TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO EM MARKETING

Trabalho acadêmico: GESTÃO EM MARKETING. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  Trabalho acadêmico  •  4.006 Palavras (17 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 17

.

PÓLO DE OSVALDO CRUZ

CST EM LOGÍSITCA

GESTÃO EM MARKETING

.

PÓLO DE OSVALDO CRUZ

CST EM LOGÍSITCA

GESTÃO EM MARKETING

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 04

2. ETAPA 1 05

2. ETAPA 2 11

2. ETAPA 3 14

2. ETAPA 4 17

CONCLUSÃO 22

REFERÊNCIAS 23

1-INTRODUÇÃO

Esse trabalho fala sobre a gestão de marketing da empresa mais valiosa do mundo: A Coca Cola, nele relatamos a história e a importância da marca Coca-Cola, uma marca que está diariamente na vida das pessoas, seja pelo produto ou por suas mensagens de comunicação impactantes. Esse trabalho fará uma análise do espetacular marketing dessa grande marca. Uma das mais conhecida do mundo. A diversidade de produtos que hoje ela oferece e a capacidade de vender para todo e qualquer tipo de público. Cada produto com suas particularidades atingem um determinado segmento do ercado. A expansão da variedade de produtos facilita a diversificação de públicos que a Coca-Cola atinge.

2-ETAPA 1

Segundo a leitura efetuada do artigo Marketing para o século XXI, o grupo pode observar que à medida que o mundo avança não se há previsão para as mudanças que ocorrem no mercado, pois não há apenas mudanças, mas uma aceleração delas. As empresas muitas vezes não conseguem observar que as tendências do mercado mudam de tempos em tempos, onde as exigências dos clientes e as forças competitivas mudam significativamente de tempos em tempos, onde a estratégia vitoriosa do ano passado pode se tornar a estratégia fracassada de hoje.

Nos dias de hoje o panorama econômico atual é moldado por duas forças poderosas: a tecnologia e a globalização, onde a tecnologia move a globalização.

A medida que o ritmo da mudança acelera, as empresas não podem mais se basear nas antigas práticas empresariais para manter a prosperidade e sim estarem voltadas as práticas do marketing para que haja sucesso e alcancem seus objetivos estratégicos.

O perfil do comprador mudou, ele não é mais um simples consumidor, agora existem preocupações coletivas, ambientais e sociais.

As empresas que são sensíveis a essas alterações conquistam clientes leais e marcas mais valiosas, podemos citar como exemplo a Body Shop e Timberland..

Em um levantamento internacional, 85% dos consumidores afirmaram preferir marcas socialmente responsáveis, 70% disseram que pagariam mais para obtê-las e mais da metade declarou que as recomendaria para a família e amigos.

Esse pensamento se estende aos colaboradores, uma pesquisa mostrou que 50% dos MBAs recém-formados aceitariam um salário mais baixo para trabalhar em uma empresa com engajamento social. Outra, realizada nos países que fazem parte do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) chegou a resultados semelhantes: os funcionários querem que os seus empregadores ofereçam oportunidade de melhorar seu país. Mesmo gastando com causas sociais, é possível ter a lucratividade acima da média, as empresas que se classificam como 3.0 tiveram crescimento anual de lucros de 16% e o valor das ações cresceram 45%.

Empresa escolhida: Coca-Cola

Histórico

Foi apresentada pela primeira vez ao público em 1886, na Jacob Pharmacy em Atlanta (EUA) um uma tarde ele agitou um líquido cheiros com cor de caramelo, que foi combinada com água com gás e provada pelos clientes e logo após a prova veio o sucesso pelo público presente e logo na sequência foi disponibilizado em uma máquina de refrigerantes onde era vendida pelo preço de 5 centavos cada copo. No primeiro ano foram vendidos apenas 9 copos de Coca-Cola por dia, um século depois a Coca-Cola vendia mais de 38 milhões de litros de xarope base. Seu criado morreu em 1888 sem comprovar o sucesso de sua criação em todo Mundo.

Em 1923 Roberto Woodruff se tornou presidente da Coca-Cola e passou mais de 60 anos como líder da empresa, apresentado a bebida a Mundo. Como um grande gênio do marketing que via oportunidades de expansão da marca em 1928 Woodruff apresentou a coca cola aos jogos olímpicos quando a marca começou a se fortalecer viajando com o time dos EUA para Amsterdã para disputar a competição.

Durante a segunda 2ª Guerra Mundial em 1941, a Coca-Cola se uniu ao EUA em favor dos militares enviados para a Guerra e foi lançado a estratégia de marketing oportunista que dizia que cada militar uniformizado poderia comprar uma garrafa de Coca-Cola por 5 centavos independente que quanto ela custasse.

Já no ano de 1970, a Coca-Cola começou a ter uma linha de propaganda mais animada e dinâmica, referindo uma marca conectada com diversão, amizade, família e bons tempos. Não fugindo do foco marketing em 1985 a Coca-Cola foi o primeiro refrigerante a ir para o espaço. Pensando em atingir outro público a Coca-Cola lança em 1985 a diet coke.

No ano de 1990 se iniciou a época de crescimento contínuo da The Coca-Cola Company, alguns anos depois em 1993 foi lançada a campanha de publicidade “sempre Coca-Cola”, onde não podemos esquecer do adorável Urso Polar da Coca-Cola. Desde o começo, em que apenas nove bebidas eram servidas por dia, a Coca-Cola cresceu e se tornou a marca mais onipresente do mundo, com mais de 1,7 bilhão de porções de bebida vendidas por dia, se tornando o sucesso Mundial nos dias atuais nos quatros cantos do Mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com