TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Marketing Empresa: Posto e Restaurante Cerradão

Por:   •  20/8/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DE FRANCA – UNIFRAN

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA – NEAD

POLO UBERLÂNDIA – MG

Administração de Marketing II

Nome: ALDA SOBRINHA RAMOS DE MORAIS

Curso: Administração

RGM: 1082522

UBERLÂNDIA

2016

Empresa: Posto e Restaurante Cerradão

        Atualmente as microempresas sofrem com a falta de gestão técnica, tendo em vista que cada dia mais as grandes empresas abocanham uma maior parte do mercado. Assim sendo faz-se extremamente necessário que as pequenas empresas também criem ferramentas que possam vir a contribuir para seu progresso e desenvolvimento.

        A Administração de Marketing e os 4 “P”s são uma dessas ferramentas fundamentais. Tendo em vista que se utilizando de dados concretos, objetivos, missões, análises do ambiente interno e externo, uma coerente estratégia de preço, uma localização privilegiada e um mix de produtos compatível, as empresas tendem a ser geridas de forma mais eficaz. No trabalho proposto, analisamos as circunstâncias que o Posto e Restaurante Cerradão está inserido.

A empresa em questão é situada às margens da Br-050 no município de Araguari, saída para cidade de Uberlândia. A mesma já está consolidada no mercado local a mais de 10 anos, e conta com uma grande clientela. Todavia, o desenvolvimento do comércio durante vários anos se deu de forma espontânea e natural, deste modo, não atingindo seu ápice produtivo.

        Segundo Pereira (2010), o planejamento estratégico se dá em um processo que consiste na análise sistemática dos pontos fortes (competências) e fracos (incompetências ou possibilidades de melhorias) da organização, e das oportunidades e ameaças do ambiente externo, com o objetivo de formular (formar) estratégias e ações estratégicas com o intuito de aumentar a competitividade e seu grau de resolutividade. Baseado nessas informações podemos fazer um paralelo nas diretrizes assumidas pelo referido comércio.

        O posto de combustível que era a atividade primária do comércio, buscou aliar-se a novos diferenciais, oferecendo assim ao cliente uma opção de alimento de qualidade e com a mesma credibilidade já encontrada nos serviços prestados pelo posto. Deste modo, o proprietário inovou no seu negócio incorporando o ramo de alimentos ao seu já prospero comércio. Ao se observar seus pontos fracos, buscou sanar suas dificuldades de forma gradativa.

Atualmente o posto oferece além dos serviços inerentes a sua atividade, diversos outros serviços, assim agregando valor aos seus produtos e fidelizando cada vez mais seus clientes. Dentre estes serviços estão borracharia, oficina mecânica, loja de peças, e pátio de estacionamento de caminhões.

O planejamento surtiu efeito tanto que, com a prosperidade dos novos empreendimentos, a capacidade produtiva do restaurante e do posto restou-se esgotada. O fluxo de clientes era maior do que o suportado pelas instalações. Até o fim do ano de 2017, a empresa pretende dobrar sua capacidade produtiva, incluindo linha de produção de seus serviços e ainda instalações físicas.

Como meta para alcançar a ampliação de suas empresas principais, que são o posto e o restaurante, o proprietário pretende adquirir postos concorrentes, no entanto de menor potencial, para dessa forma poder arcar com uma maior despesa nas novas instalações do posto Cerradão. Com a diminuição da concorrência, ele poderá investir de forma voluptuosa nas instalações do posto, sabendo com que de maneira certa o seu movimento irá aumentar, para assim em um menor espaço de tempo possa ser ressarcido dos seus investimentos.

        Ainda como um diferencial oferecido pelo posto, e proposto em seu planejamento estratégico, o funcionário responsável pelo marketing do estabelecimento, faz contatos frequentes com empresas de viação, para dessa forma, firmar parcerias com estas, que fazem uso frequente de seus serviços. Assim, ao se firmar fortes parcerias, oferecendo benefícios a essas empresas, essas empresas levam até o posto, uma enorme gama de clientes para consumir em suas instalações.  Dessa parceria surgem muitos frutos, após o aprofundamento nesse sistema de parceiros do ramo de viação, o fluxo de clientes no ano de 2015 em relação ao mesmo período de 2014 aumentou em quase 100%. O faturamento do comércio sofreu um aumento representativo, e por esses motivos, já tem planos materiais de ampliação de suas instalações. Os planos ao curto e médio prazo são a aquisição de 02 novos postos de combustível que estão na mesma rota que o posto Cerradão, para desta maneira concentrar o maior movimento em seu foco principal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (102.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com