TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Capitulo - Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações

Por:   •  20/4/2020  •  Resenha  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 4

Capitulo 1

Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações

De: Chiavenato

Resumo do conteúdo

Com as grandes mudanças no mundo moderno, ocorre na área de Recursos Humanos mudanças maiores. O autor traz como exemplificação que tratar as pessoas como apenas recursos organizacionais é um desperdício, já que a humanidade é parte importante do “corpo” da organização.

Na era da industrialização Neoclássica, que se estende até 1950. Onde seu ponto forte foi a intensificação da produção, da localidade para a regionalidade e dela para a internacionalidade. As organizações se propuseram a tentarem novos métodos estruturais para incentivar as inovações em conjunto com as mudanças do macroambiente.

Na era da informação, datada na década de 1990, conhecida também como era do conhecimento, caracterizada pelas mudanças rápidas, constantes e imprevistas. A informação começou então a cruzar o planeta em milésimos de segundos, trazendo benefícios para a economia que passou de internacional para global. O capital financeiro perdeu lugar para o capital intelectual que buscava essas informações e sabiam planejar medidas com elas. Em tal época, mais importante que dinheiro, era conhecimento, de como usá-lo e aplica-lo para aumentar a rentabilidade. Onde o trabalho intelectual deu passos largos sobre o trabalho manual.

No decorrer da história, surgem dois tipos de departamentos. O Departamento pessoal, responsável por fazer cumprir as exigências legais a respeito do emprego. E o Departamento de Relações Industriais, com basicamente o mesmo papel apenas acrescentando o relacionamento da organização com sindicatos e a coordenação interna com os demais departamentos para enfrentar problemas sindicais de conteúdo reivindicatório.

Já o Departamento de Recursos Humanos, que substitui o DRI, foram aparecendo na industrialização Neoclássica. Possuindo tarefas operacionais, burocráticas, táticas. Cuidado do colaborador o humanizando.

Ao conjunto da substituição do RH, ocorreram também no DRH, onde a Gestão de Pessoas passou a ser o anterior dito. As equipes em GP se desprendem do operacional e vivem a prática do tático, com a meta de desenvolver atividades estratégicas dentro da organização. O autor cita que com o passar da Era da Informação pessoas se tornaram a solução e não problemas e/ou substituíveis.

Pode-se observar de todo o passar dos anos, de todos os métodos e pesquisa, que a mudança sempre estará sendo fomentada. Tudo isso graças a modernização, globalização, competitividade e sustentabilidade. Tais pontos influenciam os gestores a terem suporte para seus efeitos desconhecidos e em maioria fonte de dinheiro e espaço mercadológico.

Assim como existe a novidade no mundo externo, a mesma existe dentro das organizações. O papel da GP é o mais variável de dentro das organizações, pois ao pontilhar e descrever as mudanças, também muda-se. Levando assim todos ao processo de mudança e busca de espaço.

No século XXI é fundamental saber gerenciar o talento humano, pois o mesmo enriquece as organizações trazendo-lhes êxito, ter talentos em uma organização se diferencia de ter pessoas dado que talentos é pessoas especiais que possuem competências, para ser um talento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com