TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE QUALIDADE NAS PEQUENAS EMPRESAS

Artigos Científicos: GESTÃO DE QUALIDADE NAS PEQUENAS EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  2.552 Palavras (11 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 11

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

LANA CARLA CAMPOS FREITAS

GESTÃO DA QUALIDADE NAS PEQUENAS EMPRESAS

SÃO LUÍS

2013

“Há três tipos de empresas: Empresas que tentam levar os seus clientes onde eles não querem ir; empresas que ouvem os seus clientes e depois respondem às suas necessidades; e empresas que levam os seus clientes aonde eles ainda não sabem que querem ir.” (Gary Hamel)

RESUMO

Este artigo descreve como uma pequena empresa deve se situar para criar seu próprio Sistema de Gestão de Qualidade. Considerando que as características das pequenas empresas normalmente confundem-se às do seu principal executivo, em função de seu perfil empreendedor, discute-se a forma de avaliação dos resultados obtidos, na maioria das vezes, definidos apenas como sucesso ou fracasso. São analisadas ações simples e práticas das quais essas pequenas organizações podem se valer para ter sua própria gestão de qualidade.

Palavras – chave: Sistema de Gestão de Qualidade. Qualidade. Pequenas Empresas.

ABSTRATIC

This article describes how a small business should be located to create your own Quality Management System. Whereas the characteristics of small businesses usually are confused to the Chief Executive, due to their entrepreneurial profile, discusses how to evaluate the results obtained, in most cases, only defined as success or failure. Are examined simple actions and practices which these small organizations can take advantage to have their own quality management.

Keywords - Keywords: Quality Management System. Quality. Small Business.

INTRODUÇÃO

A gestão da qualidade tem um papel fundamental. Sem ser o fundamento em si mesmo um conjunto de ações necessárias para que se alcance a qualidade de nível mundial. Isto requer uma transformação em relação ao pensamento e as atitudes habituais de gerenciamento praticados nas organizações.

As empresas que se adequarem a esta nova realidade estarão atingindo um elevado potencial de qualidade, de produtividade e de competitividade. Entretanto, de uma maneira geral, apesar da busca pela implantação de programas da qualidade, os resultados efetivos obtidos, principalmente por empresas de pequeno porte, não representam o esperado pelos empresários. Isto ocorre pelas dificuldades encontradas na implantação.

Desse modo, pretende-se, mostrar detalhes pequenos dessas empresas não apenas entendendo, mas assimilando as características que são ligadas ao seu universo, bem como caracterizar a condição qualidade de modo que se tenha, ao final deste, prospecto geral para um sistema de gestão da qualidade que possa ser implantado nas Pequenas Empresas.

ASPECTOS SOBRE QUALIDADE

“É a adequação ao uso” (Juran – 1990)

A preocupação com aspectos de qualidade relacionados a produtos é algo inerente aos mais diversos meios de produção, sejam eles artesanais ou altamente industrializados. Em toda sua fase produtiva, o homem, de algum modo, e respeitando o tempo e a sociedade em que ele estava inserido, sempre se preocupou com a qualidade do resultado de seus trabalhos. O artesão, por exemplo, que fabricava móveis, sapatos e outros, fazia-os com perfeição tal que agradasse seus clientes. Mas foi na era industrial que o conceito qualidade começou a tomar mais corpo, ficando consolidado com o advento da produção em série. Começa aí a era das inspeções, selecionar o que está bom e o que deve ser descartado, tendo início efetivamente o controle da qualidade através de um padrão pré-estabelecido.

A partir de então ocorre a estruturação do processo de controle da qualidade de maneira formal e sistemática, de modo que esse vai evoluindo constantemente em conjunto com os avanços tecnológicos e sociais através dos anos até os dias atuais.

A qualidade quem estabelece é o cliente e não os engenheiros, nem o pessoal de marketing ou a alta administração. A qualidade de um produto ou serviços pode ser definida como um conjunto total das características de marketing, engenharia, fabricação e manutenção do produto ou serviço que satisfazem às expectativas do cliente (Feigenbaum; Feigenbaum, 2003, p. 248). A qualidade é definida pelo cliente. A melhoria dos processos e dos produtos precisa ter como objetivo a antecipação das necessidades futuras dos clientes (Deming, 1990 apud FNQ, 2008, p. 5).

CONCEITO E CARACTERÍSTICAS DE UMA PEQUENA EMPRESA

Apesar de todas as discussões e do esforço governamental e social, no sentido de favorecer o surgimento de menores empresas, são poucas as pessoas que conseguem definir e entender o seu conceito. Até mesmo em vários países e em suas instituições internas, é comum a variedade de critérios para sua classificação. Isto se deve ao fato de que a definição pode variar conforme interesses específicos.

Segundo Tachizawa [TAC95], a organização de nossos dias é uma evolução da organização empresarial que surgiu com a revolução industrial e que se tornou um paradigma na história da humanidade. Neste paradigma, destaca-se a verticalização das empresas tornando-as poderosos conglomerados econômicos e de mercado. Esta evolução, segundo o autor, decorre do fato de que no início as empresas tinham como objetivo único o lucro, e conclui destacando que, em menos de duzentos anos, passamos do capitalismo selvagem para um mundo de concorrência selvagem. Ainda, segundo o autor, o lucro financeiro deixou de ser o único objetivo para ser um dos indicadores de desempenho, onde o verdadeiro objetivo passou a ser a sobrevivência.

A sobrevivência destas empresas resultou em profundas alterações na sua estrutura, afetando desde o processo produtivo até o consumidor final. A empresa passa a direcionar sua atuação nas atividades consideradas essenciais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com