TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PROCESSOS DE OPERAÇÕES

Dissertações: GESTÃO DE PROCESSOS DE OPERAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  2.072 Palavras (9 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 9

Pergunta 1 (dissertativa)

Observa-se que para qualquer organização, que busca sucesso em longo prazo, a contribuição da função produção é vital, principalmente em um mercado muito competitivo resultante da globalização nos negócios.

A função citada, proporciona à organização uma “vantagem baseada em produção” o que reafirma o papel e a razão da existência da função na empresa. Para se manter competitiva, toda organização busca atingir, pelo menos, cinco objetivos de desempenho.

Estudamos que esses objetivos, quando atingidos de forma competente, cria vantagem para a organização pois são percebidos e avaliados pelos clientes. Você deve citar os cinco objetivos estudados e, de forma sintética descrever dois deles.

Resposta

Feedback da resposta: [Sem Resposta]

Pergunta 2

0 em 0,8 pontos

Incorreta

As organizações empresariais representam um papel da maior importância na geração de riqueza e na satisfação das necessidades da sociedade. No interior das organizações é a função Produção e Operações que integra o conjunto de meios através dos quais são produzidos os bens e serviços consumidos pelo mercado. Ou seja, a função Produção e Operações é o conjunto de processos no interior das organizações que adquire inputs (trabalho, capital, materiais, energia, informação…) e os transforma em outputs (bens e serviços) consumidos pelo mercado.

A Gestão de Operações é designada como o processo de tomada de decisões referente à transformação de inputs em outputs que envolvem os seguintes aspectos: concepção do produto, escolha do processo e da tecnologia, organização do trabalho, dimensionamento da capacidade, planeamento, programação e controle, gestão de estoques, gestão e melhoria da qualidade e avaliação do desempenho (http://www.wook.pt/ficha/gestao-das-ope ... /id/200743).

I. Toda organização possui a função produção e operações, que gera algum valor para seus clientes.

II. Os clientes estão no final da cadeia produtiva, consumindo bens e/ou serviços.

III. Os bens e/ou serviços são inputs gerados a partir de insumos (trabalho, capital, materiais...)

Resposta

Resposta Selecionada: d.

As alternativas I e II são incorretas e a alternativa III correta.

Resposta Correta: b.

As alternativas I e II são corretas e a alternativa III incorreta.

Feedback da resposta:

As alternativas I e II são corretas e a alternativa III incorreta. Os bens e/ou serviços são outputs (e não inputs) gerados a partir de insumos (trabalho, capital, materiais...)

Pergunta 3

0 em 0,8 pontos

Incorreta

Uma fábrica, que produz eixos metálicos para a indústria automobilística, tem seus equipamentos dispostos segundo o critério de layout funcional conforme figura.

As capacidades de produção são de 20 peças/hora para cada torno; 30 peças/hora por fresa e 50 peças/hora para o esmeril. Sabendo-se que durante a semana anterior, de 40 horas, foram produzidas 1850 peças boas e que cada equipamento é operado por um operador diferente, a capacidade e a eficiência do sistema serão respectivamente:

Resposta

Resposta Selecionada: e.

2400; 77,1%.

Resposta Correta: c.

2000; 92,5%.

Feedback da resposta:

Primeiro é necessário identificar o gargalo que, no caso, é o Esmeril porque produz menos. A capacidade de produção do Gargalo é a capacidade do sistema. Então: Capacidade: 50 X 40 = 2.000 peças. A eficiência do Sistema é calculada levando em conta a demanda real dividida pela capacidade e multiplicada por 100 para se obter o percentual de eficiência: Eficiência: (1850 / 2.000) X 100 = 92,5%.

Pergunta 4

0,8 em 0,8 pontos

Correta

A Administração da Produção e Operações faz referencia àquelas atividades orientadas para a produção de um bem físico ou á prestação de um serviço. Neste sentido, a palavra produção liga-se mais de perto às atividades industriais, enquanto que a palavra operações refere-se às atividades desenvolvidas em empresas de serviços. Nas empresas industriais, os processos que são o objeto da Administração da Produção encontram-se concentradas prioritariamente na fábrica ou planta industrial. Nas empresas de serviços, as atividades ligadas a operações são espalhadas. A Gestão de Produção e Operações:

I. Visa atender às necessidades e ou desejos de qualidade, tempo e custo de seus clientes.

II. Trata de qualquer bem produzido ou serviço prestado, tanto para clientes internos como externos.

III. Preocupa-se basicamente com a produção industrial, pouco se envolvendo com os serviços.

Resposta

Resposta Selecionada: a.

As alternativas I e II são corretas e a alternativa III incorreta.

Resposta Correta: a.

As alternativas I e II são corretas e a alternativa III incorreta.

Feedback da resposta:

Realmente, o conceito de Produção e Operações é amplo, abrangendo os produtos e os serviços, tanto para clientes externos (mercado) como para clientes internos (setores) dentro de uma organização. Aqui, produtos e serviços não necessariamente precisam estar atrelados.

Pergunta 5

0 em 0,8 pontos

Incorreta

A analise do ciclo de vida de um produto indica o desempenho de vendas de um produto ou serviço com o passar do tempo. Teoricamente não se incluem neste estudo modelos ou variações de produtos, mas sim, segmentos. Assim, não se analisam o desempenho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com