TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Marketing

Pesquisas Acadêmicas: Gestão De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  821 Visualizações

Página 1 de 2

Hoje é meu último dia no Goldman Sachs. Depois de passar quase 12 anos [...], creio que já permaneci tempo o bastante para compreender a trajetória da sua cultura, das pessoas que a integram e da sua identidade. E posso dizer que o ambiente atual é o mais destrutivo e tóxico que já vi.

Para expor o problema nos termos mais simples, o interesse do cliente continua a perder espaço na maneira com a qual a firma opera e na sua forma de pensar em ganhar dinheiro. [...]

Como chegamos a este ponto? A firma mudou sua maneira de encarar a liderança. A liderança costumava ser uma qualidade associada às ideias, aos bons exemplos e à decisão de fazer a coisa certa. Hoje, se a pessoa ganhar bastante dinheiro para a firma, será promovida para uma posição influente. [...]

Atualmente, a pergunta mais comum que recebo dos analistas recém-contratados sobre os derivativos é "Quanto dinheiro ganhamos com o cliente?" [...]

O Goldman Sachs de hoje parece valorizar demasiadamente os atalhos sem dar o devido valor às conquistas. Para mim, tornou-se difícil conviver com isso. Espero que isso possa funcionar como um chamado de despertar aos membros do conselho diretor. Façam do cliente o foco do negócio mais uma vez. Sem os clientes, vocês não ganharão dinheiro. Na verdade, nem mesmo existirão. Afastem os funcionários moralmente corruptos, independentemente da quantia que tragam para a firma. E acertem novamente o aspecto cultural da empresa, fazendo com que as pessoas queiram trabalhar nela pelos motivos certos. As pessoas que se preocupam apenas em ganhar dinheiro não vão sustentar a firma - nem a confiança de seus clientes - por muito mais tempo.

SMITH, Greg. Meus motivos para deixar o Goldman. The New York Times/O Estado de S. Paulo. Tradução de Augusto Calil, 13 de março de 2012. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,meus-motivos-para-deixar-o-goldman-,848665,0.htm. Acesso em: 11 de fevereiro de 2013.

Ao assumir a postura comercial denunciada por Greg Smith, o Goldman Sachs pode estar incorrendo no risco do:

a.

subposicionamento, pois as conquistas do passado perderiam importância e isto descaracterizaria a empresa perante o público.

b.

superposicionamento, pois ao investir em ações mais lucrativas, o banco deixaria de atender aos clientes de menor poder aquisitivo.

c.

posicionamento confuso, pois os clientes perderiam a noção sobre os investimentos mais adequados a sua condição financeira.

d.

posicionamento duvidoso, o que levaria os clientes do banco a desconfiarem das intenções da empresa e de seus funcionários.

e.

posicionamento equivocado, no qual os clientes passariam a enxergar o banco como uma instituição que deixou de oferecer bons negócios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com