TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Marketing

Dissertações: Gestao De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O plano de marketing é um documento que resume o planejamento, ou seja, os objetivos de marketing, as estratégias, as ações, o orçamento e os resultados esperados decorrentes da implantação efetiva do plano.

Os planos de marketing variam em conteúdo e metodologia. Empresas com estilos diferentes elaboram planos com formatos diferentes. Algumas exigem o detalhamento de cada ação, enquanto outras preferem que seus executivos partam direto para as ações, sem esse detalhamento.

Isso depende também do mercado no qual se atua. Às vezes, simplesmente não há tempo de detalhar ações para não perder o timing de entrada no mercado. Por exemplo, o primeiro site de compras coletivas estreou no mercado brasileiro há apenas 8 meses e já há mais de 200 empresas competindo no setor.

Embora alguns mercados sejam mais dinâmicos do que outros e alguns empreendedores mais ousados, não se deve fugir da tarefa de elaborar o plano de marketing. A elaboração do plano, com data para ser finalizado, obriga a empresa a realizar o processo de planejamento.

Esse processo, do qual resulta o plano de marketing, ajuda a transformar o sonho do empreendedor em ações estruturadas. O planejamento beneficia a empresa por ajudar os seus dirigentes e funcionários a estabelecer prioridades sobre como investir seus recursos. O plano de marketing é um documento que pode ser utilizado para comunicar para todos os envolvidos o rumo que a empresa quer tomar.

Plano de Marketing

1. Sumário- Executivo:

O negocio refere-se a um centro esportivo chamado CEMITO, localizado em uma escola situada na Morada Nobre, Valparaiso-Go. Com uma boa infra-estrutura e três piscinas. Ele conta com atividades esportivas e musicais destinadas para todas as idades, incluindo: Natação, hidroginástica, dança canto e violão entre outras atividades esportivas.

O aumento da concorrência tem levada a perda de clientes, que esta provocando queda acentuada no faturamento da empresa.

Após o estudo realizado, o CEMITO decidiu incluir mais atividades destinadas a terceira idade como: massagens fitoterápicas, terapia em grupo, dietas balanceadas, informática e artesanato, dispondo de uma equipe completa de profissionais especializados.

Com a diversificação do negocio, CEMITO pretende neutralizar a ação da concorrência e aumentar o seu faturamento oferecendo algo inédito na região e ser referencia em centro de lazer e saúde para idosos.

2. Análise de Ambiente:

Após analise de cenários selecionamos os idosos como público-alvo. Na pesquisa com moradores da região segmentamos de acordo com os dados abaixo:

Mercado- alvo:

Geográfico:

(Países, regiões, cidades e bairros) Idosos localizados nas proximidades da escola a um raio de 1000 metros da escola.

Demográficos:

(Sexo, idade, renda, educação) Pessoas acima de 65 anos pertencentes a classe média e classe média alta.

Psicográficos:

(Estilo de vida e atitudes) Pessoas preocupadas com a saúde que gostam de atenção e lazer.

Comportamentais:

(Ocasião de compra, hábitos de consumo, benefícios procurados e taxas de uso) Os benefícios procurados são prevenção e melhorias de problemas de saúde e socialização.

Analisando os fatores internos e externos percebemos que:

FATORES EXTERNOS

OPORTUNIDADES AMEAÇAS

• Aumento do número de idosos;

• Demanda por serviços de alta qualidade

• Aumento dos gastos em saúde; • Muitos concorrentes na região (escolas e clubes).

• Preços menores e lançamentos de novas atividades;

FATORES INTERNOS

FORÇAS FRAQUEZAS

• Facilidade de acesso;

• Boa localização e visibilidade;

• Estrutura bem conservada;

• Imagem de empresa sólida (15 anos de mercado) • Não há estacionamento para clientes;

• Banco de dados incompletos e desatualizados;

• Recursos financeiros limitados;

6. Posicionamento:

Após pesquisa realizada, Cemito decidiu redirecionar seu negocio para terceira idade, implantando em seu centro esportivo, um centro de saúde para idosos: esse seria seu posicionamento ,ou seja, a imagem que passaria para o mercado. Na região que se encontra não havia nenhum centro especializado nesse segmento e os estudos realizados indicam um mercado potencial. De acordo com análise comparativa percebemos que:

• Precisava melhorar no atendimento, para encantar seus novos clientes;

• A equipe de profissionais seria um grande diferencial;

• Com relação ao estacionamento, apesar de não ser próprio o convenio com o estacionamento ao lado foi a melhor opção;

7. Definições de estratégia de marketing:

Produto: A estratégia de marketing do CEMITO deverá se concentrar na fase de introdução dos serviços, que já dispunha para um novo mercado. Por isso, sua estratégia deveria focar na parte de divulgação para garantir o conhecimento desse serviço para seus clientes potenciais. As atividades do Cemito seriam centradas em atividades esportivas natação e hidroginástica, massagens fisioterápicas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com