TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica

Por:   •  9/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.395 Palavras (6 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 6

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

       [pic 3]

  Avaliação a Distância

   

Unidade de aprendizagem: Gestão Estratégica

Curso: Administração

Professor: Ana Paula szpoganicz Heerdt

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Como você estudou nesta unidade de aprendizagem, o planejamento estratégico é o processo utilizado para estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando à otimização da interação com o ambiente e a atuação de forma inovadora e diferenciada.

Com base neste conceito e nas etapas de elaboração de um planejamento estratégico, leia o texto abaixo e responda as questões que seguem:

A Indústria de Calçados Beleza Pura foi inaugurada em janeiro de 1998, em Florianópolis, Santa Catarina. Desde o início, os produtos da fábrica tiveram uma boa aceitação no mercado regional, principalmente pelo excelente material utilizado e pelo atendimento de venda e pós-venda que era feito diretamente pelos fundadores Antonio e Julia Santos.

Nos dois primeiros anos, enquanto Julia desenhava a coleção e cuidava da produção, Antonio fazia os contatos com fornecedores e clientes.

Em função do crescimento nas vendas, em janeiro de 2001 foi necessário contratar mais pessoal para produção, inclusive um gerente para auxiliar Julia na administração da produção. Em julho, foram criados os setores financeiro e logístico. Antonio passou algumas de suas funções para os funcionários contratados para estes dois novos setores.

Em 2004, o faturamento da empresa foi acima do esperado e o mercado deixou de ser apenas regional. Os clientes agora estavam distribuídos por todo o Estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com isso, Antonio e Julia viram a necessidade de abrir uma filial da indústria para atender seus clientes gaúchos com maior rapidez. A nova fábrica foi inaugurada em abril de 2007, contando com trinta colaboradores.

O faturamento da empresa em 2008 foi de R$ 30 milhões, no entanto, a crise financeira assustou os proprietários e Antonio decidiu se afastar das funções de rotina da empresa e criar uma equipe para planejar o futuro das fábricas, analisando novos mercados e investimentos. Esta nova fase da empresa tem apresentado pontos positivos, como o maior interesse dos colaboradores devido à participação nos lucros da empresa, mas o aumento da burocracia é um desafio que precisa ser superado.

Autor: Criado pelo professor

1.  Em relação ao exposto acima, classifique a empresa quanto aos itens abaixo e justifique sua resposta. (3,0 pontos)

  1. Classifique a empresa quanto ao setor econômico a que pertence.

A empresa tem sua classificação quanto ao setor econômico como indústria (setor secundário), pois é uma empresa que transforma seu material alternativo em produtos para consumo.

  1. Classifique a empresa quanto a origem e a aplicação dos seus recursos.

A empresa está enquadrada no segundo setor quanto à origem e a aplicação dos recursos, por se tratar de uma instituição privada que visa o lucro na fabricação de calçados. Lembrando que toda empresa se enquadra no segundo setor.

  1. Classifique a empresa quanto ao tamanho (faturamento anual).

Quanto ao tamanho se classifica em empresa de médio e grande porte por faturar um valor anual acima de 2.4 milhões.

2. Caracterize a fase do ciclo de vida que a organização se encontra atualmente, destacando pelo menos duas características desta fase presentes no texto. (2,0 pontos)

A empresa supracitada passa atualmente pela quarta fase ( coordenação ) , pelo fato de Antônio ter criado uma equipe para planejar o futuro das fábricas, analisando novos mercados e investimentos e também pelo aparecimento da crise burocrática, que é um desafio que precisa ser superado.

3. Desenvolva um planejamento estratégico para a empresa, seguindo as nove etapas propostas no material didático: (5,0 pontos)

* Etapa 1 - Pré-diagnóstico

* Etapa 2 - Sensibilização

* Etapa 3 - Diagnóstico estratégico

* Etapa 4 - Definição da base estratégica corporativa

* Etapa 5 - Definição de Estratégias

* Etapa 6 - Definição dos Planos de Ações

* Etapa 7 - Definição dos Recursos

* Etapa 8 - Implementação

* Etapa 9 - Monitoração, Avaliação e Controle

Planejamento Estratégico da Indústria de Calçados Beleza Pura

1ª Etapa:

Como a indústria de calçados decidiu criar uma equipe de planejamento a fim de analisar investimentos futuros o pré- diagnóstico pode ficar a cargo desta mesma equipe. Ficando definida uma equipe interna como responsável pelo planejamento estratégico.

Como aspecto positivo visualiza se como superar a burocracia e quais seguimentos em novos mercados e investimentos podemos seguir.

Após definidos aspetos positivos ( o ramo a seguir como investir e onde) entramos na ;

2ª Etapa:

Que é a sensibilização dos colaboradores como um todo.

Como a empresa possui apenas uma filial, pode ser organizada uma palestra na cidade onde a matriz se estabelece, em sua sala de reuniões.

A data do encontro deve ser divulgada anteriormente de forma a convidar os colaboradores. Ou seja, uma maneira de motivar tornando o mesmo como parte integrante do processo e das metas da empresa.

3º Etapa: A ser seguida é o diagnostico estratégico. Uma analise mais detalhada das organizações da empresa e de seu ambiente externo. Como a empresa definiu uma equipe de planejamento interno com os colaboradores internos da empresa as analises e pesquisa serão realizadas e expostas em reuniões com os organizadores , e  é a forma de definir a real situação organizacional da empresa . Esta analise é feita em relação a o ambiente interno e externo da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (297.4 Kb)   docx (79.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com