TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Qualidade

Exames: Gestao De Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1 PASSO 1

A partir da década de 50, a gestão da qualidade começou a preocupar as organizações, onde acabou surgindo uma nova filosofia gerencial com foco no desenvolvimento e na aplicação de conceitos, métodos e técnicas de acordo a uma realidade nova. A gestão da qualidade é conceituada como uma atividade coordenada para atender e controlar uma organização no sentido de possibilitar a melhoria de produtos/serviços para assim garantir a completa satisfação dos clientes relacionados.

A qualidade é muito importante nas empresas atuais, pois aumenta a satisfação e a confiança dos clientes, fazendo com que a produtividade cresça, melhorando assim a imagem e os processos, e ainda possibilitando fácil acesso a novas oportunidades no mercado. Esta certificação permite avaliar as conformidades determinadas pela organização através de processos internos, garantindo ao cliente um produto ou serviço concebido conforme padrões, procedimentos e normas.

ETAPA 1 PASSO 2

Há muitos anos atrás os artesões já apontavam as primeiras diretrizes do que se viria a ser a gestão da qualidade no futuro. Os artesões eram responsáveis por todo o procedimento da compra da matéria prima até fazer a venda e a pós venda, ou seja, acompanhavam todos os processos dos seus produtos do inicio ao fim e o artesão era o principal responsável pelo controle, pela garantia e pelos processos de melhoria da qualidade.

Já as empresas hoje em dia, os processos referentes à qualidade são bem desenhados, ou seja, existem sistemas, metodologias, ferramentas que permitem as organizações verificar a qualidade durante todo o processo. É muito mais profissional o sistema, mais sistematizado, tem visões de qualidade ao longo da linha de produção, tem um compromisso da qualidade do funcionário com o produto, depois do produto fabricado existem mais testes, mais requisitos,o que não acontecia na época dos artesões.

ETAPA 1 PASSO 3

A qualidade dos produtos depende do modo com que a organização consegue desempenhar suas atividades básicas na cadeia de produção, ou seja, a qualidade do produto depende do bom gerenciamento da organização produtiva.

A busca contínua por oportunidade de melhoria é uma pratica da gestão de qualidade e deve ser incorporada à cultura organizacional, formando um clima de cooperação e trabalho em equipe. Em outras palavras a gestão da qualidade é um conjunto que engloba planejamento, controle e garantia, tendo o foco em controlar e dirigir uma organização.

A implantação dos Sistemas de Gestão da Qualidade que como enfoque o desenvolvimento, a implementação, a manutenção e a melhoria da qualidade nos processos organizacionais, representando assim a parte do sistema de gestão da organização que visa alcançar resultados positivos, satisfazendo as necessidades.

Já em relação as dificuldades podemos citar a falta de comprometimento e envolvimento de toda a entidade, a resistência dos colaboradores, os custos na implantação, a dificuldade da disseminação cultural da qualidade e a qualificação insuficiente dos recursos humanos.

A utilização dos programas e ferramentas da qualidade é uma ótima maneira de identificar onde estão os problemas, sua extensão e a forma de solucioná-los. Que podem ser executados por meio de diagramas, gráficos, filosofias, instrumentos que auxiliam a manter a qualidade dos processos, identificando gargalos, falhas e ainda antecipando possíveis problemas que possam ocorrer.

ETAPA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com