TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Do Conhecimento

Monografias: Gestao Do Conhecimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2013  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 2

Mas o que é a Gestão do Conhecimento nas organizações?

É a vertente responsável pelos processos de criar, recolher, organizar, difundir, usar e explorar o conhecimento dos colaboradores. Deverá ser entendida como a abordagem de integrar, identificar, gerir e partilhar toda a informação da empresa seja ela, base de dados, políticas, procedimentos, cultura, processos, assim como todas as experiências pessoais dos seus trabalhadores.

As empresas devem sempre se atualizar ao mercado, pois com o avanço tecnológico e as novidades na área da informação é importante que a empresa esteja preparada para não ficar para trás. Por isso devem dar espaço para o conhecimento para que esteja sempre á frente.

É de suma importância que os funcionários estejam em pleno avanço junto com as empresas, ou seja, buscando novos conhecimentos e ideias, sendo que essas ideias serão discutidas em pequenas reuniões entre os funcionários até se chegar a um conceito. Cada funcionário tem uma maneira de pensar e em equipe podem debater e formar uma nova opinião chegando a novas criações.

As empresas devem se adequar radicalmente ao novo conhecimento, mesmo que continuem com métodos da era industrial. Em geral as empresas produzem mais informação e serviços e não somente bens físicos. Os colaboradores passam a se adaptar rapidamente a esse novo conceito já que a demanda é grande e o ambiente competitivo vem aumentando.

Pode-se fazer com que um funcionário que irá se afastar da empresa transmita seu conhecimento para os demais colaboradores através de pequenos treinamentos, sendo que este treinamento não deve acontecer somente em caso de afastamentos, pois estes tipos de treinamentos devem sempre acontecer nas organizações a fim de que os novos funcionários sejam capacitados para contribuir com o crescimento da empresa fazendo com que a mesma mantenha seu ritmo de crescimento e estabilidade. Reter talentos é sem dúvida um desafio para as organizações. Muitas empresas já comprovaram que é mais econômico desenvolver um plano de retenção, do que buscar outros talentos no mercado. Até porque não existem tantos talentos prontos no mercado para suprir todas as empresas.

Quatro Modos de Conversão do Conhecimento

O pressuposto de que o conhecimento é criado por meio da interação entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito permitiu postular quatro modos diferentes de conversão do conhecimento. São eles:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com