TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Pessoas

Ensaios: Gestao Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  1.343 Palavras (6 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 6

Aula Nº 13 – Gestão da Mudança

Objetivos da Aula:

Os objetivos desta aula visam sensibilizar o futuro gestor para a necessidade

da gestão do processo de mudança. Para tal, pretende-se refletir em relação

aos fundamentos da gestão da mudança.

Ao final desta aula, você deverá estar apto a compreender a importância da

Gestão da Mudança Organizacional como um elemento determinante

no sucesso da administração estratégica.

Introdução

Na aula anterior, refletimos em relação à Gestão Estratégica, analisando a

evolução do pensamento da própria administração estratégica.

Vimos então que um ponto crucial na implementação das estratégias

definidas no processo de Planejamento Estratégico e na própria forma de

administrar estrategicamente é, indubitavelmente, a gestão do processo de

mudança. Pois, este será então o tema desta aula.

Mas, por que é dada tanta atenção à mudança? Por que todo o gestor deve

se preocupar com a mudança, ela não deveria ser assunto a ser resolvido

pelo RH?

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Na indústria de petróleo, na qual muitas ações e práticas são regulamentadas, entende-se que uma vantagem competitiva sustentável possa derivar do desenvolvimento de uma visão com base em recursos (capital financeiro, físico, humano e organizacional).

Nesse sentido, a administração estratégica de gestão de pessoas deve se focar na (o): Assinale a alternativa correta.

Resposta Selecionada:

Corretac.

Geração de capacidades dinâmicas entre os colaboradores.

Resposta Correta:

Corretab.

Geração de capacidades dinâmicas entre os colaboradores.

Feedback da resposta:

Uma competência organizacional não é constituída por recursos isolados, mas pelo resultado de múltiplos recursos disponíveis à organização e integrados ao longo de sua história. No curto prazo, as organizações dependem de seus recursos e competências atuais.

As capacidades dinâmicas dizem respeito à capacidade de renovar competências para estar em consonância com o ambiente empresarial em mutação. A gestão estratégica de uma organização deve ser capaz de adaptar, integrar, reconfigurar habilidades organizacionais internas e externas, recursos e competências funcionais, para atender às necessidades de um ambiente em constante mutação.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Gerenciar o conhecimento consiste em procurar alinhar a educação dos colaboradores com os objetivos estratégicos do negócio. A necessidade de formular sistemas educacionais competitivos, que incorporem os recursos tecnológicos e os métodos de aprendizagem os quais promovam a transição de aprendizes passivos para profissionais ativos demanda uma forma de aprender mais dinâmica, ativa e participativa e, por sua vez, mais eficaz. Para atingir esse objetivo, as organizações devem: Assinale a alternativa correta.

Resposta Selecionada:

Corretac.

Promover a aprendizagem contínua de seus colaboradores.

Resposta Correta:

Corretab.

Promover a aprendizagem contínua de seus colaboradores.

Feedback da resposta:

Segundo a teoria das competências essenciais, as organizações devem desenvolver continuamente suas competências por meio da aprendizagem organizacional, que se refere ao aprimoramento das competências existentes e ao desenvolvimento de novas competências necessárias ao sucesso da organização. Este processo ocorre por meio de processos inter-relacionados de aprendizado, abrangendo os três níveis: dos indivíduos, dos grupos e da organização.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

A questão da aprendizagem organizacional tem se tornado cada vez mais importante em função das grandes transformações que ocorrem na economia, na sociedade, nas organizações e nas pessoas, num mundo globalizado, de alta competição e instabilidade. O reflexo para as pessoas é a dificuldade de acompanhar as evoluções pela veloz desatualização de seus próprios conhecimentos. Essa situação produz reflexos sobre as empresas nacionais, que passam por um momento de transição face ao ambiente competitivo. Há uma grande quantidade de empresas transnacionais entrando no mercado com tecnologias avançadas e poder financeiro. Os executivos brasileiros já têm se envolvido em grandes temas como planejamento estratégico, foco no cliente e gestão da qualidade. Falta, entretanto, o despertar para aprendizagem organizacional, gestão do conhecimento, que estão se tornando o grande diferencial estratégico, neste ambiente turbulento. Empresas de informática, por exemplo, com predomínio da alta tecnologia, de velocidade da infomação e da inovação constante, estão obrigadas a se manterem constantemente atualizadas, sob risco da perda de competitividade e mesmo de insolvência. Uma consequência da velocidade das inovações é o rápido obsoletismo de equipamentos, softwares, produtos, processos e do próprio conhecimento . (ANDRE, 2001)

Pode-se observar que muitas empresas já têm desenvolvido características de organizações que aprendem. São características das organizações que aprendem: Assinale a alternativa INCORRETA

Resposta Selecionada:

Corretaa.

Baseiam-se unicamente no passado da organização para suas tomadas de decisão.

Resposta Correta:

Corretad.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com