TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Dissertações: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  2.940 Palavras (12 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 12

Atividade Revisional 3

1. Mudanças tecnológicas provocaram grande mudança na economia mundial e refletiram no mundo do trabalho. Elabore um mini-texto descrevendo o que tem mudado na economia mundial nos últimos anos e de que forma essas mudanças tem afetado as organizações e a forma como veem os trabalhadores. Ilustre com uma imagem.

2. Elabore um parágrafo explicando qual é o perfil de trabalhadores buscados pelas organizações atuais e que tipo de organizações são por eles buscadas.

3. A forma como as empresas se relacionam com os empregados já foi bastante diferente no passado. Faça uma linha do tempo descrevendo como era a administração nas eras: Clássica, Neoclássica e da Informação.

4. Explique qual a importância da Gestão de Pessoas no cenário atual das organizações. Que papel esse setor possui? Que atividades o RH realiza? (Use a internet ara pesquisar)

5. Comente que atividades são desenvolvidas em cada uma das funções da moderna Gestão de Pessoas:

1. Processos de agregar pessoas;

2. Processos de aplicar pessoas;

3. Processos de desenvolver pessoas;

4. Processos de manter pessoas;

5. Processos de recompensar pessoas;

6. Processo de monitorar pessoas;

6. Não há ironia nenhuma no fato de uma empresa chamar seus empregados de PARCEIROS. Na verdade, no mundo moderno as visões administrativas são mais humanizadas e perceberam que o processo produtivo de qualquer organização só se dá pela soma dos esforços de vários segmentos. Explique porque os empregados das empresas passaram a ser vistos desta forma na atualidade.

7. Identifique cada grupo que forma as demais parcerias imprescindíveis para as organizações e explique qual a retribuição que esperam por parte da organização.

Folha de respostas

1. Desde a primeira revolução industrial até os dias atuais tiveram muitas mudanças nas áreas políticas, social e econômica. As empresas estão se expandindo cada vez mais em busca de um mercado global. Se nota profundas e contínuas mudanças nas áreas tecnológicas e sociais e nas estruturas organizacionais das empresas, procurando atender o mercado globalizado. As organizações perceberam que não basta a indústria criar máquinas de elevada tecnologia se o colabrador não perceber o verdadeiro espaço e o momento em que sua atividade se encontra. O colaborador passa a ser um bem de muito valor nas organizações, pois eles são seus maiores valores. A partir da revolução industrial, ocorreram significativas transformações, onde surgiram, por exemplo, novas formas de ocupações e de contratos de trabalho, que precisaram de mudanças estruturais e institucionais, passando a exigir novas habilidades do trabalhador e buscando a constituição do chamado “operário total”, com múltiplas habilidades, responsável, com iniciativa e “flexível”.

2. As organizações atuais precisam de pessoas talentosas para que possam sobreviver na nova economia. Num mundo onde as decisões, os processos e as atitudes devem ser rápidos e precisos, o diferencial de uma organização são as pessoas que lá trabalham com seus talentos e ideias. Procura-se nele menos destreza manual e mais habilidade intelectual. A principal tarefa desses trabalhadores passa a ser a de monitorar a máquina e fazer sua manutenção, com ênfase na qualidade do trabalho. Para isso, exige-se uma nova formação para o trabalhador dentro da fábrica informatizada. A tecnologia e a economia globalizadas acentuaram as reestruturações produtivas, com a diminuição sensível do número de postos de trabalho em alguns setores da economia. Mas esse tipo de colaborador procura uma organização que tenha um clima de trabalho sadio, amistoso, motivador e voltado ao progresso, ou seja, uma empresa que valorize seus colaboradores.

3. Era Clássica: Foi o período logo após a Revolução Industrial e que se estendeu até meados de 1950. Sua grande característica foi a intensificação do fenômeno da industrialização em amplitude mundial e o surgimento dos países desenvolvidos. Nas empresas dessa época havia muitos níveis hierárquicos; departamentalização; padrões rígidos de comunicação e cargos limitados; pequena capacidade de processamento da informação; cargos especializados – tarefas simples; ênfase na eficiência de produção, método e rotina; nenhuma capacidade para mudança e inovação; adequado para ambiente estável e imutável e tecnologia fixa e permanente. Era Neoclássica: É o período que se estende entre as décadas de 1950 a 1990. Nas empresas dessa época havia coordenação descentralizada; padrões duplos de interação: cargos mutáveis e inovadores; aumento de capacidade de processamento da informação; cargos adequados para inovação e tarefas mais complexas; ideal para ambiente instável e mutável; razoável capacidade para mudança e inovação. Era da Informação: Começou no inicio da década de 1990, é a época que estamos vivendo atualmente. As principais características dessa nova era são: as mudanças que se tornam rápidas imprevistas, turbulentas e inesperadas. Nas empresas dessa era há ênfase nas equipes autônomas; elevada interdependência entre as equipes; organização ágil, maleável, simples e inovadora; intensa interação entre cargos mutáveis; capacidade expandida de processos da informação; cargos flexíveis com tarefas complexas e variadas; ênfase na mudança, na criatividade e na inovação; ideal para ambiente mutável e tecnologia de ponta.

4. Administrar todos os assuntos ligados aos colaboradores, dentro da política da empresa, ou seja, o RH deve ser uma espécie de consultor interno a serviço de seus lidere. Algumas atividades do RH: análise e descrição de cargos e modelagem do trabalho, recrutamento e seleção do pessoal e admissão dos selecionados, incentivos salariais e benefícios sociais, comunicação aos funcionários, desenvolvimento organizacional. Podemos dizer que a importância do RH é cuidar integralmente dos colaboradores de uma organização.

5. Agregar pessoas: são os processos utilizados para incluir novos colaboradores na empresa. Aplicar pessoas: São os processos utilizados para desempenhar as atividades que as pessoas irão realizar na empresa, orientar e acompanhar seu desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com