TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Sim. A organização buscou maneiras de como melhorar a situação financeira do grupo, verificou a necessidade de unificar as entidades jurídicas, para ter um melhor controle de mercadorias e menos trabalho nos lançamentos que eram feitos em três sistemas de gestão diferentes. Outra visão estratégica foi a redução no quadro de funcionários, o grupo Walmart com ajuda de uma consultoria fez um levantamento e detectou que haviam repetições de funções na empresa, com isso a Walmart estuda uma central com serviços compartilhados, ou seja, a empresa observou que poderia reduzir os custos com funcionários, desligando uns, e dividindo os serviços com os demais funcionários.

  1. Quanto ao setor econômico a empresa se classifica em Setor Terciário, pois se trata de uma empresa de comércio; a origem dessa organização é do Segundo Setor, porque é uma organização privada com fins lucrativos, seus recursos são utilizados para fins privados, e quanto ao tamanho, a Walmart se enquadra como Empresa grande porte, por ter um faturamento anual superior a R$ 3.600.000,00 (valor atualizado) segundo a Lei Complementar 123 de 14 de dezembro de 2006.
  1. Os administradores da empresa se preocuparam em vários aspectos na implantação no Brasil, mas como a empresa ficou estagnada por um longo tempo, conclui-se que nesse período os administradores com uma coordenação descentralizada tiveram influência negativa para Walmart. No entanto em 2004 e 2005 com a compra de novas empresas, e cada uma com sua forma de administração podemos dizer que foram decisões positivas para a organização sair da estagnação.

Em 2009 positivamente podemos destacar, com várias ações, um planejamento estratégico pretendendo centralizar a coordenação, como por exemplo, demissão de vários diretores e levar adiante suas estratégias para aumentar o seu faturamento e atacar seus concorrentes.

  1. Planejamento Estratégico do Walmart no Brasil deu início em 1995 instalando-se no país mesmo sabendo que havia grandes concorrentes, como esse planejamento é objetivo a longo prazo, o Walmart ganhou espaço no mercado brasileiro.

O Planejamento Tático, que são de médio prazo, começou em 2004 e 2005, adquirindo duas concorrentes, o Bompreço e o Sonae. Cada uma ficou com sua forma de administração, prevendo uma não aceitação no mercado caso unificasse as empresas, então preferiu manter cada uma com suas características.

O Planejamento Operacional do Walmart é a criação de uma central de serviços compartilhados, que deverá se localizar em Osasco, na Grande São Paulo, concentrando tarefas como tesouraria e execução de folha de pagamentos em um só lugar.

As ferramentas de gestão utilizadas para pôr em prática seu planejamento foram investimento em aquisição de concorrentes, corte de funcionários, redução de gastos, investimento em tecnologia e unificação operacional, em seus diferentes estágios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com