TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamentos De Projeto

Trabalho Universitário: Gerenciamentos De Projeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  6.021 Palavras (25 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 25

Gerenciamento de Projetos

Projeto é um conjunto de ações, executado de maneira coordenada por uma organização transitória, ao qual são alocados os insumos necessários para, em um dado prazo, alcançar um objetivo determinado.

Desta forma cada vez mais o gerente cumpre o papel de administrador dessas mudanças. Administrar a rotina de trabalho, agora, já não é fator de diferenciador entre as organizações bem e mal-sucedidas.

Os projetos atingem todos os níveis da organização. Eles podem envolver um pequeno ou grande número de pessoas, podem levar menos de um dia ou vários anos. Os projetos, muitas vezes, extrapolam as fronteiras da organização, atingindo fornecedores, clientes, parceiros e governo, fazendo parte, na maioria das vezes, da estratégia de negócios da empresa.

Os projetos podem ser aplicados em praticamente todas as áreas, os mais aplicados e utilizados pelo gerenciamento de projetos são: Engenharia e construção civil; desenvolvimento de programas de computador; estratégia militar; política; administração de empresas; marketing e publicidade; pesquisa e desenvolvimento; manutenção de plantas e equipamentos.

Conceito

O gerenciamento de projetos é um conjunto de ferramentas gerenciais que permitem que a empresa desenvolva um conjunto de habilidades, incluindo conhecimento e capacidades individuais, destinados ao controle de eventos não repetitivos, únicos e complexos, dentro de um cenário de tempo, custo e qualidade predeterminados.

Necessidade dos projetos

Em geral o gerenciamento de projetos pode ser aplicado a qualquer situação onde exista um empreendimento que não seja rotineiro na empresa. Se o empreendimento é único e pouco familiar, é importante que a atividade de gerenciamento de projetos seja intensificada. O sucesso da gestão de projetos está diretamente ligado ao sucesso com que as atividades são relacionadas e realizadas.

As atividades de projeto têm as mesmas necessidades de trabalhos rotineiros (reuniões, relatórios, análises etc.), a diferença básica está nos objetivos. Os projetos possuem metas claras e definidas, sendo realizados em um período definido de tempo, e não indefinidamente, como os trabalhos rotineiros.

Kenzer pondera que diversas pressões externas podem forçar as companhias a adotarem gerenciamento de projetos como forma de realizarem seus negócios.

São elas as seguintes: Competição, padrões de qualidade; redução nas margens de lucro; resultados financeiros; fatores tecnológicos; aspectos legais e sociais; fatores políticos e pressões econômicas.

Ao optar por um determinado projeto, uma organização precisa utilizar diversos critérios de seleção para que os objetivos sejam atingidos, garantindo o seu sucesso.

A seguir, destacam-se os critérios mais importantes: Realismo; capacidade; flexibilidade; facilidade de uso; custo e facilidade de informatização.

Características dos Projetos

As principais características dos projetos são a temporariedade, a individualidade do produto ou serviço a ser desenvolvida pelo projeto, a complexibilidade e a incerteza.

Temporariedade: significa que todo projeto possui um início e um fim definidos, ou seja, é um evento com duração finita, determinada em seu objetivo.

Individualidade do produto ou serviço produzido pelo projeto: conforme o guia de conhecimento de gerenciamento de projetos do PIM (Projeto de Inovação e Melhoria), significa realizar algo que não tinha sido realizado antes. Como o produto de cada projeto é único, suas características precisam ser elaboradas de maneira progressiva de modo a garantirem as especificações do produto ou serviço a ser desenvolvido.

A partir dessas principais características, surgem as demais:

• Empreendimento não repetitivo: é um evento que não faz parte da rotina da empresa.

• Seqüência clara e lógica de eventos: o projeto é caracterizado por atividades encadeadas logicamente de modo a permitir que, duramente a execução, o acompanhamento e o controle sejam precisos.

• Início, meio e fim: todo projeto respeita um determinado ciclo de vida, isto é, tem uma característica temporal. Ter início, meio e fim não significa ser longo ou curto em duração. Um projeto que não tem término não é projeto, é rotina.

• Objetivo claro e definido: todo projeto tem metas e resultados bem estabelecidos a serem atingidos em sua finalização.

• Conduzido por pessoas: sem a “mão-de-obra” humana o projeto não existe, mesmo que se disponha de equipamentos modernos de controle e gestão.

• Projetos utilizam recursos: todo projeto utiliza recursos especificamente alocados a determinados trabalhos.

• Parâmetros predefinidos: todo projeto necessita ter estabelecidos valores para prazos, custos, pessoal, material e equipamentos envolvidos, bem como a qualidade desejada para o projeto.

Abordagens de projeto

Na indústria de informática, geralmente há dois tipos de abordagens que são mais comuns a serem utilizadas no gerenciamento de projetos. As abordagens do tipo "tradicional" identificam uma seqüência de passos a serem completados. Essas abordagens contrastam com a abordagem conhecida como desenvolvimento ágil de software, em que o projeto é visto como um conjunto de pequenas tarefas, ao invés de um processo completo.

Nas últimas décadas, emergiram uma série de abordagens na indústria em geral. Dentre essas abordagens se destaca a abordagem do PMBOK, que tem se tornado um padrão de fato em diversas indústrias. De acordo com o PMBOK, a gerência de projetos, pode ser aplicada como disciplina de manter os riscos de fracasso em um nível tão baixo quanto necessário durante o ciclo de vida do projeto, potenciando, ao mesmo tempo, as oportunidades de ocorrência de eventos favoráveis do projeto.

Abordagem tradicional

Na abordagem tradicional, distinguem-se cinco grupos de processos no desenvolvimento de um projeto: Iniciação; Planejamento; Execução; Monitoramento e controle; Encerramento.

Nem todos os projetos vão seguir todos estes estágios, já que alguns podem ser encerrados antes do inicialmente esperado, mas alguns passarão por estes estágios múltiplas vezes. O projeto ou empreendimento visa à satisfação de uma necessidade ou oportunidade, definida como fase inicial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com