TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Qualidade

Artigo: Gestão Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2013  •  1.892 Palavras (8 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 8

ATPS GESTÃO DA QUALIDADE

ETAPA 1

MÉTODO PDCA

O ciclo PDCA é um modelo de melhorias contínuas que tem por princípio tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão. Consiste numa sequência de quatro passos repetitivos de melhorias e aprendizagem: Planear, Executar, Conferir e Agir. Este ciclo é aplicado principalmente nas normas de sistemas de gestão e deve ser utilizado (pelo menos na teoria) em qualquer empresa de forma a garantir o sucesso nos negócios, independentemente da área ou departamento (vendas, compras, engenharia, etc...).

O ciclo PDCA foi idealizado na década de 20 por Walter A Shewarth, e em 1950, passou a ser conhecido como o ciclo de Deming, em tributo ao "guru" da qualidade, willian e Derning, que publicou e aplicou uma definição para os estudiosos do dificil processo de planejar (PALADINI, 2008)

Segundo Slack etal (1999), o conceito da melhoria continua gera um procedimento ininterrupto, discutindo e rediscutindo as atividades delineadas de uma intervenção. O principio repetitivo e periodico da melhoria continua é mais sucinto que o ciclo PDCA ou ciclo de Deming, Willian E. O método PDCA, por sua vez é a sucessão de trabalhos que são cursados de modo circular para aprimorar esforços

O PDCA é aplicado para se atingir resultados dentro de um sistema de gestão e pode ser utilizado em qualquer empresa de forma a garantir o sucesso nos negócios, independentemente da área de atuação da mesma.

Marshall junior et al (2006), tem a seguinte assertiva sobre o método PDCA : "O ciclo PDCA é um método gerencial para a promoção da melhoria continua e reflete, em suas quatro fases, a base da filosofia do melhoramento continuo", por isso é fundamental que estas fases sejam consecutivas, gerando a melhoria continua distribuída na organização, estabelecendo a unificação de práticas .

Ainda conforme Marshall Junior et al (2006) apresenta fases do ciclo PDCA, da seguinte forma:

1º Fase – Plan (planejamento) Nesta fase é fundamental definir os objetivos e as metas que pretende alcançar. Para isso, as metas do planejamento estratégico precisam ser delineadas em outros planos que simulam as condições do cliente e padrão de produtos, serviços ou processos. Desta forma, as metas serão só alcançadas por meio das metodologias que contemplam as práticas e os processos.

Nesta etapa, o gestor deve estabelecer metas e/ou identificar os elementos causadores do problema que impede o alcance das metas esperadas. É preciso analisar os fatores que influenciam este problema, bem como identificar as suas possíveis causas. Ao final, o gestor precisa definir um plano de ação eficiente.

É também estabelecer uma meta ou identificar o problema (um problema tem o sentido daquilo que impede o alcance dos resultados esperados, ou seja, o alcance da meta); analisar o fenômeno (analisar os dados relacionados ao problema); analisar o processo (descobrir as causas fundamentais dos problemas) e elaborar um plano de ação.

2° Fase - Do (Execução). Esta tem por objetivo a prática, por esta razão, é imprescindível oferecer treinamentos na perspectiva de viabilizar o cumprimento dos procedimentos aplicados na fase anterior. No decorrer desta fase precisam - se colher informações que serão aproveitadas na seguinte fase, exceto para aqueles colaboradores que já vêm acompanhando o planejamento e o treinamento na organização

Aqui é preciso realizar todas as atividades que foram previstas e planejadas dentro do plano de ação.

3° Fase - Check (Verificação). Fase, no qual é feita a averiguação do quem foi planejado mediante as metas estabelecidas e dos resultados alcançados. Sendo assim, o parecer deve ser fundamentado em acontecimentos e informações e não em sugestões ou percepções.

Após planejar e por em prática, o gestor precisa monitorar e avaliar constantemente os resultados obtidos com a execução das atividades. Avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, com objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações, eventualmente confeccionando relatórios específicos. Monitorar e avaliar periodicamente os resultados, avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado por meio de KPIs (Key Performance Indicator) objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações, eventualmente confeccionando relatórios. Atualizar ou implantar a gestão à vista.

4° Fase - Act (Ação). A última etapa proporciona duas opções a ser seguida, a primeira baseia - se em diagnosticar qual é a causa raiz do problema bem como a finalidade de prevenir à reprodução dos resultados não esperados, caso, as metas planejadas anteriormente não forem atingidas. Já a segunda opção segue como modelo o esboço da primeira, mas com um diferencial se as metas estabelecidas foram alcançadas.

Nesta etapa é preciso tomar as providências estipuladas nas avaliações e relatórios sobre os processos. Se necessário, o gestor deve traçar novos planos de ação para melhoria da qualidade do procedimento, visando sempre a correção máxima de falhas e o aprimoramento dos processos da empresa. Agir de acordo com o avaliado e de acordo com os relatórios, eventualmente determinar e confeccionar novos planos de ação, de forma a melhorar a qualidade, eficiência e eficácia, aprimorando a execução e corrigindo eventuais falhas.

Por esta razão a aplicação do método PDCA tem o propósito de resolver problemas e alcançar metas, daí passar por varias etapas, que são: definição do problema, análise do fenômeno e dos processos, estabelecimento do plano de ação, verificação, padronização e conclusão. Por isso, é essencial o uso de ferramentas, de acordo com o tipo do problema (CAMPOS, 2004).

É importante lembrar que como o Ciclo PDCA é verdadeiramente um ciclo, e por isso deve “girar” constantemente. Ele não tem um fim obrigatório definido. Com as ações corretivas ao final do primeiro ciclo é possível (e desejável) que seja criado um novo planejamento para a melhoria de determinado procedimento, iniciando assim todo o processo do Ciclo PDCA novamente. Este novo ciclo, a partir do anterior, é fundamental para o sucesso da utilização desta ferramenta.

CICLO PDCA E AS METAS

Há dois tipos de metas:

- Metas para manter;

- Metas para melhorar;

METAS PARA MANTER

Exemplos de metas para manter:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com