TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Monografias: Gestao De Pessoas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  2.728 Palavras (11 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Levando-se em consideração o contexto atual das organizações que é se tornar sempre mais competitiva e atuante e ainda os desafios que seus colaboradores enfrentam no desempenho de suas funções este trabalho tem como objetivo enfatizar a importância das questões levantadas durante o estudo das disciplinas neste 4º semestre focando sempre o quanto é necessário e preciso valorizar o capital humano sabe-se que embora muitas tecnologias sejam criadas, sem este capital é impossível chegar a excelência.

1 DESENVOLVIMENTO

Um dos grandes focos das organizações está centrado no desafio de tornar-se mais competitiva e atuante. A medida que este contexto vai se transformando, mudam-se as estratégias e os objetivos, surge a necessidade de rever as políticas e ações, capacitar profissionais, treiná-los, enfatizando que o bem estar destes dentro da organização é uma das questões que necessita ser prioridade nas discussões pois pode ser considerada e vista como questão de risco se não funcionar ordenadamente. E é nesse contexto que a empresa qual foi pesquisada para realização deste trabalho está focada no bem estar de seus colaboradores visando é claro também seus rendimentos futuros a Bunge Alimentos ou como é chamada hoje a Bunge Brasil que se encontra no mercado brasileiro desde 1905 e é uma das principais empresas do agronegócio, país onde conquistou a liderança em originação de grãos e processamento de soja e trigo, na produção de fertilizantes, na fabricação de produtos alimentícios e em serviços portuários. É uma das maiores exportadoras do Brasil sendo a primeira em agronegócio e desde 2006 atua também no segmento de açúcar e Bioenergia , pode-se então perceber que é preciso ser versátil quando se trata de proporção e sendo assim pode-se dizer que a Bunge é uma das precursoras nesta nova maneira de gestão.

A pesquisa foi realizada em uma das unidades que está situada em Luís Eduardo Magalhães- Ba , onde o foco é o esmagamento de soja, refinaria de óleo e produção de Lecetina de soja onde a unidade dispõe de 292 funcionários e uma parceria de serviço terceirizado que conta com 189 colaboradores estes atuam em várias áreas dentro da organização, a unidade dividi-se em vários departamentos como RH, financeiro, área de logística, Faturamento, Portaria, Balança, Suprimentos, Manutenção, Produção ,Expedição e Armazenagem.

A hierarquia é bem especifica e direcionada que se distribui em um gerente geral o qual responde pelas decisões tomadas, sendo composta também por engenheiros que tomam conta da parte de produção, e encarregados de setores como exemplo encarregado de mecânica e elétrica e assim segue em todos os setores existentes.

Não diferente das demais organizações que querem o sucesso dominando o mercado a Bunge está sempre se adaptando a modernização e ao novo contexto produtivo por vários caminhos, utilizando para isso diferentes mecanismos e ferramentas em um esforço voltado a eficácia na utilização dos recursos produtivos visando em ultima instancia a melhor adequação de todos.

Por ser uma organização multinacional, a Bunge tem em sua maioria padrões a serem seguidos, assim é na questão de treinamento onde seus colaboradores podem desenvolver suas aptidões melhorar suas capacidades até mesmo tornando-se competitivos dentro da própria organização.

A maioria dessas capacitações são realizadas fora da empresa e ocorrem de várias formas ou dependendo das necessidades observadas em meio a pesquisas realizadas dentro da própria empresa, quando contrata-se um novo colaborador por exemplo este passa por todo um processo que lhe dará aptidão para exercer suas funções, e estas exigências também são atribuídas todos os terceirizados pois a empresa terceirizada contratada pela Bunge precisa preencher todos os critérios exigidos pela mesma .

Alguns colaboradores a exemplo dos encarregados de setor recebem o treinamento e são extremamente capacitados para poder em alguma situação necessária disseminar o que aprenderam com os demais.

3.2 O treinamento é a educação que visa adaptar o homem a determinada situação sistemática. Da mesma forma, o desenvolvimento consiste na educação, que visa ampliar e aperfeiçoar o funcionário para crescimento em determinada carreira em sua evolução pessoal.

Na Bunge alimentos o treinamento incentiva o funcionário a se alto desenvolver, buscar seu próprio meio de reciclagem. O treinamento por sua vez, conscientiza os funcionários sobre a importância do auto-desenvolvimento e da busca constante do aprendizado contínuo.

Segundo, Bohlander, Snell e Sherman (2003) afirma que:

Argumentam que o levantamento das necessidades de treinamento deve ser realizado em três níveis, esses níveis englobam a análise da empresa como um todo, a análise da empresa como um todo, a análise das tarefas e análise das pessoas.

Para fazer o levantamento das necessidades de treinamento, a Bunge utiliza avaliação de desempenho, a observação dos funcionários, a aplicação de questionários, a sugestão de supervisores ou gerentes por meio de entrevistas, reuniões departamentais, analise e descrição de cargo, relatório periódico da empresa e da produção. Essas ferramentas auxiliam, identificando em que áreas a empresa está deficitária, necessitando de treinamento.

Após o levantamento das necessidades do treinamento é feito o levantamento e planejamento do programa. Onde na BUNGE são elaborados para agregar valor ao negócio e garantir seu diferencial competitivo e sustentabilidade, por meio da gestão do conhecimento, da aprendizagem contínua e da cultura do autodesenvolvimento, o que melhora a empregabilidade e colabora com o gerenciamento do fim de carreira.

A implementação do treinamento depende de alguns fatores, como adequação do programa as necessidades da organização e dos treinamentos; a qualidade do material de treinamento; a cooperação dos chefes e dirigentes da empresa; a qualidade prepara dos instrutores e a qualidade dos aprendizes.

Os colaboradores selecionados passam por um programa de desenvolvimento estruturado, que varia de 12 a 18 meses de duração, onde passam por palestras e encontros anuais que permitem não só formar uma visão global da empresa e seus negócios mas também desenvolvê-los em suas competências técnicas e comportamentais.

A Bunge aplica dinâmicas e jogos para os treinamentos, pois traz a chance ao colaborador de conhecer a organização como um todo e não só algumas áreas, o jogo facilita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com