TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão E Desenvolvimento De Produtos E Marcas

Tese: Gestão E Desenvolvimento De Produtos E Marcas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Tese  •  3.545 Palavras (15 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 15

Lançamento de Produto: Notebook 2 em 1 Positivo com processador Intel® Atom™

O produto foco deste trabalho é analisar o processo do mais novo lançamento da empresa nacional Positivo Informática, que está no mercado há aproximadamente 25 anos e que ocupa uma importante posição no mercado local, sobretudo no segmento de entrada.

As constantes inovações no mercado de informáticae as diferentes necessidades e modelos de uso dos usuários e consumidores fizeram a categoria de Tablets cresceram aceleradamente nos últimos 2 anos. O que permitiu o surgimento de uma nova categoria de computadores portáteis capaz de revolucionar o mercado e revigorar a categoria de notebooks – os 2 em 1’s.

1. O PRODUTO

O produto objeto desse estudo é o notebook 2 em 1 da Positivo com processador Intel® Atom™, lançado a aproximadamente 1 mês no mercado brasileiro.

1.1. Resumo do Produto

• Necessidade: dispositivo ultra portátil (fino leve) como é o Tablet, porém sem perder as funcionalidades de um notebook com teclado.

• Tipo de produto: produto novo na empresa e não no mercado.

• Atributos do produto (próximo slide)

• Inovação: tablet e computador juntos realizado com parceria de empresas (Intel e Positivo)

• Preço: R$999,00

• Público alvo: classe B/C/D

• Distribuição: maiores parceiros varejistas - Ponto Frio e Casas Bahia

1.2. Principais atributos e características

Design

• Tela de 10 polegadas

• Tela conversível/dobrável

• Acabamentos em prata

• Leve e fino (1,09Kg)

Tecnologia

• Processador Intel® Atom™ Quad Core

• 1.83 GHz/2MB Cache/Memório DDR3L on board

• Windows 8 e Office 365 Personal

• Tela touch LED HD

• Sensor de Movimento

• Intel® HD Graphics

2. ETAPAS DO LANÇAMENTO DE PRODUTO

2.1. Geração de Idéias

A idéia de desenvolvimento do produto Notebook 2 em 1 nasceu de uma parceria entre a Positivo e a Intel, objetivando incentivar a criação de novos designs competitivos no mercado com a categoria 2 em 1.

As técnicas utilizadas para a geração do produto foram:

a. Listagem de atributos

Nesse caso foram observadas as propriedades, qualidades, elementos de design, componentes, dimensões, cores, peso, entre outros.

b. Análise Morfológica

Através dessa análise da listagem acima foram feitas as combinações dos componentes, ou seja de todos atributos que foram usados no projeto.

c. Brainstormings

Foram feitos para a captura de idéias e alinhamento entre o time de produto Positivo, gerentes e engenheiros da Intel e alguns gerentes das empresas de componentes parceiras do projeto.

Pontos Fortes

 Processo criativo alinhado e integrado: hardware/tecnologia (Intel e Positivo), e software (Microsoft), que permitiu a fusão de idéias e conceitos que viabilizaram o projeto;

 O relacionamento contínuo e forte da Positivo com seus fornecedores de Taiwan e China fez que com a idéia do produto se desenvolvesse de forma mais eficiente, visto que seus fornecedores já conhecem o plano de negócios e preferências da empresa;

 Suporte e apoio da Intel no gerenciamento de seu ecossistema, abrindo caminhos e facilitando o processo de criação de novos produtos;

 Investimentos adicionais e incentivos: O produto 2 em 1 é uma das grandes apostas da Intel na revigoração da categoria de PCs, o que permitiu maior priorização e investimentos na criação de novos designs.

Pontos Fracos

 O Desafio do preçoe diferenciais de mercado é sempre presente. Mas, neste produto ultrapassou alguns limites da Positivo, considerando que a categoria 2 em 1 requer em seu conceito mais inovação, e o preço de mercado almejado é de entrada.

2.2. Análise e Triagem

Para ser um produto 2 em 1, é necessário atender alguns requisitos e atributos mínimos, portanto para reduzir o custo do produto, foi feita uma análise de materiais utilizados e acabamentos, chegando no melhor custo-benefício possível.

Em termos de tecnologia, o processador Intel® Atom™ foi uma alternativa para se obter um bom custo-benefício, visto que ele é capaz de atender a todos as necessidades diárias deste perfil de cliente com custo menor do que outros processadores de alto desempenho da família Intel Core.

Com relação ao ROI, o risco existiu e foi ponderado, considerando que para chegar no price point de R$999,00, a Positivo foi bastante agressiva.

Pontos Fortes

 O conceito e critérios/requisitos do 2 em 1 já são existentes, o que facilita o processo de triagem, na definição de como deverá ser o produto.

Pontos Fracos

 Como todo processo de triagem e análise precisa considerar a viabilidade, não é fácil quando se trata de uma categoria nova, ainda em construção.

 Este processo foi feito internamente pelo time de produto Positivo, que não compartilha detalhes do processo.

2.3. Desenvolvimento do Conceito do Produto

O mercado de notebooks perdeu espaço para os tablets, que vem crescendo progressivamente, uma vez que os consumidores atuais possuem necessidades muito relacionadas aos benefícios presentes nos smartphones e tablets.

Neste contexto surgiu a categoria de 2 em 1, que une a funcionalidade do tablet e do notebook em um único produto. Sendo esta a aposta da Intel, afim de fomentar o mercado e aumentar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com