TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Pessoas 1

Por:   •  5/3/2014  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 5

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

A gestão de pessoas passou por diversas mudanças até atingir o ponto onde a encontramos hoje. Muitas dessas mudanças foram motivadas pelo contexto do ambiente de trabalho, outras mudanças foram definidas por transformações do pensamento humano. Porém, o cenário no qual se encontram as organizações atualmente pode ser o fato mais relevante para as mudanças que têm ocorrido. Assinale a alternativa na qual NÃO encontramos nenhum dos fatores de mudança do cenário atual.

Resposta Selecionada: e.

Competitividade: numero cada vez maior de empresas atuando no mesmo mercado, e empresas com produtos concorrentes.

Resposta Correta: e.

Competitividade: numero cada vez maior de empresas atuando no mesmo mercado, e empresas com produtos concorrentes.

Feedback da resposta: Competitividade: número cada vez maior de empresas atuando no mesmo mercado, e empresas com produtos concorrentes. A competitividade está presente desde muito tempo nas relações organizacionais.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Os avanços observados nas últimas décadas têm levado as organizações a buscarem novas formas de gestão com o intuito de melhorar o desempenho, alcançar resultados e atingir a missão institucional para o pleno atendimento das necessidades dos clientes. Nota-se também que o sucesso das organizações modernas depende, e muito, do investimento nas pessoas, com a identificação, aproveitamento e desenvolvimento do capital intelectual. No que se refere à concepção atual de gestão de pessoas, considere as afirmações abaixo:

(I) Devido à necessidade das organizações tornarem-se mais competitivas surgiram estratégias diferenciadas no que tange à gestão de pessoas. Dentre elas encontra-se a atual estratégia de comprometimento em que as pessoas são vistas como custo, que para desempenharem adequadamente suas atividades, devem ser mandadas e controladas.

(II) Na concepção atual de Gestão de Pessoas temos que a mesma deve ser definida não simplesmente pelas atividades que executa, mas pelos resultados que agrega à organização, clientes, colaboradores e sociedade.

(III) No enfoque de gestão de pessoas, as pessoas são parte de um sistema, que deve ser administrado. No modelo de gestão estratégica as pessoas participam e integram o planejamento estratégico; as pessoas são parte do processo.

Assinale a alternativa correta:

Resposta Selecionada: b.

As afirmações II e III estão corretas

Resposta Correta: d.

As afirmações II e III estão corretas

Feedback da resposta: A estratégia de controle se baseia no comando e direcionamento das pessoas. Esta estratégia caracteriza a fase onde tínhamos nas organizações “Departamento Pessoal”, cujo o foco era o de fazer cumprir as exigências legais com relação ao trabalho. As principais rotinas consistiam no controle de pessoas: admissão, registros, apontamento de horas trabalhadas, férias e pagamentos. O conceito vigente era que “pessoas são apenas mão de obra”, ou seja, meras fornecedoras de esforço físico e trabalho. Ao contrário, no comprometimento as pessoas são consideradas parceiros no trabalho, nos quais a empresa deve investir com vistas a obter melhores resultados organizacionais. Esta estratégia baseia-se no pressuposto que o comprometimento das pessoas na organização está intimamente relacionado com o aumento do desempenho. A concepção atual tem por pressuposto que o desenvolvimento de empresas e pessoas está intimamente ligado, razão pela qual a estratégia da empresa não pode ser pensada separada da estratégia de pessoas.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

A administração de recursos humanos, historicamente conhecida como administração de pessoal, lida com sistemas formais para administrar pessoas dentro da organização. Gestão de pessoas tem assumido papel estratégico e vital porque as organizações estão tentando transformar seus recursos humanos em fonte de vantagem competitiva. (BATEMAN E SNELL, 1998).

Tendo o texto acima como referência inicial, considere as afirmações a seguir.

(I) Os direcionamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com