TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Marketing

Artigo: Gestão De Marketing. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  3.007 Palavras (13 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

Neste trabalho apresentaremos a empresa Nike Factory Store Premium, com foco na Nike Store, unidade de Itupeva/SP.

Abordaremos a questão do trabalho realizado na loja, as estratégias de Marketing do Século XXI e Marketing 3.0 utilizado pela empresa, também apresentaremos estratégias que foram propostas a partir de estudos conceituais como o composto mercadológico e a análise Swot.

ETAPA 01

PASSO 02 – A EMPRESA

NIKE FACTORY STORE PREMIUM

A Nike é uma empresa do segmento esportivo com inúmeros produtos comercializados no mundo todo. Possui sede em Beaverton, Oregon, Estados Unidos, mas existem outras unidades em todos os países.

Fundada por Philip Hampson Knight e Bill Bowerman em 1972, a Nike é a líder mundial em vendas de materiais esportivos e na Europa a segunda maior, perdendo apenas para a alemã Adidas em países como França, Espanha e Alemanha; no Reino Unido perde para marca local Umbro.

Nosso trabalho focará na unidade localizada à Estrada Joaquim Bueno Neto, 9999, Itupeva – SP, Outlet Premium São Paulo, Bloco 4, Loja 7/8/9. Trata-se de uma loja de grande porte que atua no mercado varejista com a comercialização de artigos esportivos e vestuário.

Seu público alvo é do mais variado, visa várias faixas etárias e várias classes econômicas.

Nosso contato nesta unidade é a Srta. Maiara Magno, vendedora e uma das integrantes deste grupo. Contato: (11) 4496-5696.

Missão

A missão inicial da empresa era ser a empresa número um de esportes e preparo físico no mundo e a Nike já atingiu essa meta. Em poucas palavras, a missão principal da empresa é servir aos atletas. Levar inspiração e inovação a cada atleta* no mundo.

*Se você tem um corpo, você é um atleta. – Bill Bowerman (Fundador da Nike)

Valores

É por eles que fazemos o que fazemos. Aprenda com eles, Vivencie-os.

Máximas:

1. É nossa natureza inovar;

2. Nike é uma empresa;

3. Nike é uma marca;

4. Simplifique e vá em frente;

5. O consumidor decide;

6. Seja uma esponja;

7. Evolua imediatamente;

8. Faça a coisa certa;

9. Domine os fundamentos;

10. Estamos na ofensiva sempre;

11. Lembre-se do homem.

PASSO 03 – O público alvo e os consumidores da Nike

A Nike atinge vários tipos de consumidor, desde os mais jovens sedentários, praticantes de vários tipos de esportes, idosos, crianças (e seus pais), dançarinos, até os mais curiosos tipos de perfil. Eles compram, em grande maioria, calçados, principalmente aqueles que têm como fim atividades físicas como corrida e caminhada, mas também compram bastante vestuário. Esses produtos adquiridos são tanto para uso próprio ou como presentes para parentes ou conhecidos.

Com tamanha variedade de público, se encontra o consumidor por todas as partes, mas nesta loja especificamente o consumidor principal é aquele que está sempre viajando, devido a proximidade com a Rodovia dos Bandeirantes.

A loja recebe muitos viajantes, principalmente em época de feriados, mas também pessoas que estão viajando a trabalho, muitos destes vem da capital paulista, além, é claro, dos moradores das regiões de Campinas e Jundiaí, que tem facilidade de acesso à loja, e por isso muitas vezes se tornam consumidores fidelizados.

Os consumidores viajantes normalmente compram em passagens esporádicas pela loja, mas sempre que tem a oportunidade, voltam. Já os consumidores da região costumam comprar com mais frequência, ao menos uma vez no mês, porém alguns consumidores visitam a loja toda semana, já outros a cada dois meses.

Grande parte desses consumidores tem a necessidade de obter um produto que os ajude na melhora de suas performances esportivas, que lhes dê conforto durante uma caminhada, que lhes tire peso durante uma corrida ou que simplesmente deixe-os mais ‘estilosos’.

Concorrentes

Dentro do próprio shopping temos uma concorrência direta de grande porte: A loja da Adidas, que fica localizada no bloco 1 do mesmo endereço.

É uma empresa forte, grande, com fama no mercado mundial, mas por outro lado, é uma loja que não oferece produtos competitivos, principalmente para atividades como corrida e caminhada, principal nicho do público recebido pelo shopping.

Olhando por um ângulo maior, temos como concorrente a empresa Centauro, que tem duas lojas em cada um dos maiores shoppings centers da cidade de Jundiaí. É uma grande rede de artigos esportivos, bastante conhecida na região, que conta não somente com a venda de produtos Nike, mas também de várias outras marcas, muitas vezes tem preços bastante competitivo e em outras não tanto.

Apesar dos bons preços, a Centauro não conta com um bom atendimento, pelo contrário, além das poucas informações que eles têm sobre os produtos com os quais trabalham, eles também não tem grande variedade quando o assunto é Nike.

Outra grande concorrente é a Decathlon, que está situada em várias cidades, nossas principais concorrentes são as lojas da capital paulista e de Campinas, de onde vem muitos de nossos consumidores. A empresa vende produtos em massa, mas também em quantidades pequenas e normalmente contam com preços bastante competitivos, porém nem sempre contam com variedade de produtos que o nosso perfil de consumidor procura.

PASSO 01 - Marketing do Século XXI

Atualmente, o conceito de mudanças vem sendo muito aplicado em várias empresas. Na verdade, torna-se necessário quando o assunto é sucesso empresarial. Empresas que param no tempo, ou seja, se prendem a métodos e estratégias antigas de vendas ou divulgação, correm um sério risco de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com