TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciando processos e tópicos

Resenha: Gerenciando processos e tópicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Resenha  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 2

2 – Relatório 02 Gerenciamento de Processos e Threads.

Todos os softwares que podem executar em um computador, inclusive o SO (os mais tradicionais são assim), são organizados para serem executadosnum processador, como vários processos sequenciais (também chamados processos). Um processo é uma atividade (ou tarefa) de um programa, que contém o código e dados de uma atividade. Essas são: leiturade dados, escrita de dados, cálculos no processador, comunicação com o usuário, comunicação com um BD, comunicação com a rede interna ou externa, entre outras. Um processo define a unidade deprocessamento concorrente, que é executada num dado instante num processador, utilizando um contador de programa lógico, usando o único contador de programa físico (registro no processador), valores emregistradores, variáveis do programa e uma pilha de execução. Processos são escalonados para o processador, que faz uma troca a todo o momento do processo sendo executado, através do mecanismo chamadomultiprogramação.

Em SO tradicionais, cada processo tem um único fluxo de execução (o que define uma thread), a unidade de processamento concorrente destinada para ser executada sob as condições dedesempenho de um processador da época. Com o surgimento de processadores de mais alto desempenho, uma nova unidade de processamento concorrente pôde ser definida dentro do próprio processo, materializandonovas unidades de fluxo de execução e assim podem-se ter múltiplos fluxos de execução (múltiplas threads) num mesmo processo.

O que as threads acrescentam ao modelo de processo é permitir quemúltiplos fluxos de execução ocorram no mesmo ambiente do processo, com um grau de independência uma das outras. Assim, múltiplas threads executam concorrentemente em um processo, e é análogo a múltiplosprocessos executando concorrentemente em um único computador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com