TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO EM MARKETING

Trabalho Universitário: GESTÃO EM MARKETING. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  2.174 Palavras (9 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 9

GESTÃO DE MARKETING ATIVIDADE 1

1. As mudanças são constantes no mercado e o marketing também teve de acompanhar a evolução do consumidor para gerar respostas mais pontuais as suas necessidades. Sendo assim, é possível afirmar que:

c. Marketing passa a se ocupar da gestão do relacionamento com o cliente.

2. O Planejamento Estratégico Corporativo e em nível da Divisão contempla a definição de:

e. Missão Corporativa.

3. Negócio é o processo de satisfação do cliente, e não um processo de produção de mercadorias. A definição do negócio está calcada em 3 pilares, quais são eles?

d. Grupos de clientes, necessidades de clientes e tecnologia.

4. Qual foi o autor que redigiu o manifesto “Marketing Myopia”?

c. Theodore Levitt.

5. A tarefa de marketing denominada de marketing consiste em encontrar meios de reduzir a demanda, temporária ou permanentemente. Qual estado de demanda é esta afirmação?

b. Demanda excessiva.

GESTÃO DE MARKETING ATIVIDADE 2

1.Churchill (2002) resume as estratégias de crescimento em quatro grandes tipos. Quais são elas?

c. Penetração no mercado, desenvolvimento do mercado, desenvolvimento de produtos e diversificação.

2. Quais são os níveis de segmentação?

e. Marketing de segmento, marketing de nicho e marketing individual.

3. O que significa segmentação de mercado?

d. Identificar e classificar grupos distintos de compradores.

4. Quais são os padrões de segmentação de mercado (Kotler, 2006)?

c. Preferências homogêneas, preferências difusas e preferências conglomeradas.

5. Previsão é a estimativa do comportamento futuro de variáveis importantes para a a empresa. As previsões são feitas combinando a análise do comportamento passado com técnicas de projeção de tendências. Os profissionais de marketing normalmente estão interessados em dois tipos de previsão, quais são elas?

a. Potencial de mercado e previsão de vendas.

GESTÃO DE MARKETING ATIVIDADE 3

1. Kotler (2006) sugere que é importante desenvolver diferenças significativas para distinguir a oferta da empresa dos seus concorrentes. As oportunidades de diferenciação variam com o setor e o mercado. Quando a empresa ou produto procura diferenciar por sua identidade, caracteriza como diferenciação por:

c. Imagem

2. O difícil controle da qualidade no setor agropecuário brasileiro

É incompatível se tornar o maior exportador de carne do mundo e conviver com regiões do país ainda em total descontrole sanitário. Começamos a pagar o preço da liderança. Nos últimos quatro anos a China tornou‐se grande importadora de soja. Expandimos a produção, ampliamos os portos, modernizamos as fazendas, fornecendo um produto de primeiríssima qualidade. Não conseguimos, porém, emitir um único certificado de qualidade consistente nesses anos todos. A China exigia um certificado informando a qualidade do produto. O Brasil enviava soja transgênica, de produção ilegal no país. Como certificar que não era, se era, e era ilegal ser? Desculpávamo‐nos. A China sabia o que queria comprar e sabia que a soja era boa. Devem ter achado curioso as idas e vindas do governo e do exportador brasileiro. Construiu‐se uma imagem de fragilidade institucional.

Neste ano os chineses erraram suas previsões e compraram mais do que deviam. Acumularam elevados estoques e prejuízos com a queda interna do preço do farelo. Indo ao porto identificaram um pequeno lote de soja que nunca deveria ter sido embarcado no Rio Grande, em flagrante desrespeito a critérios de qualidade, pois era tratado com fungicida para sementes.

Com a amostra do pequeno lote desmoralizaram o país inteiro. O próprio governo, talvez sabendo que não garante mesmo muito, vacilou. Um golpe comercial de sucesso e incalculável prejuízo. (Baseado na Reportagem “O Nó da qualidade) de Pedro de Camargo Neto, publicada na Revista Exame Edição 825 de 31 de agosto de 2004.

De acordo com os parâmetros de diferenciação de um produto, qual o parâmetro que a soja brasileira NÃO está conseguindo atender?

b. Conformidade

3. Conforme conceito estudado na unidade, o posicionamento “é o ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa, de maneira que ocupem uma posição competitiva distinta e significativa nas mentes dos consumidores”. Alguns dos riscos do posicionamento podem ser entendidos como sendo:

Resposta Correta:

Correta c. Posicionamento confuso

4. O Brasil um dos maiores parques têxteis do mundo, com mais de 30 mil empresas em toda a cadeia produtiva.O tamanho do setor, entretanto, não impediu que ele fosse um dos mais afetados pela entrada dos produtos importados no país. A saída sugerida por especialista é a de buscar a inovação, usar decriatividade, criar novidades, com marca e design brasileiro, com uso de novos materiais. Neste caso, busca-se a diferenciação por:

d. Produto

5. O parâmetro de Diferenciação de Produto que a empresa Spirit está adotando é:

e. Estilo

GESTÃO DE MARKETING ATIVIDADE 4

1. Quais as ferramentas da promoção no composto de Marketing?

b. Propaganda, promoção de vendas, merchandising e relações públicas.

2. A empresa visa grande participação em poucos segmentos. Para isso, selecionas poucos segmentos atraentes de preferência, sinérgico e desenvolver produtos direcionados para cada um. Como é chamada este tipo de especificação?

b. Especialização seletiva

3. Anunciar o produto e/ou serviço ao mercado é responsabilidade de qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com