TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Negócios

Monografias: Gestão De Negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

Anhanguera Aula virtual

Gestão de Negócios Internacionais aula 3

a) O que foi o GATT?

Antes da formação da OMC(organização Mundial do Comércio) que surgiu em 1995, grandes conversações existiram entre os países, sem entrarem em comum acordo nasceu o GATT (General Agreement on tariffs and Trade) em português seria “Acordo Geral de Tarifas e Comércio).

Com sede em Genebra na Suíça, o GATT perdurou até sua substituição em 1995 com o surgimento da OMC, era composto por três órgãos interligados: o Conselho de Representantes, o Secretariado e uma Assembléia Anual.

Seu principal objetivo era facilitar o mercado entre países e tarifas aduaneiros entre os membros do acordo.

O GATT vigorou no período de 1948 á 1995, contribuindo muito para o equilíbrio comercial, fazendo com que as normas que regulamentam o comércio internacional se ajustassem ao grande crescimento econômico do comércio, facilitando a agilidade nas operações financeiras, foi o período em que as tarifas mundiais diminuíram de 40% em 1947 para 5% em 1993, devido a sua intervenção.

b) Como surgiu a OMC e quais suas principais características?

Com sede em Genebra na Suíça a OMC representa a evolução do GATT, passou a entrar em vigor no dia 1° de janeiro de 1995.

Fazem parte de sua composição 153 membros, que negociam e assinam acordos, estes que são ratificados internamente por cada Estado-membro, a partir daí passando a regulamentar o Comércio Internacional entre países.

As funções exercidas pela OMC são: servir de fórum para comércio internacional (firmar acordos internacionais), gerenciar os acordos definidos, supervisionar a adoção e implementação destes acordos, pelos membros da organização.

Assegurar uma participação mais efetiva dos países em desenvolvimento no comércio internacional, elevação dos níveis de vida, pleno emprego, expansão de produção e proteção ao meio ambiente incentivando o recurso natural em níveis sustentáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com