TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Trabalho Escolar: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 4

RGUNTA 1

Com o mercado imobiliário em ritmo acelerado, o setor de construção civil depara-se com um problema. Se antes era a falta de investimentos ou de crédito, agora é a falta de gente qualificada para dar conta dos "pedidos". A mesma situação vivem empresas de outros setores. O tal apagão de profissionais qualificados apresenta-se como um dos principais desafios a serem vencidos pelo RH nesse momento pós-crise, ao menos no Brasil. A ele somam-se outros, como as mudanças na mobilidade de talentos provocada pelos cenários econômicos em vários países, o entendimento sobre os anseios da geração Y e a formação de líderes. (fonte: Revista Melhor, Gestão de Pessoas)

A respeito das expectativas atuais relativas à atuação estratégica da área de gestão de pessoas, pode-se afirmar que:

(I) A área de gestão de pessoas deve estar voltada para o atendimento da padronização das competências dos indivíduos.

PORQUE

(II) Para que a organização alcance seus objetivos, as atribuições relacionadas à área de gestão de pessoas devem envolver estudo da cultura, das competências e do desenvolvimento do comprometimento dos colaboradores da empresa.

A respeito dessas duas afirmações, é CORRETO afirmar que:

a.

A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

b.

As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

c.

As duas afirmações são falsas.

d.

As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

e.

A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

0,2 pontos

PERGUNTA 2

A partir da década de 90, com as profundas mudanças nos cenários nacional e internacional, tal como a globalização, as organizações tiveram a necessidade urgente de buscar novos paradigmas de gestão. A prática de administrar pessoas está sendo discutida em todo o mundo e em todas as esferas do ambiente empresarial. A Administração de Recursos Humanos está sendo substituída pelo termo Gestão de Pessoas que quer dizer: Assinale a alternativa correta.

a.

Um conjunto de políticas e práticas que permitam a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo.

b.

Um conjunto de esforços para melhorar o desempenho das empresas no seu ambiente de atuação, levando-se em conta práticas de controle de custos.

c.

Um conjunto de objetivos e metas que permitem às pessoas atingirem seus objetivos pessoais e, posteriormente, os objetivos organizacionais.

d.

Um conjunto de esforços empreendidos pelas empresas para atrair talentos.

e.

Um conjunto de normas e regras que delimitam a atuação das pessoas e não as coloca como agentes de mudança no processo de competitividade.

0,2 pontos

PERGUNTA 3

João Silva é dono de uma rede de lojas de artigos esportivos. A empresa tem uma área de Gestão de Pessoas que pode ser caracterizada como cumpridora da legislação e respeito aos direitos trabalhistas. Em virtude de um processo de expansão da empresa, João contratou uma consultoria que propôs novos serviços para a área, alinhados com a estratégia da empresa e baseados na necessidade de integração dos processos de gestão de pessoas. Para efetivar a implementação da proposta, João Silva deverá adotar as seguintes ações:

I. Reestruturar a área de gestão de pessoas, criando consultorias internas.

II. Terceirizar as funções relacionadas a Departamento de Pessoal e Recrutamento e Seleção

III. Definir e planejar as políticas e os programas de pessoal, estabelecendo parceria entre os gestores da empresa e a área de Gestão de Pessoas.

IV. Capacitar as lideranças para que possam gerenciar pessoas.

V. Transferir a responsabilidade de gerenciamento do pessoal para as chefias imediatas.

Estão corretas as afirmações:

a.

Somente as afirmações I e III.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com