TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Casos: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 4

PERGUNTA 1

No esforço de desenvolver um novo foco estratégico voltado para a integração e a inovação e para o desenvolvimento de suas competências estratégicas, as organizações têm buscado alternativas aos programas tradicionais de Gestão de Pessoas, amparadas por um conjunto de teorias de Administração que, cada vez mais, enfatizam a importância da construção de uma visão de parceria entre as organizações e seus empregados. Dentre as ideias apresentadas a seguir, qual NÃO constitui uma tendência, em termos da prática estratégica de Gestão de Pessoas?

a.

Existência de um bom sistema de avaliação para que toda a organização possa conhecer o resultado dos esforços individuais, identificando as dificuldades, bem como as possíveis soluções de melhoria que ajudem a corrigir o curso da ação estratégica.

b.

Oportunidades profissionais definidas por meio de um plano de cargos no qual o crescimento dos indivíduos e o seu status na organização ocorrem em função de tempo de serviço, independente de seu nível de contribuição.

c.

Aumento da liberdade de decidir e agir; maior (co) responsabilidade pelas decisões e resultados; amplo conhecimento sobre os limites de seu campo de decisão e ação; maior acesso aos recursos necessários para a melhor decisão e ação (informação, equipamentos, rotinas otimizadas, etc.).

d.

Criação de canais e mecanismos de estímulo para que as pessoas possam fazer fluir as suas ideias pela organização, bem como para que possam se engajar ativamente nas conversações importantes sobre as definições e as ações da estratégia.

e.

Utilização de mecanismos de remuneração estabelecida com base no alcance de objetivos previamente negociados, tratada com justiça e absoluta coerência com todo o discurso de compromisso defendido pela organização.

0,2 pontos

PERGUNTA 2

"A complexidade das atribuições e responsabilidades passou a ser o elemento de diferenciação dentro das empresas. Hoje podemos observar nas descrições de cargo - diferentemente do que ocorria até meados de 1990 - não mais simplesmente descrições de funções e atividades, mas expectativas de entrega desses cargos, que apresentam uma escala crescente de complexidade." Assinale a alternativa que melhor está de acordo com essa afirmação.

a.

A complexidade está ligada ao tamanho da empresa, quanto maior a empresa, maior a complexidade.

b.

A complexidade nada mais é do que uma nova forma de hierarquizar os cargos em uma escala ascendente.

c.

A complexidade associada a cargos, não tem relação nenhuma com os "padrões de complexidade"

d.

A complexidade é alinhada ao que chamamos "padrões de complexidade", conceito pelo qual considerarmos que a pessoa agrega mais valor à medida que assume responsabilidades e atribuições mais complexas.

e.

A complexidade não tem relação com a gestão de pessoas, este é um conceito de ordem apenas administrativa.

0,2 pontos

PERGUNTA 3

Ainda refletindo sobre a movimentação de pessoas, que abrange qualquer movimento dentro de uma empresa, de empresa para empresa ou no mercado de trabalho. Levando isso em conta para as organizações esse processo tem que ser alinhado a algumas decisões. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a essas decisões.

a.

Treinamento: treinar as pessoas para que a movimentação delas dentro da empresa seja mais fácil.

b.

Socialização e aclimatização de pessoas: integrar a pessoa à cultura organizacional da empresa.

c.

Planejamento de pessoas: decisão sobre a quantidade e a qualidade das pessoas nas empresas.

d.

Atração de pessoas: capacidade da empresa de atrair pessoas.

e.

Reposicionamento de pessoas: políticas e práticas para promoções, transferências, e etc., buscando conciliar a necessidade da empresa com a necessidade da pessoa.

0,2 pontos

PERGUNTA 4

Em 2006, em workshop sobre internacionalização de empresas, o Prof Arnaldo José França Mazzei Nogueira apresentou o artigo Relações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com