TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento De Qualidade

Artigos Científicos: Gerenciamento De Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  2.691 Palavras (11 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 11

Gerenciamento da qualidade do projeto

Os processos de gerenciamento da qualidade do projeto incluem todas as atividades da organização executora que determinam as responsabilidades, os objetivos e as políticas de qualidade, de modo que o projeto atenda às necessidades que motivaram sua realização. Eles implementam o sistema de gerenciamento da qualidade através da política, dos procedimentos e dos processos de planejamento da qualidade, garantia da qualidade e controle da qualidade, com atividades de melhoria contínua dos processos conduzidas do início ao fim, conforme adequado. Os processos de gerenciamento da qualidade do projeto incluem os seguintes:

8.1 Planejar a qualidade – identificação dos padrões de qualidade relevantes para o projeto e determinação de como satisfazê-los.

8.2 Realizar a garantia da qualidade – aplicação das atividades de qualidade planejadas e sistemáticas para garantir que o projeto emprega todos os processos necessários para atender aos requisitos.

8.3 Realizar o controle da qualidade – monitoramento de resultados específicos do projeto a fim de determinar se eles estão de acordo com os padrões relevantes de qualidade e identificação de maneiras de eliminar as causas de um desempenho insatisfatório.

Enquanto o gerenciamento da qualidade do projeto se aplica a todos os projetos, independentemente da natureza de seu produto, as medidas e técnicas de qualidade do produto são específicas do tipo particular de produto produzido pelo projeto. Por exemplo, o gerenciamento da qualidade de produtos de software exige abordagens e medidas diferentes de instalações de energia nuclear, enquanto as abordagens de gerenciamento da qualidade do projeto se aplicam a ambas. Nos dois casos, o não atendimento dos requisitos de qualidade em qualquer dimensão pode trazer sérias conseqüências negativas para algumas ou todas as partes interessadas no projeto. Por exemplo:

• Atender às necessidades do cliente sobrecarregando a equipe do projeto pode trazer conseqüências negativas na forma de esgotamento dos funcionários, erros sem motivo aparente ou retrabalho.

• Atender aos objetivos de cronograma do projeto apressando as inspeções de qualidade planejadas pode trazer consequências negativas quando os erros não são detectados.

Conceitos importantes:

• Qualidade é “o grau até o qual um conjunto de características inerentes satisfaz as necessidades” (American Society for Quality, 2000).

• Grau é uma categoria atribuída a produtos ou serviços que possuem o mesmo uso funcional, mas diferentes características técnicas.

Qualidade baixa é sempre um problema; grau baixo talvez não seja. Por exemplo, um produto de software pode ser de alta qualidade (sem defeitos óbvios, manual compreensível) e de grau baixo (um número limitado de recursos) ou de baixa qualidade (muitos defeitos, documentação do usuário mal organizada) e de alto grau (diversos recursos ).

• Satisfação do cliente. Entendimento, avaliação, definição e gerenciamento de expectativas de forma a atender às necessidades do cliente.

• Prevenção sobre inspeção. O custo de prevenção de erros em geral é muito menor que o custo de corrigi-los.

• Responsabilidade da gerência. O sucesso exige a participação de todos os membros da equipe, mas é sempre responsabilidade da gerência fornecer os recursos necessários para que exista sucesso.

• Melhoria contínua. Iniciativas de melhoria da qualidade realizadas pela organização executora.

8.1 Planejar a qualidade

O planejamento da qualidade envolve a identificação dos padrões de qualidade relevantes para o projeto e a determinação de como satisfazê-los.

8.1.1 Planejar a qualidade: Entradas

.1 Fatores ambientais da empresa: Regulamentos, regras, normas e diretrizes de agências governamentais específicas para a área de aplicação podem afetar o projeto.

.2 Ativos de processos organizacionais: Políticas, procedimentos e diretrizes de qualidade da empresa, bancos de dados históricos e lições aprendidas de projetos anteriores específicos para a área de aplicação podem afetar o projeto. A política de qualidade, conforme aprovada pela diretoria, é a orientação desejada de uma organização executora em relação à qualidade. Se a organização executora não tiver uma política de qualidade formal ou se o projeto envolver várias organizações executoras, a equipe de gerenciamento de projetos precisará desenvolver uma política de qualidade para o projeto.

.3 Declaração do escopo do projeto: A declaração do escopo do projeto é uma entrada chave para o planejamento da qualidade, pois documenta as principais entregas do projeto, os objetivos do projeto que servem para definir requisitos (que se originaram de necessidades, desejos e expectativas das partes interessadas), limites e critérios de aceitação. Os limites, que são definidos como valores de custo, tempo e recursos. Os critérios de aceitação incluem requisitos de desempenho e condições essenciais que devem ser atendidos antes que as entregas do projeto sejam aceitas.

.4 Plano de gerenciamento do projeto

8.1.2 Planejar a qualidade: Ferramentas e técnicas

.1 Análise de custo-benefício: O principal benefício de atender aos requisitos de qualidade é o menor retrabalho. O principal custo de atender aos requisitos de qualidade é a despesa associada às atividades de gerenciamento da qualidade do projeto.

.2 Benchmarking: O benchmarking envolve a comparação de práticas de projeto reais ou planejadas às de outros projetos

.3 Projeto de experimentos: O projeto de experimentos é um método estatístico que ajuda a identificar quais fatores podem influenciar variáveis específicas de um produto ou processo em desenvolvimento ou em produção

.4 Custo da qualidade (CDQ): Os custos da qualidade são os custos totais incorridos pelo investimento em prevenção de não conformidade com os requisitos, avaliação do produto ou serviço em relação à conformidade com os requisitos e não atendimento dos requisitos (retrabalho). Os custos de falhas são freqüentemente categorizados em internos e externos. Os custos de falhas também são chamados de custo da baixa qualidade.

.5 Ferramentas adicionais de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com