TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Trabalho Escolar: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  1.392 Palavras (6 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 6

1) “A gestão de pessoas por competências consiste em planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional), as competências necessárias à consecução dos objetivos institucionais”.

De acordo com o conteúdo abordado, descreva as ferramentas e procedimentos usados para atingir esses objetivos. O mapeamento de competências é à base de toda a Gestão por Competências.

R: O mapeamento se dá pela descrição das competências laborais no trabalho. Para tanto, existem fundamentalmente duas metodologias complementares de descrição de competências no trabalho, a saber:

A primeira se baseia nos recursos ou dimensões da competência, ou seja, os conhecimentos, habilidades e atitudes que se pressupõem sejam necessários para que o profissional possa apresentar determinado desempenho no trabalho.

A segunda utiliza-se de pautas ou referenciais de desempenho, de forma que o profissional demonstraria deter uma dada competência por meio da adoção de certos comportamentos passíveis de observação no trabalho.

Em geral, a adoção de um ou outro critério para descrição de competências ocorre em razão do uso que se pretende dar à descrição. Quando utilizadas em instrumentos de avaliação do desempenho no trabalho, por exemplo, as competências são descritas sob a forma de comportamentos passíveis de observação (referenciais de desempenho), para que o avaliador possa mensurar o desempenho do avaliado a partir dos comportamentos que este adota no trabalho. Quando utilizadas na formulação de ações de treinamento, por sua vez, então se faz necessário descrever não apenas os comportamentos desejados (referenciais de desempenho), os quais constituirão os objetivos instrucionais do treinamento, mas também os conhecimentos, habilidades e atitudes correspondentes, os quais constituirão os conteúdos educacionais a serem ministrados.

2) Você está como gerente de uma determinada empresa, para conter gastos, resolveu demitir alguns funcionários, deixando o quadro bem “enxuto”. Passado algumas semanas, o cenário comercial começa a melhorar e você percebe que precisa, imediatamente, de pelo menos mais um colaborador no seu setor. Nesse caso, você optaria por qual tipo de contratação (interna ou externa) e por quê? Lembrando que a empresa precisa conter gastos e também está com um quadro reduzido. Não basta apenas expor sua opinião. Ela deve ser coerente.

Realizaria uma contratação interna isso reduziria meu gasto promoveria um funcionário Com a satisfação da promoção esse funcionário aumentaria sua produção e também elevaria a autoestima do restante do quadro produziria mais para também obter uma promoção

3) Analisando as 3 principais etapas de evolução do conceito de Gestão de Pessoas (Relações industriais, Recursos Humanos e Gestão de Pessoas), classifique as principais características de cada.

As relações industriais dizem respeito ao vínculo que se estabelece entre a parte administrativa de uma empresa e os trabalhadores. Muitas das vezes, a relação é iniciada entre os diretores e o sindicato (em representação dos trabalhadores).

Trata-se de um conjunto de normas, procedimentos e de recomendações que são desenvolvidos com o objetivo de alcançar a eficiência em termos de desempenho e de cumprir os objetivos da empresa.

Recursos humanos abrange o conjunto de técnicas e instrumentos que permitem às organizações atrair, manter e desenvolver os talentos humanos. Em face do contexto ora vivenciado pelas organizações, caracterizado por mudanças constantes de natureza econômica, social e tecnológica, torna-se fundamental, em qualquer empresa, uma administração voltada para a gestão de recursos humanos, visto que a continuidade de sua existência será determinada pela qualidade agregada aos seus produtos ou serviços, tendo como base "pessoas" motivadas e com alto nível de qualidade pessoal e profissional.

A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas. Muitas vezes, a gestão de pessoas é confundida com o setor de Recursos Humanos, porém RH são a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza e gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais.

4) Quais os fatores que influenciam no índice de rotatividade empresarial e quais os procedimentos para amenizar o crescimento.

Em vista dos procedimentos técnicos utilizados no trabalho, a obtenção dos dados primários se dará junto ao departamento de recursos humanos do supermercado em estudo, e através de entrevistas semiestruturadas aplicada aos níveis estratégico e tático, com os gestores, funcionários e ex-funcionários, bem como da observação livre, pois conforme afirma Richardson (1999), uma fonte primaria é aquela que estabelece relação física direta com os fatos analisados, caracterizando assim, registros de experiência vivenciada.

5) Dê uma definição para Gestão de Pessoas e quais os seus principais objetivos.

Funções da Gestão de Pessoas Função de Staff • Organizar//Elaborar Estruturas, sistema de informações, normas de procedimentos; • Definir Métodos e técnicas gerenciais. • Serviços (técnicos) especializados • Assessoramento Responsabilidade de linha • Administrar//Decisões sobre Demissões, Admissões, promoções, Liderança, comando, aval. De desempenho, motivação, controles, recompensas, punições, treinamento, etc..

6) Qual a diferença entre recrutamento e seleção? Em qual dos casos eu uso cada um deles?

Recrutamento seria a convocação de pessoas dispostas a concorrer a determinado cargo. É simplesmente o 1° contato entre o RH e os candidatos.

Seleção é o momento de avaliação das competências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com