TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualquer pessoa pode ser um administrador?

Por:   •  13/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  1.077 Visualizações

Página 1 de 4

1 – Qualquer pessoa pode ser um administrador? Faça uma reflexão desta questão levando em consideração duas análises. 1) Se uma pessoa sem formação em administração pode ser uns bons administradores 2) Se qualquer pessoa pode obter uma formação em administração e ser um bom administrador. Em sua análise, leve em consideração, para justificar sua resposta, os textos indicados e sua experiência em uma organização em que você participa ou tem informação.

Uma pessoa pode ser um bom administrador mesmo sem estudo, só com a experiência, podendo administrar tanto uma pequena quanto uma grande empresa.

2 – Um bom administrador pode administrar qualquer empresa? Independentemente do ramo onde ele atua? Justifique sua resposta utilizando os textos indicados e sua experiência em uma organização em que você participa ou tem informação.

Um bom administrador pode administrar tanto uma pequena quanto uma grande empresa, independente do ramo de atuação, pois as funções da administração permanecem as mesmas o que muda é a forma que pode ser aplicada em uma ou outra empresa.

3 – Nos textos estudados, baseados na classificação e no trabalho de Robert L. Katz, as habilidades gerenciais necessárias para um administrador muda de acordo com os diferentes níveis hierárquicos em uma organização. As principais habilidades apresentadas são: Habilidades técnicas, habilidades humanas, habilidades conceituais, habilidades de comunicação e habilidades de analise critica. Imaginando que você fosse chamado para administrar e gerenciar o setor em que você trabalha. Qual seria, dessas habilidades, a que você já possui? A que menos possui e a que seria mais difícil você desenvolver? Justifique sua resposta levando em consideração os conceitos de cada uma dessas habilidades.

Das habilidades supracitadas, a que já possuo é a habilidade conceitual, não possuo a habilidade administrativa, sendo a mais difícil de desenvolver a habilidade em relações humanas. Pois a habilidade conceitual, já faz uso da mesma no meu dia a dia, no trabalho, devido ter a necessidade de diagnóstico a partir da análise e interpretação de informações recebidas de várias fontes e tomar decisões complexas. Já a habilidade administrativa não tenho, preciso desenvolve-la quanto ao planejamento, organização, contratação de pessoas e controle. A habilidade em relações humanas é a mais difícil a ser desenvolvida, devido a necessidade de compreender cada um e fazê-lo pensar e agir conforme a necessidade da instituição.

A habilidade humana para mim é, mas fácil de ser desenvolvido por ter uma boa habilidade a desenvolver bem em equipes e atuar de maneira eficiente e eficaz. E a mas tenho dificuldade, mas nem tanta, é habilidades conceituais, por ser uma habilidade que tem que ter uma visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e na administração da empresa.

Acredito que a proposta de administrar uma empresa envolva muitas responsabilidades. Das habilidades necessárias para administração, o maior domínio que possuo, presumo que sejam as habilidades humanas, em me relacionar e estimular um bom trabalho em equipe e as habilidades de análise crítica, como lidar bem com as situações e perceber as possibilidades de melhoras.  As que precisam se desenvolver mais, são as de comunicação e habilidades técnicas, me aprofundar no conhecimento específico da área de trabalho e de comunicar com as pessoas com maior facilidade.

4 – Faça uma análise de uma organização que você conheça ou trabalhe. Cada componente do grupo deve analisar uma organização e relatar na reposta. Justifique sua resposta levando em consideração os conceitos de eficiência e eficácia.

  1. Você acha que essa organização é eficiente e eficaz? Por que?

Sim, porque procura meios de fazer o que tem que ser feito direito, maximizando resultados e reduzindo gastos, também é eficaz, pois, estabelece objetivos a serem alcançados, procurando melhores meios de alcançá-los, sempre aplicando e valorizando ideias inovadoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (99.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com