TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Negócios

Exames: Gestão De Negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  2.739 Palavras (11 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 11

Planejamento estratégico corresponde ao estabelecimento de um conjunto de providências a serem tomadas pelos executivos para a situação em que o futuro tende a ser diferente do passado. A empresa tem que ter condições e meios de agir sobre as variáveis e fatores de modo que possa exercer alguma influência; o planejamento é ainda um processo contínuo, um exercício mental que é executado pela empresa independentemente de vontade específica dos seus executivos.

O propósito do planejamento é definido como o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas, as quais proporcionam uma situação viável de avaliar as implicações futuras de decisões presentes em função dos objetivos empresariais que facilitarão a tomada de decisão no futuro, de modo mais rápido, coerente, eficiente e eficaz. Dentro deste raciocínio, pode-se afirmar que o exercício sistemático do planejamento tende a reduzir a incerteza envolvida no processo decisório e consequentemente, provocar o aumento da probabilidade de alcance dos objetivos e desafios estabelecidos para a empresa.

O planejamento estratégico é de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa e diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção dos cursos de ação a serem seguidos para a sua consecução, levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada.

O planejamento estratégico deverá apresentar os seguintes produtos finais:

• direcionamento de esforços para pontos comuns;

• consolidação do entendimento por todos os funcionários da missão, dos propósitos, das macroestruturas, das macropolíticas, da postura estratégica, dos objetivos gerais, dos objetivos funcionais, dos desafios, das metas, das estratégias, das políticas e dos projetos da empresa, bem como indicam a elaboração do programa de atividades das várias unidades organizacionais que integram a estrutura organizacional;

• estabelecimento de uma agenda de trabalho por um período de tempo que permita à empresa trabalhar levando em conta as prioridades estabelecidas e as exceções justificadas.

2.2.5 MATRIZ SWOT ANALYSIS 2.2.5.1 Planejamento Estratégico do Negócio Após examinar as tarefas de planejamento estratégico exercidas pela administração da empresa, podemos, agora, examinar as tarefas de planejamento estratégico desempenhadas

31

pelos administradores de unidades de negócios. O processo de planejamento estratégico da unidade de negócio consiste nas oito etapas mostradas na Figura 3 (a).

INTRODUÇÃO

O Planejamento Estratégico realizado pela Capital Login é um trabalho que reuniu uma equipe para debater os problemas e as ações necessárias ao desenvolvimento organizacional, visando a reorientação e ao reordenamento das atividades internas, de forma a atender às funções atribuídas a organização.

Este trabalho vem ao encontro da necessidade de viabilizar as mudanças necessárias na gestão da Capital Login priorizar as ações que irão alavancar essas mudanças.

Para que se inicie o processo de Gestão Estratégica, isto é, o Planejamento e a Gestão, faz-se necessário que se definam os Valores, Crenças e os Princípios com que a organização se identifica, ou deverá se identificar durante a implantação.

Uma das mais importantes funções da Alta Administração e da Gerência e introduzir os novos Valores, Crenças e Princípios, para as atividades do dia-a-dia dos integrantes da organização, tornando essa base cultural adequada à nova situação.

Após uma reflexão para identificar o que faz parte da cultura da Capital Login, foi identificado que a organização valoriza:

• QUALIDADE, pois os clientes necessitam de tratamento humano, efetivo e competente, e os processos precisam fornecer respostas a eles.

• ÉTICA e HONESTIDADE, que são vivenciados nas ações, buscando realizar as atividades de maneira correta e segura para os clientes e funcionários. Os resultados globais e pessoais são avaliados com isenção, e o reconhecimento e a recompensa são efetuados de acordo com o desempenho.

• SATISFAÇÃO DOS CLIENTES, pois são eles que julgam o desempenho dos processos e identificam o compromisso com suas necessidades e expectativas.

• EQUIPE, pois deve existir credibilidade e lealdade entre as pessoas, transparência nas atitudes, companheirismo no relacionamento, responsabilidade na tomada de decisão, e entusiasmo para irradiar aos integrantes.

• SOLIDEZ, pois esta formará a imagem positiva da organização, sustentará a credibilidade institucional, e transmitirá confiança aos Clientes.

• COMPETÊNCIA, que é alcançada através do desenvolvimento e aperfeiçoamento contínuo das pessoas e dos processos, conseguidos através do ensino, pesquisa e equilíbrio nas ações.

• RESPEITO, pois nossos clientes e funcionários são tratados com respeito.

4.2 ETAPAS DA ELABORAÇÃO DO PLANO

A Elaboração do Plano Estratégico da Capital Login compreendeu as seguintes etapas:

• Definição da Missão

• Análise do Ambiente Externo

• Análise do Ambiente Interno

• Definição da Visão Estratégica

• Definição das Diretrizes e Metas

• Definição da Estratégia

• Desdobramento da Estratégia

A consolidação do Plano Estratégico visa a alinhar as ações de todas as funções, processos e setores, de modo a alcançar as metas e viabilizar os projetos considerados prioritários para a organização.

4.3 PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PLANO

A Alta Administração da Capital Login procurou realizar o processo de Planejamento Estratégico, utilizando o Principio da Gerência Participativa, através de um trabalho que contou com a colaboração de representantes de diversos setores da organização.

Este Plano Estratégico, após a sua aprovação, servirá de base para a Elaboração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com