TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Demanda e Principais mercados de Clientes

Por:   •  24/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.489 Palavras (6 Páginas)  •  781 Visualizações

Página 1 de 6

GESTÃO DE DEMANDAS

Demanda negativa

A demanda negativa existe quando uma parcela da demanda evita ou não gosta do produto ou serviço prestado. São exemplos de produtos: vacinas e fraldas geriátricas. Como serviços podemos citar serviços cirurgias de alto risco. A tarefa do marketing é tentar descobrir o porquê do público-alvo evitar esse produto e desenvolver estratégias de marketing para redesenha-lo, que pode incluir desde a redução de preços até o redesenho do produto.

Um exemplo dessa mudança estratégica é o do Emulsão Scott, uma emulsão vitamínica de óleo de fígado de bacalhau que antigamente tinha um gosto horrível e era evitado pelas crianças. Com o aumento da concorrência, o produto foi modificado e agora a emulsão com sabores de morango e laranja tem mais adeptos.

Demanda inexistente

É quando o público-alvo desconhece o produto ou serviço e assim não demonstra interesse pelo mesmo. Por exemplo, agricultores podem não ter interesse em um insumo agrícola oferecido por uma determinada cooperativa, mas aquele produto é sim relevante e benéfico ao agricultor. Assim, a função do marketing dessa cooperativa é encontrar meios de associar os benefícios do produto à necessidade dos indivíduos.

Como exemplo: Quando uma empresa de tecnologia desenvolve um aplicativo que diz ser capaz de localizar os salões de cabelereiro mais próximos de você e mostrar as avaliações de clientes que passaram por lá. O marketing dessa empresa terá que buscar através das redes sociais uma forma de aproximar esse aplicativo de seus futuros usuários, e ligar os benefícios do aplicativo às necessidades e desejos das pessoas.

Demanda latente

Algumas vezes, pode-se haver a inexistência ou indisponibilidade no mercado de produtos que muitos consumidores desejam e compartilham dessa necessidade. A função do marketing é avaliar a dimensão do mercado potencial e desenvolver produtos ou serviços que atendem essa demanda.

Por exemplo, há uma grande demanda por automóveis que consomem menos combustíveis fósseis. Com essa demanda crescendo a cada dia, apoiada pelas questões ambientais (aquecimento global, o fim do petróleo, entre outros), nos Estados Unidos já existem empresas focadas nessa demanda, como a Tesla Motors Inc., que é pioneira em desenvolver veículos elétricos.

Demanda em Declínio

Acontece quando a demanda diminui gradativamente em relação à demanda anterior. As empresas passam por este declínio sobre seus produtos ou serviços. Exemplo: (Carros que consomem muito combustível).

Vendo isto a área de marketing deve identificar as causas, fazer um estudo e desenvolver estratégias para reverter as quedas. Buscar redesenhar e determinar se a demanda poderá ser reestimulada com novos mercados-alvo, através de mudanças na característica do produto ou realizando comunicações mais eficazes. Utilizar o marketing de revitalização, ou seja, a criatividade.

Demanda Irregular

Quando há sazonalidade na procura diária, mensal, semestral ou anual. Como por exemplo a procura por shoppings em datas comemorativas, por museus em feriados, por lojas de chocolates em dia dos namorados, por salões de beleza aos finais de semana

O marketing deve buscar estratégias para modificar o padrão de demanda, com preços mais flexíveis, oferecendo descontos, promoções e outros inventivos para os períodos de pouco movimento para sincronizar a demanda. Chama-se sincromarketing. No exemplo dos salões de beleza, é muito comum fazer pacotes promocionais durante a semana para atrair mais clientes.

Demanda Plena

Ocorre quando as organizações estão satisfeitas com seu volume de negócios. No momento em que o volume de consumidores é satisfatório para a empresa. Exemplo: Telefones e Celulares.

Nesta situação, a área de marketing deverá manter o nível de demanda, independente das mudanças dos clientes e da crescente concorrência. Buscando manter ou melhorar a qualidade, medindo a satisfação e estar atento ao comportamento dos consumidores para eventuais mudanças.

Demanda Excessiva

Esta demanda é caracterizada pelo excesso na procura. O volume de consumidores é sempre maior do que a empresa pode ou deseja atender. Exemplo: Shows de artistas famosos, baladas muito procuradas.

O papel do marketing é desencorajar os clientes menos rentáveis a adquirir o produto/serviço. É quando uma empresa, por alguma razão estratégica, decide diminuir temporária ou permanentemente uma demanda, através de ações de demarketing, ou seja, desestímulo da demanda total, aumentando preços e reduzindo promoções. E pode ser usado também seletivas, que é a redução da demanda que vem de parcelas do mercado menos lucrativas e que necessitam menos do produto.

Demanda Indesejada

É toda a procura por produto/serviços prejudiciais à saúde, sociedade ou meio-ambiente. Produtos prejudiciais à saúde atrairão esforços de marketing para desestimular seu consumo. Exemplos: Bebidas alcoólicas, Cigarros, Armas de fogo, Filmes pornográficos com menores.

A tarefa do marketing é fazer com que as pessoas que apreciam esse tipo de produto deixem de consumi-lo, por meio de ferramentas como mensagens amedrontadoras, preços elevados e disponibilidade reduzida. Executar o marketing de eliminação.

PRINCIPAIS MERCADOS DE CLIENTES

Mercado Consumidor

O mercado consumidor é muito importante um empreendimento. Ele é formado por todas as pessoas ou empresas interessadas nos produtos ou serviços que o empreendimento oferece e, dessa forma, dela se tornam clientes.

Neste mercado, encontra-se fonte de receitas de qualquer negócio. Mas sabemos que a competitividade aumenta a cada dia. Um número crescente de empresas tenta vender seus produtos para os mesmos consumidores.

Aqueles que podem comprar o produto ou contratar serviços mesmo que o negócio interesse a vários tipos de consumidores, há sempre um grupo principal. Preocupar-se com um bom grupo potencial de cliente para garantir que o cliente escolha o empreendimento, sempre é preciso conhecê-lo bem e saber o que ele quer. Dando ao cliente o produto que ele deseja, com o atendimento adequado, sendo o melhor meio de aumentar as vendas e crescer.

Mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com