TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE MARKETING - ESTRATÉGIAS

Tese: GESTÃO DE MARKETING - ESTRATÉGIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/7/2014  •  Tese  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

GESTÃO DE MARKETING- ESTRATÉGIAS

A formação da estratégia de produtos e a administração de componentes de produtos são parte da responsabilidade estratégica do gerente de marketing.

Para iniciar um planejamento de marketing deve- se analisar o mercado, apontar qual o perfil do cliente, seu comportamento, suas preferencias, com isso pode-se obter uma visão das oportunidades, das tendências do mercado. A criação das estratégias tem como objetivo orientar a alocação de investimentos, alavancar seus investimentos, suas vantagens.

As decisões a serem tomadas pelo gerente de marketing vão muito além, pois cabe a ele selecionar seu publico, a melhor maneira de apresentar seu produto, qual a embalagem.

Segundo Lehmann e Winer a estratégia de marketing pode até ser copiada pela concorrência, mas os resultados apareceram para a empresa que a criou, pois a criação foi de acordo com o porte da empresa, voltada para suas características principais.

As estratégias devem estar interligadas a alguns componentes como, objetivo de mercado, publico alvo, benefícios e atributos, serviços a serem prestados, parceiros, marca, embalagem, é de suma importância que estes itens estejam ligados entre si, pois assim os resultados serão cada vez melhor.

O gerente de marketing deve estar atualizado nas tendências de mercado, para saber qual linha de produção que irá lançar, quais canais de distribuição iram usar, s acima de tudo saber qual padrão de qualidade deve seguir.

O ciclo de venda de produtos passa por quatro frases, que são, a introdução do produto no mercado, o crescimento, a maturidade e o declínio, em cada uma dessas fases o lucro e as vendas evoluem em diferentes formas. Para que o produto cresça e traga bons resultados o gestor de marketing deve adotar estratégias diferenciadas, ou seja, que busquem a curiosidade do cliente, obtenha sua confiança, mostre seu valor, e acima de tudo ganhe sua confiança.

Essas diferenças podem ser mostradas em maneiras diferentes como, o preço, os atributos do produto, os serviços agregados, a forma de distribuição, a imagem da marca. A marca do produto deve estar gravada na mente dos clientes, para que ela seja lembrada na hora da compra, isto faz com que esteja na frente da concorrência, essa preferencia pode ser buscada através do posicionamento, que nada mais é, que a ampliação da imagem.

Os produtos estão divididos em diferentes grupos, pois cada um apresenta características diferentes, ou seja, uns estão no grupo de produtos voltados á produção, outros para conveniência ou consumo.

Um ponto importante para os produtos é a criação da marca e da embalagem, pois ambas são um símbolo, uma combinação de elementos que diferenciaram os produtos, trazendo benefícios, valores e acima de tudo mostraram a personalidade do produto.

Por tantos motivos, a criação e lançamento de um produto são exigidos muitos investimentos e muita responsabilidade, e por isso exige da empresa um bom suporte, uma estratégia, para que ela fique na frente no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com