TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Do Conhecimento

Dissertações: Gestao Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 1 – Gestão do Conhecimento

Para que favoreçamos a criação do conhecimento, temos que baseá-lo na cultura e o conjunto de crenças e valores focados no ser humano e sua relação consigo e com o mundo.

A harmonia e prazer da relação do indivíduo consigo mesmo e com o mundo, norteia todas as relações internas e externas da empresa.

Tem que se deixar conhecer e que viva seus próprios processos abertamente, de maneira franca, sem ambiguidades e discriminações, e que busque a qualidade, reconhecendo suas imperfeiçoes, compartilhando duvidas e buscando respostas.

A Gestão do Conhecimento refere-se à crença e compromissos, identificando tal perspectiva, também fortalecendo no dia a dia, praticas e valores corporativos que estimulem a gestão do conhecimento de maneira espontânea e não dependente, necessariamente de ferramentas e tecnologias.

Atendo a essas crenças e valores, como conceitos integrantes do conhecimento, percebe que diferentes pessoas, com diferentes valores, geram conhecimento em função de seus valores.

Temos que ter a consciência de que antes de tudo, a tecnologia, é apenas meios e, ao contrário das pessoas, nada criam.

As empresas enfrentam esse novo desafio da criação e implantação de pessoas que gerem e disseminem o conhecimento, tornando acessível aos interessados.

Para reter o conhecimento de um funcionário que por ventura virá a se afastar da organização, um opção, seria fazer com que os funcionários com mais tempo de casa comecem a treinar, repassar as suas experiências para os colaboradores mais novos em diversos setores da empresa, essa ação dever ser feita antes que o colaborador venha a deixar a empresa.

É interessante reter esses colaboradores mais velhos, desde que os mesmos passem o seu conhecimento e sirvam para desenvolver os mais novos.

Esses colaboradores têm grandes valores, pois já passaram por diversas áreas, fazendo diversas atividades e conhecem como poucos o mercado de trabalho.

As empresas precisam saber explorar essa troca, pois os mais velhos não tem o intuito de passar para trás os mais novos, mas valorizam a empresa e fazem de tudo para que ela venha ser bem sucedida. Aproveitando os dois lados, dos jovens por terem sede de aprender e dos mais velhos de se tornarem grandes mentores, deixando sua marca e fazendo sua historia na empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com