TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Conhecimento

Casos: Gestao De Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  2.437 Palavras (10 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

O mundo vive em um cenário de mudanças e com isso as pessoas estão sendo cada vez mais valorizadas pelas organizações, pois elas trazem consigo o capital humano, intelectual, inteligência competitiva e a gestão do conhecimento, e é isso que faz com que uma empresa tenha um grande diferencial.

Mas afinal o que significa a palavra Gestão do Conhecimento (GC)?Segundo Jayme Teixeira Filho é o como o compartilhamento do conhecimento e o processo de criação será utilizado para solucionar problemas internos como externo, agregar valores e tornar a empresa mais competitiva, ou segundo Nonaka e Takeuchi (1997) é um processo interativo de conhecimento organizacional, a capacidade que uma empresa tem de criar um conhecimento, dissemina-lo na organização e incorpora-lo à produto,serviços e sistemas,vizando a excelência organizacional.Cada individuo traz consigo seus conhecimentos que serão utilizados dentro de uma empresa,contribuindo assim para a criação de um novo conhecimento e inovação para a organização em um processo continuo.

O objetivo desde trabalho é compreender a dimensão da GC e a sua importância dentro de uma organização.

Desenvolvimento

A Gestão do Conhecimento é um processo para criação, captura armazenamento, disseminação, uso e proteção do conhecimento importante para a empresa. A Gestão do Conhecimento, por meio de suas práticas, objetiva organizar de forma estratégica os conhecimentos dos colaboradores e os conhecimentos externos, que são fundamentais para o sucesso do negócio.

Devido a globalização as organizações foram obrigadas a terem um diferencial para poderem sobreviver a grande competição no mercado, e foi por isso que as praticas de GC ganhou mais espaço dentro das empresas.

O conhecimento é gerado pelo ser humano, acumulado e administrado pela sociedade e operacionalizado pelo ser humano para satisfação de suas necessidades. As empresas e demais instituições, que são sociedades de pessoas com objetivos bem definidos, fazem o papel de reunir e operacionalizar especialidades do conhecimento e com isso conseguem maior eficiência para atender seus objetivos e cumprir suas missões.

As pessoas que trabalham na empresa são representadas sistematicamente pelo conceito de recursos humanos. Portanto o conhecimento retido com os recursos humanos da empresas é denominado atualmente Capital Humano

Existe 2 tipos de conhecimento o primeiro é o Conhecimento tácito que é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que está na cabeça das pessoas. Geralmente é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, pois é subjetivo e inerente as habilidades de uma pessoa, como "know-how". A palavra tácito vem do latim tacitus que significa "não expresso por palavras”. É um conhecimento muito valioso pois é difícil captura, registro e divulgação, exatamente por ele estar ligado as pessoas,ele está dentro de cada pessoa.

O segundo tipo de conhecimento é o explicito que é aquele formal, claro, regrado, fácil de ser comunicado. Pode ser formalizados em textos, desenhos, diagramas, etc. assim como guardado em bases de dados ou publicações. A palavra explícito vem do latim explicitus que significa "formal, explicado, declarado". Geralmente está registrado em artigos, revistas, livros e documentos.

A interação dos conhecimentos é chamada de conversão de conhecimento, é através desse processo SECI que se expande tanto na quantidade como na qualidade dos serviços ou produtos que a empresa oferece. O processo está dividido em:

• Socialização: que ocorre do conhecimento tácito em conhecimento tácito é aonde compartilha experiência e cria conhecimento tácito através da experiência direta, ele pode ocorrer através da observação, da imitação, da prática, da repetição esse conhecimento acontece com a interação entre indivíduos.

• Externalização: é aonde o conhecimento tácito torna-se explícito, é a “atividade fundamental para a construção do conhecimento, e ocorre principalmente durante a fase de criação de produtos”, para se transformar de tácito para explícito e necessário utilizar metáforas, analogias e modelos, ou seja, busca-se transformar o conhecimento do indivíduo em um conhecimento articulado e transmissível, esse processo é entre individuo e grupo.

• Combinação: é a conversão do conhecimento explícito em explícito, é onde o conhecimento pode ser combinado para a criação de um novo conhecimento, ele pode ocorrer com trocas de documentos, reuniões. Ele acontece do grupo para organização

• Internalização: Converte conhecimento explícito em conhecimento tácito. Segundo o autor, "as experiências adquiridas em outros modos de construção de conhecimento são internalizadas pelos indivíduos na forma de modelos mentais ou rotinas de trabalho comuns". Isso ocorre através de documentos ou na forma de histórias de modo que todos possam reviver indiretamente as experiências dos outros, é onde aprende fazendo. Acontece da organização para individuo.

Vários autores (Drucker, 1993; Davenport et al., 1996; Staples et al., 2001; Holsapple, 2008, etc.) afirmam que boas iniciativas e práticas de gestão do conhecimento contribuem para a sustentabilidade das vantagens competitivas das organizações que as empreendem.

Entre as diversas vantagens de uma boa gestão de conhecimento, reconhecem-se as seguintes:

Vantagem competitiva em relação à concorrência

• Redução dos custos e tempo de produção e desenvolvimento de produtos

• Rápida comercialização de novos produtos

• Aumento do valor das ações;

• Maximização do capital intelectual/activos intelectuais

• Melhoria dos processos internos e maior fluidez nas operações

• Processos de tomada de decisões mais eficientes e melhores resultados

• Melhoria na coordenação de esforços entre unidades de negócios

• Melhoria da prestação de serviços (agilidade), da qualidade dos produtos e da qualidade do serviço cliente.

Vejamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com