TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão empresarial e marketing em uma empresa de transportes

Por:   •  8/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.004 Palavras (9 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP INTERATIVA

[pic 2]

ARNO BOHRER NETO - 1512654

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - PIM

FAST Transportes Rápidos

Projeto Integrado Multidisciplinar apresentado como exigência parcial do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais abrangendo as disciplinas de Gerenciamento de Serviços – Matemática Financeira – Marketing – Universidade Paulista, UNIP Interativa.

Orientador: Prof. Daniel Kolling]

 

INTRODUÇÃO        3

OBJETIVOS GERAIS        3

OBJETIVOS ESPECÍFICOS        3

1 METODOLOGIA        4

1.1 A EMPRESA        4

1.1.1 ESTRATÉGIAS        5

1.1.2 VANTAGENS COMPETITIVAS        5

2 GESTÃO DE SERVIÇOS        6

3 MARKETING        7

4 MATEMATICA FINANCEIRA        8

4.1 Controller        8

4.2 Gerente de Planejamento Tributário        9

4.3 Gerente de Desenvolvimento de Negócios        9

CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

BIBLIOGRAFIA        12


INTRODUÇÃO

Vivenciamos mudanças a cada milésimo de segundo, e devido a isso as exigências e a busca pela excelência de tudo se tornaram peças fundamentais, para o convido pessoal quanto profissional. As organizações que visam lucratividade, buscam aliar todas as ferramentas ao seu favor, visando sempre o sucesso.

Este presente projeto visa abordar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, tais como: Gestão de serviços, Matemática Financeira e Marketing de relacionamento, todas essas aplicadas na empresa FAST Transportes Rápidos.

[pic 3]

           

OBJETIVOS GERAIS

Expor os pontos positivos e negativos, buscando identificar os gargalos dentro da empresa FAST Transportes, elencando fatores a serem melhorados.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O objetivo principal deste trabalho é identificar, analisar e propor melhorias para gestão da empresa pesquisada, FAST Transportes Rápidos, utilizando os conhecimentos das disciplinas de Gerenciamento de serviços, Matemática Financeira e A partir da pesquisa será possível obter um diagnóstico da organização, identificando possíveis anomalias e práticas diferenciadas de gestão, sugerindo, inclusive, melhorias para as práticas atuais.  Como objetivos específicos, o estudo pretende: Conhecer a história da empresa da FAST.


1 METODOLOGIA

        Para atingir o objetivo proposto inicialmente se buscou compreender a teoria das disciplinas em questão, Gerenciamento de Serviços, Matemática Financeira e Marketing. Para tanto foram realizadas pesquisas tanto nos livro texto disponibilizados pela UNIP quanto artigos e trabalhos encontrados e disponibilizados na internet.  A partir do embasamento teórico, iniciou-se um estudo sobre o serviço de transportes e também sobre a empresa escolhida, FAST Transportes Rápidos, para tanto também foram realizadas pesquisas, buscando sempre artigos com assuntos relacionados, a maioria encontrada e disponibilizada na internet.

1.1 A EMPRESA

A história da FAST Transportes Rápidos teve início em 1989 em um galpão instalado no bairro Sarandi Zona Norte de Porto Alegre. A ideia do nome surgiu, após o retorno do Sr. Paulo Ferreira (fundador da empresa) de uma viagem aos Estados Unidos. Nessa época, o Brasil e o estado passava por um processo de desenvolvimento econômico, impulsionado pelo capital estrangeiro, pelo crescimento industrial e pelos investimentos em infraestrutura.

Atento ao cenário de transformação, Sr. Paulo Ferreira criou as bases do que hoje se transformou em uma das maiores transportadoras de entrega rápida do Rio Grande do Sul. No início, os negócios eram voltados especificamente para o transporte de correspondências. Um ano depois, a área de atuação foi redirecionada para o manejo de cargas maiores  e, atualmente, a FAST Transportes é destaque regional no transporte de cargas rápidas fracionadas. 

Em 1992, a empresa inaugurou sua sede própria e já contava com operações em outras duas cidades, em Viamão e em Canoas. Hoje, a FAST Transportes atende 5 cidades da região metropolitana de Porto Alegre e 10 no interior do estado por sua recém inaugurada sede de Santa Maria-RS.

O caráter familiar esteve presente em toda a trajetória da empresa. Da visão estratégica do Sr. Paulo Ferreria aos avanços da segunda geração, nas mãos dos dois filhos – Marco e Fernando –, a FAST Transportes sempre prezou pela qualidade das relações, tanto internamente, no convívio entre os colaboradores; como externamente, nas parcerias duradouras com clientes e fornecedores. São 28 anos de estrada que certificam a FAST Transportes como uma empresa ética e sustentável.

1.1.1 ESTRATÉGIAS

             As ações estratégicas da FAST se embasam na promessa de oferecer transportes com fretes mais baratos, e para cidades de difícil acesso, visando ampliar a demanda. Buscando um modelo em que não compete, necessariamente, com as grandes transportadoras de transportes Rápidos.

1.1.2 VANTAGENS COMPETITIVAS

               Para manter os custos reduzidos o suficiente e poder oferecer fretes rápidos com o melhor preço, a empresa buscou uma vantagem competitiva através de uma nova arquitetura de (protocolos de comunicação) que oferece a mais alta confiabilidade afim de reduzir as despesas administrativas gerais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (312.7 Kb)   docx (157 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com