TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Qualidade

Artigo: Gestão Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  1.510 Palavras (7 Páginas)  •  8.349 Visualizações

Página 1 de 7

1)Por que o conceito de qualidade é dinâmico? Que reflexos existem dessa constatação no gerenciamento da qualidade?

R: O conceito de qualidade é dinâmico, pois possui diversos modos de entendimento uma vez que para cada pessoa ele é definido de uma maneira.

Ao longo do tempo o conceito de qualidade vem sofrendo alterações de acordo com a percepção do cliente/consumidor

Estas mudanças se devem em razão da ideia que se tem de que é o uso que o consumidor vai dar ao produto, ou serviço, que determinará seus elementos e atributos, sejam eles subjetivos, mensuráveis, declarados, perfeitamente caracterizados, ou não.

A satisfação do consumidor em razão do atendimento de suas expectativas e o desempenho da empresa em proporcioná-la são os principais itens avaliadores da Qualidade. Assim, partindo-se dessa constatação, cabe ao gerenciamento da Qualidade, nesse contexto: focalizar a atividade produtiva para o atendimento do consumidor, considerando os itens que ele considera relevante. Na media em que se procura atender e acompanhar como o cliente se comporta e como se alteram suas exigências, são visíveis as alterações conceituais ao longo do tempo da qualidade.

2)Por que o conceito de qualidade depende do momento em que se vive?

R: Por que possui vários tipos de entendimento uma vez que para cada pessoa a qualidade tem um significado distinto ou até mesmo vários significados. A definição de qualidade também sofre influencia da sociedade da cultura local e da econômica .

3)Qual o conceito de qualidade mais em uso hoje? E como tirar vantagem estratégica desse conceito?

R: É o conceito de qualidade total. Neste conceito todos os colaboradores são envolvidos nos processos para que a excelência seja alcançada. Para ser um diferencial o conceito de qualidade total irá auxiliar nas tomadas de decisão e aprimorar os pontos fortes da empresa e melhorar os pontos fracos.

4) Dê exemplos de conceitos equivocados utilizados para definir qualidade e mostre por que os reflexos desses conceitos podem ser prejudiciais para a gestão da qualidade.

R: A qualidade é inatingível, é um estado ideal sem contato com a realidade, se for um estado ideal, pode-se deduzir que nunca será atingida, e, portanto não faz sentido se esforçar tanto empregando ferramentas, costumes e filosofias para atingi-la. Essa postura tanto pode conduzir à acomodação quanto à decisão de evitar investir em qualidade pelo custo que esse esforço representa. Em muitos casos, diz-se que o investimento em qualidade não se justifica por se tratar de característica que o produto ou o serviço "deveria ter", mas não a apresenta porque está fora de alcance.

5)Qual o maior reflexo prático dos equívocos ao definir qualidade?

R: Quando a definição da qualidade não está de acordo com o que o cliente precisa e com as exigências do mercado a empresa tem baixa nas vendas, perde mercado para os concorrentes por não ter competitividade , pode ter aumento de custos e até mesmo levar a empresa a fechar as portas.

6)por que os equívocos ao definir qualidade podem transformar-se em um diferencial positivo para a empresa?

R: Ao tentar implantar uma ferramenta da qualidade ou ao tentar definir qualidade a empresa acaba obtendo resultados positivos, por mais que ela em um primeiro momento defina de forma equivocada ela vai ter melhoras práticas, tentar aperfeiçoar seus produtos e se não alcançar o padrão desejado vai melhorar seus processos tentar ser mais competitiva e procurar se aperfeiçoar para evitar erros e retrabalho, ou seja, mesmo que seja de um modo equivocado ela vai estar tentando alcançar melhores resultados.

7)Por que fixar o esforço de produção da qualidade e um único elemento pode ser uma estratégia prejudicial para a empresa?

R: Para que o conceito de qualidade seja bem executado é necessário que todas a as áreas estejam envolvidas, ou seja tudo deve estar interligado, Por exemplo, não adianta comprar um insumo de qualidade se a produção não tem mão de obra qualificada e os materiais necessários para gerar um bom produto, ou produzir com muita qualidade e ter uma logística ineficiente, ou ter um atendimento ao cliente péssimo, ou mesmo produzir um produto x com muita qualidade e um z sem qualidade alguma, ou uma empresa tem qualidade em todos os setores ou ela não tem qualidade.

8) Por que definir qualidade como ausência de defeitos revela fragilidade estratégica da organização.

R: O cliente já espera que um produto não tenha defeitos, logo isso não é um diferencial , Quando se pensa apenas em defeitos dos produtos não é observado as oportunidade de inovar e desenvolver coisas uteis e que agreguem um valor maior a um produto.

9) Por que o termo “total” na expressão qualidade total parece redundante?

R: Pois no conceito de qualidade entende-se que a qualidade é em todo o processo e não apenas parcial. Portanto o produto tem qualidade ou não, não faz sentido falar que o produto tem qualidade parcial.

10) Por que a qualidade definida como multiplicidade tem características estratégicas para as organizações?

R: Porque as organizações tendem a trabalhar em cima da multiplicidade dos itens, não em apenas um isoladamente.

11) Por que a qualidade definida como evolução tem características estratégicas para as organizações?

R: Por que visa buscar novas tecnologias , esta sempre inovando, criando produtos novos e procurando melhorar seu produtos sempre para garantir a satisfação dos seus colaboradores, consumidores e clientes

12)Quais os elementos mais relevantes na atual definição da qualidade?

R: Características operacionais principais, ou primárias: todo produto deve ter bom desempenho nesse tipo de característica. Características operacionais adicionais, ou secundárias: atributos complementares ao produto que o tornam mais atrativo ou facilitam sua utilização. Confiabilidade: a probabilidade de o produto não apresentar falhas dentro de determinado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com