TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Negócios e Empreendedorismo

Por:   •  9/3/2019  •  Resenha  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 2

Título: Gestão de negócios e empreendedorismo.

1 INTRODUÇÃO

        Este trabalho tem como objetivo identificar a importância da gestão de negócios para o empreendedorismo. Segundo Dolabela (2006) “empreendedorismo não é um tema novo ou modismo: existe desde sempre, desde a primeira ação humana inovadora, com o objetivo de melhorar as relações do homem com os outros e com a natureza”.

Quando se fala em empreendedorismo, logo imagina-se que o empreendedor nasceu com determinado talento para realizar ou concretizar determinado negócio, porém “a profissão empreendedor não é fruto do nascimento ou de herança genética, mas resultado de trabalho, talento e reserva econômica. É própria de uma sociedade capitalista liberal e de sua ideologia de sucesso individual. ” (Maria Inês Felippe.). O sucesso deste dependerá muito do nível de conhecimento da área de atuação, ou seja, o empreendedor, além de ser criativo e inovador, terá que lidar com burocracias, que incluem a obtenção de licenças municipais, estaduais e federais, bem como precisará ficar atento às legislações fiscais e tributárias. O empreendedor precisará lidar com as finanças, algo substancialmente importante para garantir a continuidade do negócio, e lidará com pessoas, o que muitas vezes significa um grande desafio, pois é de suma importância reter talentos e mantê-los sempre motivados.

        A gestão de negócios representa a aplicação de ações administrativas previamente estudadas e planejadas para atender a necessidades específicas e peculiares a cada empresa, pois não existe uma regra mágica para solução dos problemas vivenciados no mundo dos negócios de forma genérica. A gestão do negócio viabiliza o crescimento das empresas e permite sua longevidade.

        

1.1 PROBLEMA DE PESQUISA

De acordo com dados do Sebrae, apenas 76,6% das empresas abertas no Brasil sobrevivem ao mercado após dois anos de funcionamento, ou seja, 1 em cada 4 empreendedores não consegue ter êxito em seu negócio ou desiste de seus sonhos, e as dificuldades não param por aí, segundo o IBGE, 6 de cada 10 empresas fecham após 05 anos de funcionamento. Nesse sentido, esse estudo pretende responder ao seguinte questionamento: Porque a gestão é importante para o sucesso do negócio e a longevidade de vida da empresa?

1.2 PERGUNTAS / PRESSUPOSTOS OU HIPÓTESES DE PESQUISA

        Da questão apresentada acima surgem ainda outras perguntas que podem colaborar para esclarecer o problema a que esse estudo pretende investigar, tais como:

        De que forma o uso de software ERP (Enterprise Resource Planning) contribui para a gestão de negócios?

        Quais as dificuldades enfrentadas pelas pequenas e médias empresas para implantar com êxito uma boa gestão?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (68 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com