TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Do Conhecimento

Artigo: Gestao Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2013  •  4.003 Palavras (17 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

Introdução.........................................................................................................................Pag 03

Definição de Gestão do Conhecimento.............................................................................Pag 04

Modelo SECI (A Espiral do Conhecimento).....................................................................Pag 06

Aplicação Prática do Espiral do Conhecimento no Cotidiano...........................................Pag 06

Efeitos da Inovação e Importância da CG para as Organizações.......................................Pag 07

Benchmarking como Ferramenta de Gestão do Conhecimento.........................................Pag 08

Definição de Cluster...........................................................................................................Pag 10

Aplicação da Gestão do Conhecimento.............................................................................Pag 12

Conclusão...........................................................................................................................Pag 13

Referencias bibliográficas..................................................................................................Pag 15

INTRODUÇÃO

A gestão do conhecimento representa um conjunto de praticas organizacional destinado a promover a criação, é o compartilhamento de saberes das pessoas que trabalham em uma comunidade. A origem do conhecimento é o trabalho humano, pois é construído socialmente, à medida que o homem, em suas atividades cotidianas, se depara com um tipo de problema; só há aprendizagem quando o homem, em suas interações com o mundo, supera desafios e transforma em um valioso recurso estratégico para a vida dos seres humanos e das empresas. Não e de hoje que o conhecimento desempenha papel fundamental na historia; sua aquisição e aplicação sempre representaram estímulo para as conquistas de inúmeras civilizações.

Portanto a gestão do conhecimento se tornou um dos assuntos mais importantes nas empresas do mundo todo, o atual ambiente competitivo tem motivado as organizações a buscarem diferenciais para obter vantagens competitivas, este é um dos motivos pelos quais vem ganhando espaço como estratégia fundamental para o crescimento das organizações rumo ao sucesso. O desafio, porém, é transformar a busca e a troca de conhecimentos em produtividade, qualidade métodos, processos e produtos inovadores e de qualidade.

Gestão do conhecimento é, sobretudo, um exercício de reflexão. O conhecimento é uma informação que muda algo ou alguém, provocando uma ação que torna o individuo ou uma instituição mais eficiente.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

A gestão do conhecimento e o processo de criação continuamente de novos conhecimentos, e quando bem utilizadas pode contribuir melhorar produtos /serviços, tecnologias e sistemas em uma organização. É um dos diferenciais determinantes para o sucesso, com isso empresa revêem constantemente suas criações e praticas de gestão, transformando assim a busca e a troca de conhecimentos em produtividade e qualidade dos produtos. Dependendo da capacidade de aprender e adotar políticas que favoreçam disseminação do conhecimento. Com a gestão do conhecimento que é uma temática atual, fruto de um passado recente que hoje começa a ser um conceito nas organizações bem geridas, tendo em vista as mudanças ocorridas, com a globalização da economia, o avanço tecnológico, o conhecimento tornou-se valioso no mundo dos negócios que se encontram em transformação acelerada, nos processos e nas tomadas de decisões. Cada vez mais, a gestão do conhecimento é um recurso estratégico para a vida das pessoas e empresas, que a médio e longo prazo colherá frutos, a agilidade e rapidez passam a serem características das empresas que adotam o Knowledge Management.

A Gestão do Conhecimento incide nas questões críticas da adaptação, sobrevivência e competência organizacionais a uma crescente mudança de ambiente. Essencialmente engloba os processos organizacionais que procuram uma combinação “sinergética” da capacidade de dados e processamento de informação para o sucesso de uma estratégia.

Informação e conhecimento são duas noções distintas embora estejam ligadas, as definições são:

Informação: é elementar, pode ser vista como uma mensagem. Tem um emissor que envia, e um receptor que recebe e a entende, pode ser armazenado em computador.

Conhecimento: é informação com um propósito associado. Diz respeito à capacidade de uma pessoa aplicar a informação num dado contexto.

A criação de conhecimento das empresas está na sua habilidade de envolver os opostos cultivar e usar como um convite para encontra o melhor caminho, pois o conhecimento em si é formado por dois componentes dicotômicos e aparentemente opostos, isto é, o conhecimento explícito e o conhecimento tácito.

O conhecimento explícito: é aquele que possuímos e temos a consciência, somos capazes de documentar, pode ser expresso em palavras, números, ou sons, e compartilhado na forma de dados, fórmulas científicas, recursos visuais, fitas de áudio, especificações de produtos ou manuais. O conhecimento explícito pode ser rapidamente transmitido aos indivíduos, formal e sistematicamente.

O conhecimento tácito: por o lado, não é facilmente visível e explicável. Pelo contrário, é altamente pessoal e difícil de formalizar, tornando-se de comunicação e compartilhamento dificultoso. É possível entender essa vertente do conhecimento por meio das intuições e palpites. O conhecimento tácito está profundamente enraizado nas ações e na experiência corporal do indivíduo, assim como nos ideais, valores ou emoções que ele incorpora.

Uma organização cria e utiliza conhecimento convertendo o conhecimento tácito em conhecimento explícito, e vice-versa. São quatro modos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com