TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Qualidade

Artigo: Gestão De Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  1.238 Palavras (5 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo

Além da busca pela qualidade, a globalização da economia força as empresas a buscarem a competitividade e, assim também, a eficiência nos processos, pois se estas não continuarem o seu esforço de melhoria e aprimoramento, correrão o risco de perder competitividade e ter seu espaço ocupado por concorrentes melhores e mais ágeis. A maneira mais adequada de se ter qualidade é através da adoção de técnicas gerenciais, onde todas as ações sejam previamente planejadas.

Neste contexto se enquadram os sistemas de gestão da qualidade que têm como base a norma NBR ISO 9000:2000, que é uma norma específica para sistemas de gestão da qualidade que permite as empresas em primeiro lugar verificar a consistência de seus processos, medi-los e monitorá-los com o objetivo de aumentar a sua competitividade e com isso assegurar a satisfação de seus clientes.

Introdução

“Organizações dependem de seus clientes e, portanto, convém que entendam as necessidades atuais e futuras do cliente, os seus requisitos e procurem exceder as suas expectativas”. NBR ISO 9000:2000

Em um mundo cada vez mais globalizado, conectado a tudo e a todos, com o ideal pela qualidade, força as empresas a busca pela competitividade e, assim também, a eficiência nos processos, pois se estas não continuarem o seu esforço de melhoria e aprimoramento, correrão o risco de perder competitividade e ter seu espaço ocupado por concorrentes melhores e mais ágeis.

Até a década de 80, era comum as empresas não se preocuparem tanto quanto à qualidade de seus produtos, tendo em vista que as vantagens competitivas do mercado eram menos complexas e o mercado consumidor aceitava praticamente tudo quanto era produzido, independente de sua qualidade ou não, devido à grande demanda por produtos.

Com o desenvolvimento tecnológico e aumento da complexidade nos fatores para se manter competitivo, as empresas passaram a buscar qualidade em seu processo produtivo, aumentando também consideravelmente sua produção, e lançando no mercado uma

quantidade maior de produtos.

De acordo com pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE (2007), 78% das micro e pequenas empresas que abriram suas portas entre 2003 e 2005, sobreviveram. Dados estes que, em 2006, não ultrapassavam 50%. Isto é reflexo da busca por conhecimento.

Os dados divulgados levam em conta uma mostra de 3 mil empresas abertas entre os anos de 2003 e 2007. Os números sobre a mortalidade no primeiro ano de atividade referem-se às empresas abertas em 2007. Na avaliação dos dois primeiros anos de atividade (empresas abertas em 2006), 37% fecharam as portas. Em três anos (empresas fundadas em 2005), 46% encerraram as atividades.

O desenvolvimento das empresas depende dos objetivos traçados pelos seus dirigentes. Para isso, Porter (1999) destaca que a ampliação das empresas, pode ser divida em duas partes: a primeira, é o desempenho dos concorrentes do setor; a segunda, refere-se ao desempenho da organização perante a esfera, fato que dependerá da estratégia utilizada para atingir os objetivos traçados.

Com o advento da globalização, a gestão da qualidade tornou-se fator competitivo para as empresas onde versa que a gestão da qualidade total é um diferencial que possibilita acompanhar os processos dentro da organização para a obtenção dos objetivos e o caminho para melhoria contínua.

2. A gestão da qualidade

Gestão da qualidade é uma forma de gerenciamento, que visa melhorar o desempenho organizacional, possibilitando alcançar vantagens competitivas e auxiliando na sobrevivência das empresas.

A conceituação predominante para a qualidade é satisfação dos clientes que depende da relação entre expectativas na aquisição e percepções no momento do uso, quanto à qualidade do produto.

A gestão da qualidade abrange três naturezas básicas, segundo Paladini (2004):

- Bens tangíveis: atividades industriais onde o produto existe fisicamente;

- Bens intangíveis: há interação com o usuário na geração de serviços;

- Ambiente em que ocorre o serviço;

- Serviço prestado.

Esses elementos podem ser avaliados através das análises que a corporação adota.

A opção pela qualidade é uma tática que supera a concorrência, onde a reputação pela qualidade foi a vantagem competitiva sustentável para a manutenção saudável de uma corpotação.

3. Gestão da qualidade na pequena empresa

Pela tradição a gestão da qualidade na pequena empresa, não é aplicável, subentendendo-se que a mesma é aplicada somente em grandes corporações e, ao pequeno empreendimento, falta-lhe a capacidade de adaptação.

Do contrário, a regra é adaptável a qualquer porte de empresa. Estudos realizados demonstram que sucesso da gestão é mérito da organização e não da peculiaridade do sistema, conforme afirma Paladini (2004).

As pequenas empresas estão sendo pressionadas pelas grandes corporações, que as têm como fornecedoras ou terceirizadoras, para que tenham a mesma visão e adequação à norma, requisitos relevantes para a concepção da certificação pelas empresas.

A norma NBR ISO 9000-2000 (2000) aborda que os requisitos para o sistema de gestão da qualidade são genéricos e aplicáveis a qualquer âmbito industrial ou econômico.

4. Estatísticas quanto a Certificação da Qualidade - ISO 9001

É importante destacar que existem empresas brasileiras que servem de modelo no campo de Gestão da qualidade, independente do tamanho ou área de atuação. O Brasil conta com 9.014 empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com