TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Marketing

Projeto de pesquisa: Gestão de Marketing. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.606 Palavras (7 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade prática supervisionada

Administração mercadológica

Professo presencial: Mônica B. Pereira

Aluno: Bruno Henrique Luna

R.A:291042

Universidade Anhanguera Uniderp

. INTRODUÇÃO

Neste ATPS será apresentado todo o conteúdo estudado na matéria de Análise de Investimentos e sua influência na administração das empresas. Iremos aprender como o marketing é um fator de diferenciação para a organização tornando-a mais competitiva e ainda falaremos sobre o público-alvo, suas exigências e conseqüentemente do que é necessário para satisfazer essas exigências baseados em uma pequena empresa.

Para a organização se manter forte nos dias de hoje é necessário que ela tenha um foco no conhecer e satisfazer as necessidades, que estão sempre mudando de tempos em tempos, oferecendo sempre rapidez, cordialidade, conhecimentos, soluções de problemas para o consumidor assim tornando-se mais competitiva, pois ainda existem organizações nos dias atuais que focam somente na venda do produto e não na satisfação da necessidade do cliente e ainda há aquelas que vendem preço ao invés de qualidade, mas preço baixo somente não e é o suficiente para formar uma empresa viável no mercado e é necessário definir melhor o que seria qualidade e o que significa boa qualidade para o consumidor, porém apenas isso não é o suficiente, pois segundo Kotler “o consumidor é mais do que um simples comprador” possuindo preocupações com o coletivo, com uma sociedade melhore com o meio ambiente. As organizações que tem um foco global e local, e preocupações com o social e o ambiental possuem clientes mais fiéis, por conseqüência acaba ganhando mais dinheiro e ajuda a melhorar o mundo.

A empresa atua no mercado musical, trabalhando com vendas de equipamentos e acessórios musicais, tais como violões, baterias, contra-baixos, iluminação profissional e também presta serviço com locações de som e iluminação.

Atualmente nosso principal e único concorrente é a Fabrica da Musica, que também atua no comercio musical deLeme/SP. Feita uma análise de share de mercado, foi concluído que a fatia de mercado da Loja Daniel é em média de 60%, restando 40%

Da fabrica de musica.

Missão: “Proporcionar de forma responsável e organizada a satisfação de nossos clientes, sempre priorizando o incentivo ao mundo musical”

Visão: “Ser líder nacional no ramo musical buscando melhorias continuas, alavancando o desenvolvimento artístico da sociedade”.

A- Hoje em dia, os consumidores estão cada vez mais exigentes, eles formam uma expectativa e agem de acordo com ela, caso a empresa não atender essas expectativas, a mesma estará fora do mercado.

O consumidor procura sempre um conjunto de benefícios econômicos e com o menor custo. O relacionamento da empresa com o cliente, tem que começar desde o momento em que os produtos são divulgados na loja, de acordo com o publico alvo, a empresa deve traçar sua estratégia para atrair esse publico.

O relacionamento com o cliente não pode acabar no momento que a empresa vende seu produto, o relacionamento deve ser mantido constantemente, informando ao cliente todas as novidades e noticias atualizadas do ramo para que o cliente possa realmente confiar na empresa e a empresa no cliente.

B- Com certeza os gestores de hoje em dia necessitam compreender o seu publico alvo para realizar pesquisas e atividades com o intuito de satisfazer as necessidades e desejos dos clientes, e conseqüentemente retê-los.

Muitasvezes quando o cliente vem até a empresa e descreve o que está precisando, profissionais não preparados acabam por fazer uma interpretação errada ou muito diferente do que o consumidor realmente deseja, com isso gerando vários problemas, dentre eles a perda de credibilidade do produto, perda de clientes por insatisfação, até chegar á morte do produto.

Na empresa, o publico alvo são jovens músicos que tem uma vida diretamente relacionada com musica e cultura, mas existem também os consumidores esporádicos que geralmente são pessoas com maior idade e que buscam em sua aposentadoria um hobby.

Esses consumidores estão mais voltados para compra de caixas amplificadas e instrumentos de cordas. A grande maioria das vendas está direcionada diretamente com o consumidor final, ou seja, ele não passa na mão de terceiros, a pessoa que negocia e efetua a compra, é a mesma que irá usar o produto, pois instrumentos de cordas geralmente precisam ser testados nas mãos dos compradores para verificar se o som está diretamente relacionado com o que ele busca.

Temos consumidores de toda a região, entre elas: Pirassununga, Araras, e Santa Cruz da Conceição. As mesmas se encontram em diversas classes sociais, porém a maioria delas é de classe média ou baixa.

O consumidor geralmente começa comprando produtos com um custo menor para ter certeza de que esse produto irá satisfazê-lo, para mais tarde trocá-los por um produto melhor, com maior qualidade e durabilidade.

O macro ambiente da empresa é um conjunto de variaveis nãocontroladas pela empresa, mas que afetam seu desempenho e sua estratégia no processo decisorio. As condições legislativas se mantem instaveis diante ao padrão exercido pela lei. O clima politico da empresa se constitui nas bases governamentais obrigatorias. As condições econômicas da empresa. Os valores e crenças da empresa estão totalmente voltadas para o conforto de seus colaboradores e clientes, mostrando com clareza a preocupação da loja para com seus parceiros.

• A empresa: A empresa existe a mais de 25 anos no mercado musical de Leme, reconhecida pela incrível concorrência entre preços com outras empresas da região. A empresa iniciou-se de forma inesperada, o proprietário Daniel Edward Bezerra que sempre gostou de música e aparelhagem sonora ganhou um gravador de fitas de um amigo, e teve a brilhante idéia de gravar fitas, e revende-las.Conquistou vários clientes e com isso a empresa foi crescendo, até que um certo dia a empresa foi roubada por dois ladrões, e Daniel conseguiu salvar duas caixas de som de sua empresa.Quando tudo parecia estar acabado, ele voltou para sua empresa alguns dias depois, e com essas duas caixas de som, recomeçou seu negócio, agora não mais gravando fitas, e sim vendendo aparelhos de som. A partir disso a loja ganhou mais reconhecimento ainda, e com o tempo foi ampliando seu mercado.Adquirindo não só mais caixas de som, mais também iluminações para festas

• Os fornecedores: A relação entre a loja e os fornecedores é de total comprometimento e responsabilidade. A loja trabalha com uma certa quantidade de fornecedores dependendo do produto, exemplo: Para instrumentosde corda há três fornecedores, para caixas de som dois fornecedores, para iluminação três fornecedores e assim sucessivamente, assim quanto maior o numero de fornecedores maior a oportunidade para negociação, resultando em um poder de compra superior com maiores descontos e prazos.

• Os clientes: O relacionamento da empresa com o cliente, começa desde o momento em que os produtos são divulgados na loja, de acordo com o publico alvo, a empresa deve traçar sua estratégia para atrair esse publico. Atualmente, os consumidores estão cada vez mais exigentes, eles possuem uma expectativa e procuram alcançá-la, caso a empresa não atender essas expectativas, a mesma

Estará fora do mercado.

Os públicos de interesses: São jovens músicos que tem uma vida diretamente relacionada com musica e cultura, mas existem também os consumidores esporádicos que geralmentesão pessoas com maior idade e que buscam um hobby. Esses consumidores estão mais voltados ao consumo de caixas amplificadas e instrumentos de cordas.

Elaboração de programas e estratégias de determinação de preços Estruturação e administração de redes de valor e canais de Marketing. Elaboração e administração de comunicações integradas de marketing.

Os preços dos produtos da empresa escolhida se baseiam resultado referente ao processo de compra, por exemplo, o produto é comprado do fornecedor com seu respectivo custo, porém é somado os encargos trabalhistas junto à uma margem de lucro estabelecida pela empresa. A empresa é reconhecida pela sua capacidade de oferecer ótimos preços, prazos e promoções sendo estás oferecidas de diversas formas, podendo ser descontos em períodos sazonais ou compras com entrada somente após um determinado período, dentremuitas outras opções.

A disponibilidade da empresa é de uma prontidão inigualável, segue-se um padrão de tempo limite para entrega do produto, por exemplo, se o cliente necessita da mercadoria, a empresa faz todo um estudo do percurso calculando o tempo e a distancia que será percorrida e também os custos para realização do serviço, até a entrega do produto e o retorno do entregador.

Sem duvida alguma a comunicação da empresa com seu cliente é uma das principais formas de se manter a empresa viva e estabelecer um relacionamento de confiança e credibilidade com o mesmo. A empresa deve traçar muito bem sua estratégia para que se possa atingir seus objetivos e metas estabelecidas, portanto a empresa deve saber muito bem aonde quer chegar demonstrando de forma direta seus produtos e serviços oferecidos, sendo totalmente transparente para que seu consumidor final entenda de forma direta ou indireta, o que a empresa está propondo.

Hoje em dia encontramos diversas marcas e variedades de produtos e serviços sendo oferecidas de diversas maneiras, mas o que realmente faz a diferença são os detalhes, desde a recepção até a saída do cliente do estabelecimento, porém o seu contato com o cliente não deve terminar neste momento, a empresa deve ter um relacionamento pós-venda com o cliente lembrando-o que a empresa não o esqueceu. A empresa pode se manifestar de diversas maneiras, por exemplo, enviando cartões de lembranças em ocasiões especiais, podendo também se comunicar através de e-mails com imagens dos produtos e descontos nos preços, fazendo um bom trabalho de merchandising, com um custo bem menor do que se fosse realizado através dos cartões.

Referencial bibliográfico:

Disponível em: http://www.sebrae.com.br/customizado/desenvolvimento-territorial/o-quee/ empreendedorismo. Acesso em: 22/05/2014

Disponível em: WWW.sebrae.com.br. acesso em: 22/05/2014

Disponível em: www.carreiras.empregos.com.br. acesso em: 22/05/2014

Disponível em: http://www.adminstradores.com.br. acesso em: 22/05/2014

...

Baixar como  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »