TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Negócios

Artigo: Gestão De Negócios. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  1.943 Palavras (8 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 8

1. DEFINIÇÃO CLÁSSICA DE ESTADO, FORMAS E SISTEMAS DE GOVERNO 5

1.1 Forma de governo: Monarquia 5

1.2 Forma de governo: República 6

1.3. Sistemas de governo: Parlamentarista 6

1.4. Sistemas de governo: Presidencialista 6

2. APRESENTAÇÃO DO PAÍSES DO G8 6

2.1. Apresentação dos Países Participantes 7

2.2. Participação no cenário mundial 7

1. ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DOS PAÍSES DO G8 E RELAÇÃO DE PODERES ENTRE ELES. 9

3.1. Forma de governo e Sistema de governo 13

3.2. Qual a relação de poder entre esses países? 14

3.3. Quais países têm mais poder de influência sobre os outros? 15

3.4. Vocês acreditam que a forma de governo interfere na influência do país sobre o grupo do G8? 15

3.5. Quais economias parecem mais estáveis? 16

3.6. Como eles vêm enfrentando a crise global? 16

2. CRISE DO G8 E INTERVENÇÕES DO GRUPO NO CENÁRIO MUNDIAL ATUAL 17

4.1. O papel do G8 no cenário político mundial atual 17

3. 5. CONCLUSÃO: 19

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 20

INTRODUÇÃO:

As formas de Governo estão ligadas com a cultura de cada povo, por essa razão se formam diversos segmentos. A forma de se conduzir uma nação se define como uma modalidade de organização do poder político, onde, são representadas as diversas influências da natureza moral, psicológica, intelectual, geográfica e político-econômica, que mudam conforme as necessidades sociais do local, historicamente se renovam com o surgimento de novos imigrantes, novos ideais, enfim, com a mudança natural do ciclo de vida ao qual todos estão sujeitos. A república tem maiores adeptos numa visão globalizada, porém isso não significa que seja melhor ou pior, e sim mais usual atualmente.

1. DEFINIÇÃO CLÁSSICA DE ESTADO, FORMAS E SISTEMAS DE GOVERNO

Começaremos então por definir o que é Estado, que pode ser compreendido como uma instituição política, que é dirigida por um governo soberano, este detém o monopólio da força física em determinado território, subordinando a sociedade que nele vive.

Cabe ao Estado garantir a todos os seus subordinados direitos iguais, defender suas características políticas seguindo suas técnicas e suas leis. Pode também dividir seu poder político em:

Legislativo;

Executivo;

Judiciário..

Ao poder legislativo é composto pela câmara dos deputados e senado federal, compete a eles criar leis, o poder executivo é o cargo exercido pelo Presidente da República, e tem a função de executar as leis já existentes, e implementar novas leis segundo a necessidade do Estado e do povo. O poder judiciário é composto por ministros, desembargadores e juízes, os quais tem a função de julgar, de acordo com as leis criadas pelo Poder Legislativos e de acordo com as regras constitucionais de cada país.

1.1 Forma de governo: Monarquia

Existem duas formas de governo : a monarquia e a república.

A monarquia se define pela existência de uma Casa real, instituição que constituí-se de uma família, guardiã das tradições culturais e históricas da sociedade. A Casa real tem obrigação moral e política de proteger o país, a nação e o seu povo. Para a coroa exercer essa função pertence a ela a direção geral do Estado.

O chefe da família real é o chefe de Estado.

1.2 Forma de governo: República

A república é uma forma de governo onde nenhuma família ou indivíduo é o guardião das tradições da sociedade.

A função de guardião do país pertence ao Estado, que é uma organização pública. Para que o Estado exerça esta função é necessário que alguém assuma sua direção. Além da função de chefia de Estado, tanto as monarquias quanto as repúblicas existe outra função fundamental: governar o país.

1.3. Sistemas de governo: Parlamentarista

Nos governos parlamentaristas as chefias de Governo e Estado estão separadas. O rei ou o presidente (conforme a forma de governo)é o chefe de Estado, e o Primeiro Ministro é o chefe de governo. A fonte de legitimidade do governo esta no parlamento, eleito pelo povo. A população elege seus representantes (deputados), e os partidos que obtiverem a maioria irão constituir o governo.

1.4. Sistemas de governo: Presidencialista

No presidencialismo a chefia do Estado e de governo está na mesma pessoa. A fonte de legitimidade decorre diretamente do eleitorado. Governo presidencial significa governo organizado autonomante pelo presidente e chefiado por ele, governo parlamentar significa governo organizado pelo parlamento e chefiado por um parlamentar, aceito pela maioria dos deputados.

2. APRESENTAÇÃO DO PAÍSES DO G8

G8 significa o grupo de 8 nações. É um grupo excludente de líderes políticos de 8 nações específicas. Não é uma instituição, não há qualquer tipo de constituição ou carta, não há um secretariado permanente ou headquarters. Estes são os Estados mais industrializados, ricos e poderosos do Mundo.

Foi o presidente francês Valéry Giscard d’Estaing que, em 1975, tomou a iniciativa de reunir os chefes de Estado e de governo da Alemanha, dos Estados Unidos, do Japão, em Rambouillet, não longe de Paris. A ideia era que esses dirigentes se reunissem sem o acompanhamento de um exército de conselheiros, para discutir a respeito das questões mundiais (dominadas na época pela crise do petróleo) com toda a franqueza e sem protocolo, em um ambiente descontraído.

Depois do sucesso da reunião de cúpula de Rambouillet, essas reuniões passaram a ser anuais e o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com