TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Qualidade

Exames: Gestão De Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

O que é Qualidade?Como seu conceito se alterou ao longo do tempo?

O conceito da Qualidade foi primeiramente associado à definição de conformidade às especificações. Posteriormente o conceito evoluiu para a visão de Satisfação do Cliente. Obviamente a satisfação do cliente não é resultado apenas e tão somente do grau de conformidade com as especificações técnicas mas também de fatores como prazo e pontualidade de entrega, condições de pagamento, atendimento e pós-venda.

Qualidade faz parte do vocabulário de todos, seu conceito esta ligado a três fatores:Redução de custos;aumento de produtividade;satisfação dos clientes. É que ela não gera custos, ao contrario, ela os diminui. A preocupação com a qualidade, em seu sentido primeiro não é recente. Nas sociedades agrícolas de antigamente, a qualidade dos grãos semeados dependia, pelo menos parcialmente, da colheita que levaria o pão a mesa dos aldeões. Na idade media, os artifícios eram tão mais valorizados quanto mais apresentassem qualidade em seu trabalho. A demanda crescente da qualidade dos serviços decorrente principalmente de dois aspectos: O primeiro refere-se às mudanças ocorridas na indústria manufatureira, na qual as novas tecnologias tornaram-se rapidamente disponíveis e copiáveis, diminuendo com isto o tempo em que a empresa consegue manter uma vantagem competitiva pela inovação. A qualidade técnica de produtos similares concorrentes está se tornando cada vez mais igual. Assim, a qualidade dos serviços prestados na compra e no uso de um produto está ficando mais importante para o cliente, no momento da escolha de um fornecedor. O segundo aspecto refere-se ao fato de que, com o advento da modernidade, as pessoas estão elevando seus padrões de vida, aumentando a demanda por serviços e exigindo serviços melhores e mais convenientes. Como resultado desta nova demanda, muitas empresas de serviços estão crescendo e evoluindo na direção da satisfação do cliente

Etapa 1 Passo 2

O que é Gestão da Qualidade e como foi sua evolução?

A gestão pela qualidade é uma forma de ação administrativa que coloca a qualidade dos produtos ou serviços como foco principal para toda a atividade da empresa.

A Gestão da Qualidade aponta para a preferência do consumidor, o que aumenta a produtividade,levando a uma maiôs competitividade e assegurando a sobrevivência das empresas.

A era do controle estatístico surgiu com o aparecimento da produção em massa, traduzindo-se no inicio de técnicas de amostragem e de outros procedimentos de base estatística, bem como, em termos organizacionais, no aparecimento do setor de controle da qualidade.

A partir da década de 50, surgiu a preocupação com a gestão da qualidade, que trouxe uma nova filosofia gerencial com base no desenvolvimento e na aplicação de conceitos, métodos e técnicas adequados a uma nova realidade. A gestão estratégica considera como fundamentais as variáveis técnicas, econômicas, informacionais, sociais, políticas que formam um sistema de caracterização técnica, política e cultural das empresas. Tem também, como seu principal interesse, o impacto estratégico da qualidade nos consumidores e no mercado, com vistas à sobrevivência das empresas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com