TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Exames: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  2.533 Palavras (11 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 11

Atividade 2

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

A gestão de pessoas passa por uma reformulação de seu modelo. A globalização e o aumento da competitividade fazem com que as empresas procurem novas formas de trabalhar com as pessoas. Isso porque a sobrevivência das empresas depende muito de dois fatores humanos. Assinale a alternativa que melhor define essa dependência.

Resposta Selecionada: c.

As organizações dependem cada vez mais do desempenho e da competência das pessoas para sobreviver.

Resposta Correta: c.

As organizações dependem cada vez mais do desempenho e da competência das pessoas para sobreviver.

Feedback da resposta: As organizações dependem cada vez mais do desempenho e da competência das pessoas para sobreviver. Lidar com as relações dentro do trabalho, e saber gerir estrategicamente as pessoas são em boa parte essencial para que seu desempenho e suas competências sejam explorados de forma positiva.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

No esforço de desenvolver um novo foco estratégico voltado para a integração e a inovação e para o desenvolvimento de suas competências estratégicas, as organizações têm buscado alternativas aos programas tradicionais de Gestão de Pessoas, amparadas por um conjunto de teorias de Administração que, cada vez mais, enfatizam a importância da construção de uma visão de parceria entre as organizações e seus empregados. Dentre as ideias apresentadas a seguir, qual NÃO constitui uma tendência, em termos da prática estratégica de Gestão de Pessoas?

Resposta Selecionada: a.

Oportunidades profissionais definidas por meio de um plano de cargos no qual o crescimento dos indivíduos e o seu status na organização ocorrem em função de tempo de serviço, independente de seu nível de contribuição.

Resposta Correta: a.

Oportunidades profissionais definidas por meio de um plano de cargos no qual o crescimento dos indivíduos e o seu status na organização ocorrem em função de tempo de serviço, independente de seu nível de contribuição.

Feedback da resposta: O novo modelo traz uma mudança, importante, na forma de ver as pessoas. A pessoa é avaliada com base em sua capacidade de se entregar para a empresa que pode ser entendido como “saber agir responsável e reconhecido, que agrega valor à organização”. A complexidade das atribuições e responsabilidades passou a ser o elemento de diferenciação. Hoje podemos observar nas descrições de cargo - diferentemente do que ocorria até meados de 1990 - não mais simplesmente descrições de funções e atividades, mas expectativas de entrega desses cargos, que apresentam uma escala crescente de complexidade. Este novo modelo privilegia o desenvolvimento, ou seja, a capacidade da pessoa para assumir e executar atribuições e responsabilidades de maior complexidade além de estabelecer um elo entre desenvolvimento e remuneração. Se a pessoa se desenvolve quando assume responsabilidades e atribuições de maior complexidade e, se com isso agrega mais valor para a empresa, é justo que seja remunerada adequadamente.

• Pergunta 3

0 em 0,2 pontos

“Apesar de atravessar uma fase difícil no mercado por causa da crise econômica, a Valentino está investindo para crescer. Segundo Stefano Sassi, presidente e chefe executivo da Valentino Fashion Group, a meta da empresa é dobrar o volume de vendas dentro de cinco anos. Como eles pretendem fazer isso? Utilizando estratégias de crescimento intensivo.

A penetração de mercado é a mais famosa das estratégias de crescimento intensivo. Ela consiste em ampliar a participação de mercado, vendendo mais produtos para os mesmos consumidores. É uma estratégia que pode ser viabilizada de várias formas. Em primeiro lugar, a empresa pretende triplicar as vendas de acessórios, desenvolvendo uma variedade maior de bolsas, calçados e outros acessórios. Não se trata de uma estratégia de extensão de marca já que a Valentino não está entrando em novas categorias de produto, e sim ampliando a variedade de produtos que já oferece.

Outra forma de aumentar a participação de mercado é ampliando a quantidade de lojas nos países onde a marca já atua. Sassi disse que pretende ampliar de 65 para 100 o número de lojas próprias”. (Fonte: gestaodoluxo.com.br)

Assim como a Valentino, a empresa ABC prevê um aumento de 10% da participação de mercado do seu produto carro-chefe nos próximos dois anos. Para que a área de gestão de pessoas possa planejar a demanda futura dos recursos humanos, qual dos seguintes elementos NÃO deverá ser incluído?

Resposta Selecionada: e.

Previsão das melhorias de produtividade.

Resposta Correta: b.

Identificação das práticas dos concorrentes.

Feedback da resposta: Milkovich (2000) coloca quatro questões-chave para que sejam coletadas as informações necessárias para o planejamento de gestão de pessoas: avaliação do ambiente interno e das pessoas da organização, definição da estratégia e objetivos organizacionais, definição das práticas de gestão de pessoas e avaliação e reinício do processo.

• Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

Um novo modelo de gestão de pessoas não se aplica somente por necessidades que foram criadas tanto no ambiente interno quanto no ambiente externo. Existem bases para a criação e a implantação de um novo modelo de gestão de pessoas. Duas das principais bases para esse modelo são a entrega e os padrões de complexidade. Assinale a alternativa que melhor define a entrega.

Resposta Selecionada: c.

A entrega pode ser entendida como um saber agir responsável e reconhecido, que agrega valor à organização.

Resposta Correta: c.

A entrega pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com