta que pretendia comprar...

Pergunta 3

0 em 0,8 pontos

Incorreta

Para quem é fã de valores e não somente de preços

O Sonda Supermercados é uma empresa que nasceu de uma família. Então, nada melhor do que abrir as portas da nossa casa tratando todos como amigos. Desde pequenos nos ensinaram que na nossa casa tudo deve ser organizado, com um ambiente limpo, uma decoração aconchegante, prateleiras bem arrumadas. Para nossos amigos, oferecemos o melhor. De um sorriso aos produtos das principais marcas. De dicas proveitosas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com