TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Marketing

Ensaios: Gestao De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 2

2. Gestão de Marketing 4P’s

2.1. Composto de Marketing

O conjunto de variáveis inter-relacionados, nas quais podem ser modificadas, ajustadas e adaptadas por direções gerenciais são denominadas como Composto de Marketing ou Mix de Marketing. Dentro das ferramentas utilizadas no desenvolvimento de valor para o cliente estão: Produto, Preço, Promoção e Praça, fatores denominados como 4 P’s, na qual as decisões tomadas em cada uma delas afetam umas as outras.

Sabendo que as decisões tomadas tem influências sobre a outra, é preciso que o gestor saiba equilibrar a balança para que ocorra de maneira harmônica.

Segue gráfico abaixo:

2.1.1 OS 4 P’s

• Produto

Segundo Kotler (2006) um produto pode ser entendido como tudo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer seu desejo e necessidade.

Não está incluso apenas bens e serviço, pode estar dentro de produto marcas, embalagens e serviço ao cliente.

Ele deve atingir o desejo do cliente e atingir suas expectativas.

• Preço

É o volume de dinheiro cobrado por um produto, para consumidor receber os benefícios dele.

As decisões de preço são sujeitas a uma grande gama de influências, que não são oriundas apenas das necessidades dos compradores e vendedores, mas também por condições de mercado e ambiente. Com fortes influências externas, como consumidores, mercado e ambiente, e consequentemente por influências internas, como as estratégias de marketing e financeiras.

Fazendo parte do Mix de marketing ela precisa ser consistente com os outros P’s.

• Praça

Esta relacionada aos aspectos de distribuição. De acordo com CAPOMAR (2006) são organizações que criam utilidade de tempo, de lugar e de posse para consumidores e usuários empresariais ou, ainda, conjunto de organizações interdependentes envolvidas no processo de tornar um produto ou serviço disponível para o consumo ou uso.

O produto desejado, com um preço justo, deve estar acessível ao cliente, isto é, num local onde ele possa comprá-lo no momento em que desejar.

• Promoção

Técnica para divulgação, aumentando a consciência, reconhecimento, conhecimento e informações do consumidos a respeito do produto, marca ou organização. (CAMPOMAR)

Temos cinco principais ferramentas da promoção: promoção de vendas, relações públicas, publicidade, força de vendas e marketing direto.

• Promoção de Vendas: Segundo Kotler, “É um termo genérico para vários instrumentos que não são classificados formalmente como propaganda, vendas pessoais ou publicidade. Esses instrumentos são endereçados aos consumidores, ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com