TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Marketing

Trabalho Escolar: Gestão Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  937 Visualizações

Página 1 de 5

1. De acordo com GOBE et al. ( 2004) “ Como uma da principais exigências do mercado é a atualização constante dos produtos e serviços, tornou-se imperativo que as empresas consigam com uma dose de certeza, vislumbrar o futuro”. Sendo assim, dado o caráter instável do atual ambiente de negócios, é determinante e prudente o desenvolvimento de ações que remetam as empresas a permanecerem sustentavelmente competitivas no mercado, através da previsibilidade e da construção de cenários futuros a curto, médio e longo prazo, que reflita precisamente o ambiente de negócio.

Referência: GOBE, Antonio Carlo et al. e MOREIRA, Júlio Cesar Tavares [coord.] Gerência de produtos. São Paulo: Saraiva, 2004.

Com base nestas considerações em pesquisas sobre o assunto abordado, que podem ser realizadas em sites, revistas, jornais, livros e no material didático da disciplina, desde que devidamente referendados, desenvolva um texto de no mínimo 15 linhas e no máximo 30 linhas contemplando: conceitos de marketing e mercado, a importância e o papel da área de marketing no contexto organizacional atual e tendências futuras para esta área. (3,5 pontos)

R: A importância e o papel da área de marketing no contexto organizacional atual e tendências futuras para esta área.

Segundo Philip Kotler, “marketing é um processo social e gerencial através do qual os indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores com outras pessoas.”

McKenna também comenta que o verdadeiro objetivo do marketing é ganhar o mercado, não apenas fazer ou vender produtos.

Os conceitos de marketing e suas aplicações estão tendo uma evolução rápida, gerando em seu progresso um marketing de alta qualidade, marketing de guerrilha, maxi-marketing, marketing de serviços, marketing de relacionamento, marketing viral, o marketing de nichos, e assim por diante. Bem como o cliente é a razão de ser da organização, o marketing é a alma do negócio, sem exercitar essa ferramenta com todas as suas extensões, o empreendimento não atingirá facilmente qualquer objetivo que se proponha a alcançar. O mercado está em contínua e dinâmica evolução e aplicação, exigindo sempre das organizações atitudes que as mantenham no mercado competitivo e o marketing oferece importante contribuição para isso.

Utilizamos o marketing de serviços para se chegar a excelência de serviços e criar um maior índice de fidelidade, mas podemos utilizar o marketing de nichos para o posicionamento e vamos aplicar uma derivação do marketing de rede para criar uma estrutura de canais de distribuição, observamos que para uma mesma área podemos aplicar várias formas de marketing. Cada definição corresponde a um conceito simples e nada mais simples que usar do bom senso, intuição, experiência e conhecimento, de acordo com o produto, mercado, momento e ambiente.

O marketing é imprescindível em qualquer ramo, pois é ele que coloca a marca e a empresa no mercado de forma objetiva, e desta forma, impulsiona os lucros do seu negócio. É importante conhecer as necessidades da sociedade para formatar o melhor produto e serviço para supri-las, o marketing oferece essa possibilidade como também expressa ao público alvo o caráter da empresa.

É de responsabilidade da empresa, em seu todo, a execução do marketing. Hoje uma organização que não reconhece a importância dessa ferramenta para o sucesso da empresa, perde significativamente espaço no mercado e na memória do público de seu interesse, consequentemente perde lucratividade e possibilidades de crescimento no mercado atuante.

2. Realize uma pesquisa na empresa em que você trabalha e entreviste os responsáveis pelos setores de vendas e de marketing. Em seguida, faça uma análise descrevendo as principais funções bem como,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com